Alguns tipos de crédito podem ser a saída para realização de um sonho ou como resposta para situações do cotidiano. Você pode precisar para trocar uma dívida cara por uma mais barata, uma emergência ou ainda para reformar sua casa.

Há diversos tipos de crédito, e cada um é ideal para uma necessidade. E é sempre importante saber disso antes de solicitar o crédito. Por isso, listamos as principais opções do mercado e quando escolher cada um sem pesar no bolso.

Tipos de crédito

Empréstimo Pessoal

É a mais popular das linhas de crédito. O empréstimo pessoal tem taxas de juros que variam de acordo com o banco, garantias e até nível de burocracia. Ele é ideal para situações em que você precisará de pouco dinheiro e posso quitar rápido.

Sendo assim, pode ser usado na reforma da sua casa, para alguma emergência e até para aquela viagem que você tanto sonha. Mas atenção! Nada de usar empréstimo pessoal que você não possa pagar. Faça as contas antes de aceitar o crédito. A parcela não pode ser maior do que um terço do seu salário.

Empréstimo Consignado

O consignado costuma ter juros menores, pois suas parcelas é são diretamente descontadas do salário. Já que o banco tem mais segurança que vai receber de volta o dinheiro concedido, seus juros se tornam baixos.

Esse tipo de empréstimo é ideal para trocar uma dívida cara por uma mais barata, por exemplo. Em geral, são os funcionários públicos, aposentados e pensionistas que mais utilizam esse tipo de crédito. Mas muitas empresas privadas também conseguem fazer parceria com bancos para oferecer esse empréstimo para os seus funcionários.

Financiamento

O financiamento está dentro da linha do empréstimo pessoal, no entanto, ele é usado para uma situação específica. Quando você solicita um financiamento, você precisa decidir para o que esse dinheiro será usado. As razões mais comuns são comprar um imóvel ou um carro, por exemplo.

O valor desse tipo de empréstimo segue o preço do bem que será comprado. E as taxas de juros ficam próximas das do empréstimo pessoal. Mas se o financiamento imobiliário tiver outra fonte, como poupança ou FGTS, isso pode fazer com que o valor dos juros caia.

Consórcio

Já o consórcio é uma linha de crédito um pouco diferente das demais e focada em conquistas a longo prazo. Você, basicamente, paga o banco antes de adquirir o bem e tem o dinheiro para comprar à vista. Esse tipo de crédito é interessante se você quer comprar um carro a longo prazo, até trocar de casa.

Cartão de crédito

É o tipo de crédito mais comum e utilizado por todo mundo. O cartão de crédito é um facilitador para compras a prazo. Ideal para comprar aquele eletrodoméstico novo, pagar a revisão do veículo. Até pagar uma viagem que você tanto deseja.

Saiba mais!
Empréstimo pessoal online: como fazer?
Empréstimo Consignado: como funciona?
Consórcio de veículo: Entenda como funciona
Cartão de Crédito: o que é e como funciona

Como solicitar crédito online

Para conseguir um bom crédito, com taxas de juros acessíveis e parcelas que caibam no seu bolso, é preciso saber como comparar esse empréstimos e encontrar opções boas para o seu perfil.

No Serasa eCred, você consegue fazer simulações crédito e comparar valor das parcelas, taxa de juros e CET (custo efetivo total).

Simule AQUI!

Curtiu a dica? Escolha entre todos esses tipos de crédito qual é o certo para o que você precisa e cuide da sua saúde financeira.

As melhores ofertas de crédito pessoal!

COMPARE GRÁTIS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora