Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Monitorar Score

Monitorar Score: por que é importante acompanhar a pontuação

Acompanhar a pontuação regularmente é um hábito saudável para a vida financeira e pode evitar o endividamento.

Publicado em: 25 de março de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Maquete de mulher dentro de casa segurando um smartphone com tela personalizável

Monitorar Score não é algo obrigatório, mas é muito recomendado para quem quer manter as finanças sob controle. Conhecer seu perfil de crédito funciona como uma ferramenta para manter a saúde financeira.

O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa. Essa pontuação é uma informação individual, vinculada ao CPF, e indica ao mercado as chances de um consumidor pagar as contas em dia pelos próximos meses.

Por isso, quem está interessado em fazer um financiamento ou parcelar uma compra costuma ficar alerta em relação à sua pontuação atual. Entretanto, monitorar Score é um hábito importante para a rotina financeira em qualquer momento.

Conheça as vantagens de conhecer seu Serasa Score e saber exatamente o que está afetando a pontuação.

Assista | Como é calculado o Score da Serasa

Quatro motivos para monitorar Score

Você sabe qual o seu Serasa Score atual? Essa é uma informação importante para manter uma vida financeira mais sólida. Ela pode ser o ponto de partida para adotar comportamentos consistentes e comprometidos com sua reputação no mercado de crédito. Isso pode garantir mais segurança e melhores negociações no futuro.

Conheça quatro bons motivos para monitorar seu Serasa Score com regularidade:

  1. Diagnóstico da vida financeira

    O Serasa Score ajuda cada pessoa a entender seu momento financeiro. Quando a pontuação é consultada, a plataforma da Serasa indica o que afeta a pontuação positiva ou negativamente.

    Dessa forma, o usuário consegue saber como seu perfil é visto pelo mercado e quais comportamentos estão influenciando a pontuação. A plataforma também apresenta o histórico dos últimos meses, já que o Score é um reflexo do momento e é natural que sofra alterações.

    Uma pontuação alta é sinônimo de contas em dia e bom histórico – o consumidor só tem a ganhar ao buscar manter um bom Score.


  2. Manter boa reputação no mercado

    O Score é construído ao longo do tempo, com bons hábitos financeiros e bom relacionamento com o mercado. Quando um consumidor conhece seu Score apenas na hora de fazer um financiamento ou de pedir um limite maior no cartão, por exemplo, ele pode ter uma surpresa negativa.

    Uma pontuação baixa reduz as chances de negociar melhores taxas e até de conseguir crédito. E não é possível aumentar o Score às pressas, ele é reflexo da consistência dos hábitos financeiros.

    Monitorar o Score regularmente permite ajustar hábitos para melhorar a pontuação e assim garantir boas oportunidades de crédito no momento em que for preciso.

     

  3. Evitar fraudes

    Uma pesquisa realizada pela Serasa mostrou que 4 a cada 10 brasileiros já foram vítima de fraude financeira, como clonagem de cartão de crédito. É preciso ficar atento à possibilidade do uso indevido dos seus dados para efetuar compras, e monitorar o Score com frequência pode ajudar a identificar esse tipo de crime.

    Se o Score baixou por uma contratação de crédito ou por uma dívida não paga, e o consumidor não reconhece essas movimentações, pode ser o caso de uso criminoso do CPF ou do cartão.

    Ao identificar uma ação suspeita com seus dados, entre em contato com a loja ou instituição financeira que registrou a compra.

     

  4. Manter o nome sem restrições de crédito

    Quem monitora o Score e adota comportamentos para manter uma boa pontuação tem menos chances de sofrer uma negativação. Um bom Score está na contramão do endividamento: ele é resultado do pagamento em dia das contas e do uso consciente de crédito.

    Ter o nome inscrito na lista de inadimplência da Serasa é um dos fatores que fazem a pontuação cair, por isso regularizar as dívidas deve ser prioridade para quem quer alcançar uma pontuação mais alta.

    Leia também | Acesse o guia oficial do Score Serasa

Como fazer para monitorar o Serasa Score com frequência

É fácil e gratuito monitorar o próprio Serasa Score. É um direito do consumidor que pode ser acessado quantas vezes ele desejar – a consulta ao próprio Score não prejudica a pontuação. Entretanto, não é permitido acessar o Score de terceiros. Essa é uma informação liberada apenas para empresas e instituições financeiras para ajudar na análise de risco de crédito.

  • Para conhecer seu Serasa Score, siga o passo a passo:
  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site.
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis.
  • ●     Faça o login.
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela.
  • ●     Abaixo da pontuação, clique em “Acompanhe o histórico” para entender o movimento dos últimos meses. A plataforma indica o que alterou a sua pontuação recentemente.

 

Leia também | 10 mitos e verdades sobre o Serasa Score

O Serasa Premium monitora o Score e dados pessoais

O acesso ao Score será sempre gratuito para qualquer pessoa, mas para quem quer ter mais controle sobre seus dados existe o Serasa Premium, serviço de assinatura da Serasa.

Além de monitorar a pontuação e o CPF, o Serasa Premium também permite o bloqueio do Serasa Score para consultas de empresas e emite avisos quando identifica vazamento de dados. O serviço avisa sempre que:

  • ●      seu CPF e CNPJ for consultado; 
  • ●      seu Serasa Score variar; 
  • ●      uma negativação* estiver prestes a acontecer (antes do comunicado oficial, que é gratuito e para todos os consumidores); 
  • ●      seus dados vazarem na Dark Web. 
serasa score

*Importante: a Serasa comunica previamente todos os consumidores sobre negativações em seu CPF, sem qualquer custo. O alerta de negativações do Serasa Premium é apenas uma funcionalidade adicional desse serviço (que permite a ciência em tempo real), mas não substitui o comunicado oficial.

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados