Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

Cheque pré-datado: O que é e como funciona?

Entenda as regras desse pagamento para não ter nenhum erro com seu cheque pré-datado

Você entende todos as funções do cheque? Sabe como funciona um cheque pré-datado? Se sua resposta foi não, pode ficar tranquilo que vou tirar suas dúvidas sobre esse assunto.

O que é cheque pré-datado?

É um cheque comum com uma data futura preenchida. O cheque pré-datado é quando você deseja comprar a prazo e coloca, na parte de baixo da folha, a data que você deseja que o valor seja compensado.

Para que serve?

Imagine que você vai em uma loja comprar um armário, e a loja aceita cheque como forma de pagamento. Você decide parcelar a compra. Cada parcela terá uma folha de cheque, e nela você coloca a data em que o valor vai ser descontado mensalmente.

O cheque pré-datado é uma forma de pagamento como se fosse um cartão de crédito. No entanto, ele menos seguro e funcional.

Como preencher um cheque pré-datado?

A princípio você preenche como um cheque normal. Coloca o valor, nome de quem vai receber e a data que o cheque foi assinado. Na parte de baixo, você acrescenta a data que acredita ser melhor para o valor ser compensado.

Segue que é sucesso!
Como preencher cheque sem erros?
Cheque cruzado: para que serve e quando usar?
Cheque devolvido: motivos e veja como regularizar

Posso cruzar o cheque pré-datado?

Sim. Dessa forma você direciona quem você deseja que receba o valor do cheque. Vale lembrar que cruzar o cheque é uma forma de torná-lo mais seguro.

Posso suspender o pagamento do cheque?

Sim. Em caso de roubo ou furto, você pode sustar o cheque e impedir que o valor seja compensado.

O cheque pode ser depositado antes da data?

Infelizmente, sim. A data na verdade é uma sugestão para o cobrador de quando é o melhor momento para o cheque ser depositado. É uma forma de reforçar que em tal dia você vai ter dinheiro certinho na conta e evitar que o cheque seja devolvido.

No entanto, quem vai receber o valor não precisa aguardar a data para compensar o cheque.

Posso dar uma dica? Cheque não é a forma de comprar a prazo mais segura de todas. É preferível que você guarde o dinheiro para comprar à vista, ou tente um cartão de crédito.

Entendeu como funciona o cheque pré-datado? Qualquer dúvida, deixe nos comentários. Não se esqueça de inscrever-se no Canal.

Confira nosso Canal

Continuar lendo
Imagem do autor
Estudante de Jornalismo, apaixonada por comunicação. <3 ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários