Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

Cheque devolvido: motivos e veja como regularizar

Muitas vezes, a devolução de um cheque pode criar uma restrição no seu nome

O número de cheques compensados no Brasil vem caindo ano após ano. A principal razão são as opções nas formas de pagamento, como cartão de crédito, débito e transferências. Da mesma forma, a quantidade de cheque devolvido também tem caído. Mas ainda assim, em 2017, mais de 39 milhões de cheques foram devolvidos.

Você sabe quais são os principais motivos e como regularizar as pendências? É importante ficar atento, porque a devolução de um cheque pode criar uma restrição no seu nome dependendo do motivo. E com isso, seu CPF pode ser incluído nas listas de proteção ao crédito.

Principais motivos para cheque devolvido

Quando um cheque é devolvido, o banco precisa dar uma justificativa. Para evitar que cada banco desse uma explicação diferente, o Banco Central criou códigos para cada um dos motivos. As razões para um cheque ser devolvido são divididas em grupos, como:

Confira a lista completa dos motivos no site do Banco Central.

No primeiro grupo, além da falta de fundos (de dinheiro para pagar o cheque), está também a conta encerrada. Se um cheque for devolvido por um dos motivos abaixo, o titular do talão terá o nome incluído no CCF (Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos).

Como saber se meu nome está no CCF?

É preciso ir a um dos endereços físicos do Banco Central, e apresentar documento de identificação com CPF. Os bancos também podem prestar essa informação, sem qualquer cobrança ou tarifa.

Como tirar meu nome do CCF?

Para limpar seu nome no Cadastro de Cheque sem Fundo, é preciso procurar diretamente o banco que fez a inclusão. Você vai ter que comprovar que fez o pagamento do cheque. Isso pode ser feito com a entrega do próprio cheque ou com o extrato da conta corrente demonstrando o débito.

Ao pedir a exclusão, lembrar-se de pedir um recibo da carta de solicitação. E guarde esse documento até a conclusão do processo. O banco terá um prazo de 5 dias úteis para confirmar as informações e retirar o seu nome do CCF.

Outros motivos

Motivo 22: Divergência ou falta de assinatura

Essa razão para a devolução de um cheque é muito comum e fácil de resolver. Basta assinar o cheque corretamente. Ao preencher a folha, é muito importante conferir se você não se esqueceu de nada. Verifique a assinatura, data e valor.

Motivo 48: Cheque de mais de R$ 100 sem a identificação do beneficiário
Todos os cheques com valor maior que R$ 100 precisam ter o nome do beneficiário. Ou seja, não podem ser ao portador. Portanto, se não quer que o seu cheque seja devolvido, coloque o nome de quem vai receber o pagamento.

Além de entender os motivos que fazem um cheque ser devolvido, saiba como preencher um sem erros, para não ter nenhum problema.

Continuar lendo
Imagem do autor
Editora do Serasa Ensina e apaixonada por Educação Financeira ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários