A análise de crédito está mais presente na sua vida do que você imagina. Saiba que ela é feita em qualquer operação de crédito. Pode acontecer quando você solicita um empréstimo, financiamento, aumento do limite do cartão de crédito, ou até um cartão novo. Entenda como funciona essa análise e qual a sua importância.

O que é análise de crédito para pessoa física?

O banco ou instituição financeira fazem a análise para garantir que você realmente terá condições de pagar o crédito pedido. O que depende muito da sua renda e relacionamento com o mercado. A partir da avaliação, poderão variar:

  • O valor liberado;
  • A taxa de juros; e
  • A quantidade de parcelas.

O primeiro objetivo da avaliação é garantir que o banco vai receber o dinheiro liberado. Outro ponto é saber o número de dívidas que você tem com ele. Dessa forma, você não corre o risco de comprometer toda sua renda.

Como funciona?

Tudo começa quando você precisa de empréstimo, financiamento, aumento de limite, até abertura de conta corrente. Ao pedir alguma dessas operações de crédito, você passa por uma análise. E, para aumentar as chances de aprovação precisa apresentar as seguintes informações

Dados cadastrais: Aqui são suas informações básicas, como CPF, telefone, estado civil, idade, nível de escolaridade, profissão, renda, região onde mora;

Restrições no nome: Com todos os seus dados, a empresa precisará saber se você não tem nenhuma pendência com o próprio banco. Além disso, também poderá consultar a Serasa ou SPC;

Perfil de crédito: Essa parte serve para o banco ou instituição financeira saber como é seu relacionamento com o mercado de crédito. Para isso, é possível que eles consultem seu Score de Crédito, a pontuação que demonstra a sua saúde financeira;

Renda: O próximo passo é consultar sua renda. Isso serve para saber se a parcela cabe no seu bolso ou o limite do cartão está adequado para o salário. Geralmente, o valor de uma despesa dessa não pode ultrapassar 30% do seu salário, afinal você tem outras contas.

Tudo certo de acordo com os critérios da instituição financeira, você terá seu crédito liberado.

É possível fazer a análise online?

Sim! Tem como você solicitar seu crédito online e passar por esse procedimento sem ter que levar papelada para o banco.

No Serasa eCred, você escolhe o melhor crédito para o seu bolso e passa pela análise online, sem sair de casa. Mas claro, alguns dados serão solicitados.

Segue que é sucesso!
Como conseguir cartão de crédito pela internet?
Empréstimo pessoal online: como fazer?
O que é o score de crédito?

Como funciona análise de crédito para pessoa jurídica?

Se você é MEI ou ME, você também passará pela análise de crédito, mas outras informações serão consultadas.

Dados cadastrais: Informações sobre seu CNPJ, se está tudo regularizado, sem restrições, nenhum histórico de falência;
Receita: Será analisada a receita recorrente e o valor do lucro líquido para saber se você consegue arcar com as prestações;
Perfil de crédito da empresa: Sim! Existe um Score de crédito sobre a sua empresa também. Essa pontuação mostrará seu bom relacionamento com mercado de crédito.

DICA!

Quer saber seu perfil de crédito antes de solicitar o dinheiro?

No site do Serasa Consumidor, é possível ver toda sua saúde financeira como pessoa física. Terá acesso ao seu Serasa Score de crédito, se você tem dívidas em atraso ou negativa em seu nome. Assim, antes de solicitar o crédito, você já sabe como está sua saúde financeira e se será aprovado.

E aí, curtiu saber como funciona a análise de crédito? Agora você entende porque seus crédito são aprovados ou barrados.

As melhores ofertas de crédito pessoal!

COMPARE GRÁTIS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora