Navegação do blog
  1. Score
  2. Blog
  3. Score Serasa

Para que serve o Score da Serasa

Tire suas dúvidas sobre a pontuação de crédito da Serasa calculada a partir do momento e do histórico financeiro do consumidor.

Publicado em: 16 de abril de 2024

Categoria Consultar ScoreTempo de leitura: 3 minutos

Texto de: Time Serasa

Close up de uma mão segurando um telefone celular

Entender para que serve o Score da Serasa pode ser fundamental para atingir seus objetivos financeiros e manter uma vida financeira equilibrada.

A pontuação é uma ferramenta importante tanto para o mercado de crédito quanto para os consumidores. A seguir, tire suas dúvidas sobre o Serasa Score.

Assista | Score versão 3.0: o que muda na pontuação

O que é Score?

No universo financeiro, Score é uma pontuação que indica ao mercado a reputação financeira de um consumidor para melhor avaliação de risco de crédito. A palavra Score, em inglês, significa exatamente pontuação. Quanto mais alto o Score, maior a chance de a pessoa conseguir crédito.

Esses pontos refletem o momento financeiro do consumidor e mudam conforme a evolução da vida financeira – como contratos de crédito assinados, contas pagas, negativações etc.

Leia também | Como aumentar meu Score de graça: sete dicas

Para que serve o Score da Serasa?

O Serasa Score surgiu em 2017 e desde então já se incorporou ao cotidiano da população brasileira. Cada pessoa maior de 18 anos e com um CPF ativo tem um Serasa Score.

Ele serve para ajudar empresas na avaliação de risco na hora de conceder crédito. Ao ter uma ideia se o consumidor tem ou não uma reputação positiva no mercado, a instituição que consultou o Score pode diminuir a possibilidade de inadimplência de uma operação comercial ou financeira.

Na inadimplência, todo mundo sai perdendo: a empresa fica sem receber, o consumidor passa pelas consequências de ter o nome negativado e a economia do país enfraquece. Por isso é importante evitar que as pessoas contraiam dívidas que não poderão pagar. De acordo com o Mapa de Inadimplência e Negociação de Dívidas do Brasil, feito pela Serasa, mais de 72 milhões de brasileiros estavam inadimplentes em fevereiro de 2024.

O único Score que existe é o da Serasa?

Não. Além do Serasa Score há outras pontuações de crédito calculadas por outros órgãos de proteção ao crédito aprovados pelo Banco Central. É importante considerar que cada birô de crédito tem sua própria fórmula de cálculo para chegar à pontuação. Por isso, o resultado do Score não é igual para todos.

Há mais de uma versão do Score da Serasa?

É possível que você já tenha visto a divulgação de novas versões do Score. Isso acontece porque a Serasa continua aprimorando a forma de cálculo e as ferramentas disponíveis para o usuário, para que a pontuação seja cada vez mais assertiva.

A versão atual do Serasa Score é a 3.0, lançada em agosto de 2023 e que trouxe a Conexão Bancária para o cálculo. Com essa funcionalidade, o usuário pode compartilhar com a Serasa seus dados bancários pessoais, em modo leitura. Isso permite deixar o cálculo mais justo e personalizado.

A conexão pode aumentar ou manter o Score como está, dependendo da relevância dos dados bancários. A ativação por si só nunca reduzirá a pontuação e só pode ser feita com o consentimento do usuário, ao solicitar no site da Serasa.

Leia também | Como fazer a Conexão Bancária no Serasa Score 3.0

Como o Score Serasa é calculado?

O Score da Serasa vai de 0 a 1.000, e são considerados no cálculo quatro fatores principais. Entenda esses fatores na tabela a seguir.

FatorPesoO que considera
Compromisso com o crédito 55% O fator de maior peso leva em conta as informações do Cadastro Positivo. É o histórico de pagamentos de contratos de crédito como serviços de telefonia, empréstimos ou faturas do cartão.
Registro de dívidas e pendências 33% Considera se há alguma pendência no CPF, como negativações, protestos, cheques sem fundo e ações judiciais.
Consulta de empresas ao CPF 6%As consultas feitas pelas empresas para conhecer o histórico do consumidor ficam registradas. Muitas delas são interpretadas pelo mercado como necessidade urgente de crédito.
Evolução financeira6%É o histórico de crédito construído com o mercado ao longo dos anos.

Como saber se meu Serasa Score é bom?

A pontuação vai de 0 a 1.000, resultado do cálculo exposto acima, e é dividida em quatro faixas de classificação: muito baixo, baixo, bom e excelente.

Apesar desses conceitos, cada empresa é livre para escolher qual Score é necessário para negociar com os clientes. A pontuação é apenas uma indicação: a decisão de liberar o crédito é sempre da instituição financeira.  

O que se pode afirmar é que, quanto mais alto o Score, maior a possibilidade de obter crédito. Conheça as classificações:

PontuaçãoClassificaçãoO que significa
0 a 300 Muito baixo Chance muito baixa de obter crédito
301 a 500 Baixo Chance baixa de obter crédito
501 a 700 Bom Boa chance de conseguir crédito
701 a 1.000ExcelenteChance muito alta de conseguir crédito

Como aumentar o Score da Serasa?

Como a pontuação reflete um momento do consumidor, é possível adotar comportamentos com o objetivo de aumentá-la para conseguir melhores oportunidades de crédito. O aumento dos pontos não acontece de um dia para o outro e depende muito da consistência dos hábitos.

  • Para aumentar o Serasa Score, siga estas dicas:
  • ●     Pague as contas em dia.
  • ●     Renegocie dívidas e limpe seu nome.
  • ●     Mantenha os dados atualizados na Serasa.
  • ●     Solicite crédito com consciência.
  • ●     Evite fazer muitas simulações de empréstimos, cartões de crédito e financiamentos simultaneamente.
  • ●     Ative a Conexão Bancária da Serasa.

Como consultar o Serasa Score?


O Serasa Score é a pontuação de crédito da Serasa que varia de 0 a 1.000 e reflete o histórico do comportamento financeiro e a probabilidade de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos meses. Quanto mais alta a pontuação, maior a facilidade de conseguir crédito. 

Para consultar seu Serasa Score, siga o passo a passo: 

  • ●     Baixe o app da Serasa (Android e iOS) ou acesse o site
  • ●     Caso não tenha cadastro, basta fazer na hora. É rápido e grátis. 
  • ●     Faça o login com CPF e senha.  
  • ●     Pronto! Depois de fazer o login, seu Serasa Score aparecerá na tela. 
Celular mostrando a carteira digital Serasa

Compartilhe o artigo

Este artigo foi útil?

Escolha de 1 a 5 estrelas para avaliar

Artigos relacionados