Políticas do Site

Política de Privacidade da Serasa Experian

Glossário de Definições:

Cookie: termo em inglês usado para designar arquivo armazenado nos navegadores para facilitar a identificação destes. Muito utilizados pelos sites para personalizarem rotinas para cada usuário.

IP: sigla para "Internet Protocol". É o protocolo que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à internet.

Site: conjunto de informações disponibilizadas na internet por indivíduo, instituição, empresa etc., pertencente a um mesmo endereço eletrônico e que geralmente trata de tema específico.

Usuário: são os clientes e os visitantes (pessoas físicas ou jurídicas) dos sites da Serasa Experian.

Dispositivo: são computadores, notebooks, tablets, smartphones e quaisquer outros aparelhos utilizados pelo usuário para acessar a internet.

1. Política Geral:

Esta política de privacidade baseia-se no compromisso da Serasa Experian com a transparência e o respeito ao usuário. O seu papel é garantir a proteção das suas informações, seus dados pessoais, cadastrais e positivos, oferecer privacidade e segurança na utilização dos seus sites.

2. Privacidade dos Dados e Tratamento das Informações:

As informações cadastrais e pessoais solicitadas pela Serasa Experian aos usuários, ficarão armazenadas no sistema da Serasa Experian para fins legais, sendo sua responsável a Serasa S/A, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Alameda dos Quinimuras, 187, Planalto Paulista, CEP 04068-900, São Paulo, SP.

As informações de identificação de Dispositivos, de endereços IP e aquelas coletadas por meio de cookies nos sites e/ou aplicativos da Serasa Experian podem ser utilizadas para fins estatísticos e melhoria da comunicação com o usuário, sempre de forma agregada e anônima. O usuário tem ciência e concorda que essas informações anonimizadas sejam coletadas e compartilhadas a empresas parceiras, dentre elas, a Google, cujas políticas de privacidade podem ser acessadas no site www.google.com/policies/privacy/partners/. A qualquer momento, é possível configurar o seu navegador de internet para rejeitar a coleta automática dessas informações.

As informações cadastrais e pessoais, recebidas e tratadas pela Serasa Experian, são armazenadas de acordo com padrões rígidos de confidencialidade e segurança e não são repassadas a terceiros, exceto se expressamente autorizado pelo usuário ou por força de lei.

Os usuários poderão, a qualquer tempo, corrigir ou atualizar os dados pessoais e cadastrais fornecidos à Serasa Experian utilizando canais disponíveis de contato, apresentados nesta política.

3. Autorização:

O usuário tem ciência e concorda que a Serasa Experian realize um processo de validação dos dados fornecidos por ele para fazer parte do cadastro mantido em seus sites, pois isso é necessário para assegurar que a sua identidade seja confirmada e acesse de maneira segura os serviços oferecidos pela internet.

No processo de validação de dados, o usuário autoriza a Serasa Experian a coletar, utilizar, armazenar e tratar as informações a seu respeito eventualmente disponíveis publicamente em sites da internet ou cujo acesso foi autorizado por ele, bem como as informações referentes ao Dispositivo utilizado por ele, para a finalidade específica de validação dos seus dados e prevenção a fraudes.

O usuário responsabiliza-se pela exatidão e pela veracidade dos dados informados, tem ciência e concorda plenamente que eventuais divergências e/ou inconsistências desses dados poderão ocasionar a não validação da sua identidade, o que poderá impedir o acesso a todos ou a alguns dos serviços oferecidos pela Serasa Experian em seus sites, como medida de segurança.

O usuário autoriza a Serasa Experian a coletar, utilizar e tratar os seus dados cadastrais, pessoais e os Dados do Dispositivo, captados de quaisquer fontes, pelo prazo de 15 (quinze) anos, para atualização de sua base de dados, como insumo para os seus produtos e serviços, os quais poderão ser utilizados por ela e disponibilizados aos seus clientes ou parceiros para as seguintes finalidades:

(i) subsidiar análises de risco de crédito, para a concessão de crédito, o seu acompanhamento e cobrança, para a realização de negócios e prevenção à fraude;

(ii) oferecer serviços/produtos e possibilitar ações de marketing da Serasa Experian e/ou de seus clientes e parceiros, bem como para fins de pesquisas de satisfação e para campanhas com ofertas promocionais das soluções Serasa Experian e/ou de seus clientes e parceiros.

O usuário autoriza o envio, para o e-mail fornecido em seu cadastro, de qualquer comunicado da Serasa Experian, incluindo, mas não se limitando, à abertura de cadastro ou inclusão de informações de inadimplência (dívidas não pagas), em atendimento à legislação em vigor.

O usuário sstá ciente de que poderá ter livre acesso a esses dados a qualquer momento. Caso não estejam corretos ou se não corresponderem à verdade, o usuário tem ciência de que poderá pedir a sua atualização, retificação, modificação, o seu cancelamento ou o registro de anotação complementar, ou, ainda, a revogação deste consentimento, gratuitamente, mediante requerimento escrito à Serasa Experian ou acessando o menu http://www.serasaconsumidor.com.br/servicos/atualizacao_de_cadastro/.

4. Envio de e-mails e SMS:

Os usuários têm ciência e concordam que a Serasa Experian poderá encaminhar-lhes, informações sobre os seus serviços por e-mail ou SMS.

Os usuários reconhecem e aceitam que os seus dados cadastrais e pessoais podem ser utilizados pela Serasa Experian para manter um relacionamento comercial e institucional com eles. A Serasa Experian pode enviar-lhes comunicações periódicas relacionadas às novidades dos sites, às informações de interesse específico dos usuários, para fins de marketing, pesquisas de satisfação e campanhas com ofertas promocionais das soluções oferecidas pela empresa.

Para deixar de receber as campanhas promocionais e solicitações para participação em pesquisas, via e-mail ou SMS, da Serasa Experian, o usuário deve entrar em contato com a Central de Atendimento aos Clientes, cujos números telefônicos e horários de funcionamento encontram-se disponíveis no item 11 desta Política ou em: http://www.serasaexperian.com.br/auto-atendimento/. Outra opção é realizar o cancelamento de sua inscrição pelo link disponível nos e-mails da Serasa Experian ou do Serasaconsumidor.

5. Compromisso Anti-spam e Anti-phishing:

A Serasa Experian atua de acordo com as boas práticas do mercado digital. A sua comunicação é realizada somente para aqueles que solicitaram o recebimento de mensagens ou que já tiveram contato prévio com a Serasa Experian.

Desta maneira, a Serasa Experian recomenda que os usuários, caso recebam um e-mail em nome dela e suspeite de fraude, não abram os arquivos em anexo ou cliquem em qualquer link ou botão. O usuário deverá enviar uma mensagem para abuse@br.experian.com para que possam ser tomadas as medidas possíveis no combate ao crime eletrônico.

Importante: somente serão aceitas mensagens referentes a fraudes, denúncias e informações sobre possíveis irregularidades em nome da Serasa Experian. Caso tenha alguma dúvida ou queira obter informações sobre outros assuntos, entre em contato com os canais de atendimento, descritos no item 11, abaixo.

6. Relacionamento com terceiros:

A Política de Privacidade adotada pela Serasa Experian é pertinente apenas ao uso dos dados para cumprimento da legislação, sendo que o relacionamento com terceiros atende de forma completa a todos os requisitos definidos na lei vigente.

Ao contratar outras empresas para serviços de apoio, a Serasa Experian exige delas a mesma garantia de privacidade, confidencialidade e segurança assegurada nos termos dessa Política de Privacidade.

7. Segurança:

A Serasa Experian garante a segurança durante o acesso aos seus sites nas transações e na captação de informações por meio do processo de criptografia dos dados, utilizando o protocolo de segurança Secure Socket Layers (SSL) que comprova a autenticidade dos sites da Serasa Experian, assim como garante a integridade e a confidencialidade dos dados durante a sua transmissão.

As lojas virtuais da Serasa Experian podem ser acessadas pelos usuários com recursos próprios, mediante logons e senhas individuais, de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo do respectivo usuário. Os usuários responsabilizam-se por si e, no caso de pessoa jurídica, também por seus empregados e/ou prepostos, pelo resguardo de suas senhas, não as repassando a terceiros.

8. Direitos:

Todos os textos, imagens, sons e/ou aplicativos exibidos nos sites da Serasa Experian são protegidos por direitos autorais. Não é permitido modificar, reproduzir, armazenar, transmitir, copiar, distribuir ou utilizar esses recursos de quaisquer outras formas para fins comerciais sem o consentimento prévio e formal da Serasa Experian, o qual nunca será presumido.

Tentativas de invasão aos sites da Serasa serão consideradas como dano, roubo ou qualquer outra tipificação penal que corresponda às consequências da invasão, segundo o que é previsto na legislação, em especial no Código Penal Brasileiro.

9. Alterações desta Política:

Esta política está sujeita a alterações, a qualquer momento e sem aviso prévio. Toda e qualquer alteração visa a se adequar às eventuais modificações nos sites da Serasa Experian, sejam de mudanças para novas tecnologias ou sempre que for necessário. É por isso que esta política deverá ser verificada periodicamente.

Os clientes da Serasa Experian comprometem-se a utilizar os serviços contratados em conformidade com a lei, com os respectivos regulamentos, com os princípios da moral, dos bons costumes e de acordo com a ordem pública.

10. Cadastro Positivo:

O Cadastro Positivo visa à formação de um banco de dados completo que contém todo histórico de créditos e pagamentos assumidos, vencidos ou a vencer, conforme definido e regulamentado pelo Decreto nº 7.829/12, com o objetivo de modernizar o sistema de análise de crédito no Brasil.

A abertura do Cadastro Positivo somente é realizada com a autorização específica do consumidor, nos termos da legislação vigente. Caso deseje mais informações sobre o Cadastro Positivo, acesse o site www.cadastropositivo.com.br.

A utilização das informações do Cadastro Positivo só pode ser feita pelas empresas concedentes de crédito para análise de risco de crédito ou para subsídio de processos que impliquem em risco financeiro, sempre com o objetivo de se estabelecer relacionamento comercial, conforme determina a legislação.

11. Atendimento:

A Serasa Experian possui canais de atendimento e de ouvidoria, gratuitos e exclusivos aos assuntos relacionados ao Cadastro Positivo. Lá, o usuário poderá obter informações, oferecer sugestões e reclamações. O consumidor também pode entrar em contato gratuitamente por meio do telefone 0800-776-6606.

As empresas podem utilizar a Central de Atendimento da Serasa Experian, pelo telefone 11 3003-7372, todos os dias, das 8h às 20h.

Os clientes do SerasaConsumidor podem entrar em contato com a Central de Relacionamento ao Cliente SerasaConsumidor, pelo telefone 11 3003-6300, todos os dias, das 8h às 20h.

Os consumidores podem falar com a Central de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 11 3373-7272, todos os dias, das 8h às 20h.

Os usuários também podem solicitar informações ou fazer reclamações via internet, acessando o canal Fale Conosco nos sites da Serasa Experian ou do SerasaConsumidor.