Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

Cheque Caução: o que é e como funciona?

Entenda como funciona e quais cuidados você deve ter ao dar um cheque caução

Você já precisou alugar um apartamento na praia um carro, e te pediram como garantia um cheque caução? O nome é um pouco estranho, mas é uma boa garantia para o locatário. Imagina se algo sair do combinado, ninguém quer ficar no prejuízo. Mas se você não conhece essa garantia de pagamento, fique tranquilo, que neste texto, vamos explicar como ele funciona e quais cuidados você precisa ter.

O que é cheque caução?

Como o nome diz, ele é um cheque. Caução significa que é uma garantia, uma forma de ter certeza de que o pagamento vai ser feito corretamente. No caso do aluguel de casa ou apartamento, também existe o depósito caução. Ele serve, da mesma forma, para garantir o pagamento.

A exigência do cheque caução pode ser feita pelo dono do imóvel de temporada ou em uma empresa de aluguel de carro. Com isso, se acontecer qualquer problema com o carro ou com o imóvel, o valor do cheque pode ser descontado para cobrir o prejuízo.

Esse tipo de garantia de pagamento é completamente legal. Mas existem algumas regras para proteger ambas as partes.

Como funciona?

Se você for alugar um apartamento por um final de semana, além do aluguel cobrado, o locatário pode cobrar um cheque como garantia de possíveis danos. Caso nada aconteça fora do programado, o cheque será devolvido para você. Agora, se der algo errado, o cheque pode ser descontado.

O pagamento deve ser preenchido como um cheque nominal comum. Você precisa também pré-datar para um dia após o fim da estadia.

Mas é importante colocar no verso do cheque para o que ele é destinado, por exemplo “cheque caução para ser depositado apenas após o dia 15 de novembro, caso tenha algum dano no apartamento dentro do período da minha estadia”.

Segue que é sucesso!
Cheque Cruzado: para que serve e quando usar?
Cheque pré-datado: O que é e como funciona?Cheque devolvido: motivos e veja como regularizar

Quando o cheque pode ser depositado?

No exemplo do aluguel de temporada, você assina um contrato que prevê as possíveis situações desfavoráveis, e é a partir disso que o cheque é solicitado. O locatário só pode depositar o cheque caso a situação prevista aconteça e na data combinada.

Se for descontado de forma indevida, você tem direito de ir até a Justiça para ver o caso e receber seu dinheiro de volta. Mas, se estiver no direito do locatário e o cheque for sustado, ele pode protestar você no cartório e seu nome ficará negativado.

Consulte grátis o seu CPF

E aí, agora você já sabe mais sobre cheque caução, certo? Tome cuidado para não ter prejuízos e prejudicar seu nome. Se quiser mais dicas para manter seu Nome Limpo, temos diversas dicas para você!

Continuar lendo
Imagem do autor
Estudante de Jornalismo, apaixonada por comunicação. <3 ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários