Consulta de pontos do Score: como acessar no portal Serasa

Faça gratuitamente sua consulta de pontos do Serasa Score, que indicam para as empresas seu perfil como consumidor.

score


Autor: Mariana Furlan

Publicado em 16 de janeiro de 2023

Consultar a pontuação de crédito é fundamental para entender como seu perfil de consumidor é compreendido pelo mercado. As empresas têm acesso a esse indicador dos clientes e a partir dele avaliam se é seguro fornecer crédito ou liberar um financiamento, por exemplo. Confira neste artigo como fazer a consulta de pontos na Serasa. 

Conhecer a pontuação individual no Serasa Score é um direito do consumidor. O acesso é rápido, online e gratuito, mas tenha em mente ao fazer a consulta: os pontos do Score não são um indicador estático. A pontuação varia conforme os hábitos do consumidor e pode variar para mais ou para menos com frequência. 

Leia também | Entenda o que é score de crédito 

O que é o Serasa Score

O Serasa Score é a pontuação calculada pela Serasa que indica as chances de uma pessoa que busca crédito pagar as parcelas e contas em dia pelos próximos 6 meses. A pontuação vai de 0 a 1000 e, quanto mais alta, maior é a probabilidade de o consumidor honrar as dívidas. 

Esse indicador é disponibilizado para o comércio e para empresas financeiras. A partir da consulta ao Score, as empresas tomam decisões mais seguras a respeito de liberação de crédito, aplicação de juros e quantidade de parcelas liberadas para uma compra, por exemplo.  

Você pode conhecer seu Serasa Score imediatamente se quiser. Para ter um Sscore, basta ter um CPF. Confira a seguir como fazer para consultar pontuação.  

Assista | Veja como consultar o Serasa Score 2.0

Como consultar a pontuação do Score

Confira o passo a passo para conhecer sua pontuação Serasa Score:  

Pelo celular: baixe o aplicativo da Serasa (iOS ou Android

Pelo computador: acesse o site da Serasa 

Busque o Serasa Score – ao acessar a página do Serasa Score, clique em “Consultar Serasa Score”. 

Faça seu primeiro acesso – você será direcionado à área de login da conta Serasa. Clique em “Criar uma conta”.  

Preencha seus dados – a conta de usuário Serasa é gratuita. Para criá-la, forneça os seguintes dados: CPF, nome completo, data de nascimento e e-mail. Defina uma senha de 8 caracteres. 

Confirme que é você – sua identidade precisará ser confirmada por meio de mensagem enviada para o seu e-mail ou por SMS, se preferir receber por telefone. 

Conheça seu Serasa Score – depois de confirmada a conta, o acesso à pontuação é imediata.  

Leia também| Score de crédito: tire suas dúvidas 

Qual a diferença entre consultar pontuação e consultar CPF?

A situação cadastral do CPF e a pontuação do Score são dados diferentes. O Score é um indicador do perfil de consumidor vinculado a cada CPF. A consulta ao CPF propriamente informa se no Cadastro de Pessoa Física há pendências como dívidas, protestos, cheques sem fundo, ações judiciais e falências. 

A consulta a esses dados do seu CPF também é gratuita e online, feita pelo mesmo acesso à pontuação do Score, com o mesmo login.  

É possível consultar o CPF de terceiros – para saber se o prestador de serviços que você quer contratar é de confiança, por exemplo. Nesse caso, a consulta é cobrada e a emissão do relatório custa R$ 35. 

Leia também | Como consultar seu CPF gratuitamente 

A pontuação do Score de terceiros tem acesso liberado?

Diferentemente da consulta ao CPF de terceiros, que é um serviço disponível para pessoas físicas, a pontuação do Score só pode ser acessada pelo próprio portador do CPF ou por empresas. 

A pontuação auxilia as empresas na análise de crédito. Esse dado fica disponível como uma informação extra para decisões mais seguras sobre negócios. Nenhuma pessoa física terá acesso ao seu Serasa Score, a menos que você forneça essa informação. 

Consultar meu Score e CPF pode me prejudicar?

Você pode consultar seu Serasa Score e a situação do seu CPF quantas vezes desejar, gratuitamente. A sua consulta pessoal não traz nenhum impacto para a pontuação. Aliás, recomenda-se acessar esses dados com regularidade, para poder entender como o seu perfil de consumidor está sendo interpretado pelo mercado e tomar melhores decisões.   

O que pode influenciar sua pontuação é a quantidade de consultas ao seu CPF e Serasa Score feitas por empresas financeiras. O excesso delas pode ter um impacto negativo na pontuação, de até 6% do total. Muitas consultas feitas por empresas em um intervalo de tempo pequeno podem ser interpretadas como necessidade urgente de crédito. Por isso, é interessante fazer simulações e buscar crédito com cautela para não perder pontos. 

As vantagens de criar uma conta na Serasa

Ao criar uma conta no portal da Serasa para consultar o Serasa Score ou conferir a situação do CPF, o consumidor também tem acesso a outras funcionalidades. Mais que informar esses dados, a Serasa oferece soluções que ajudam no planejamento da vida financeira:    

• Informações sobre o que está afetando o Score. 

• Emissão do Extrato Serasa. 

• Ofertas de cartão de crédito. 

• Solicitação de empréstimo. 

• Acesso ao Cadastro Positivo. 

• Acesso à Carteira Digital Serasa. 

Serasa Premium

O consumidor que deseja ter um controle maior da vida financeira pode contar com o Serasa Premium. A conta Premium vai além das consultas ao Score/CPF e do acesso às soluções. É um serviço de assinatura que permite o monitoramento de dados. 

Como ele, a Serasa monitora 24 horas por dia seu CPF e CNPJ, alertando sobre consultas, score, negativações e muito mais. Confira as vantagens:    

• Você fica sabendo quando e quem consultou seu CPF e CNPJ.  

• Recebe notificação se seu Serasa Score variar. 

• Recebe alerta de vazamento de dados na Dark Web. 

• Pode bloquear e desbloquear em tempo real as consultas de empresas ao seu Score.