Políticas do Site

Termos de Uso e Política de Privacidade do SerasaConsumidor

Dicionário de Definições:

Cookie: palavra em inglês que significa arquivo armazenado nos navegadores para facilitar a identificação destes. Muito utilizados pelos sites para personalizarem rotinas para cada usuário.

IP: sigla para "Internet Protocol". É o protocolo que identifica, localiza e estabelece conexão entre computadores ligados à internet.

Site: conjunto de informações disponibilizadas na internet por indivíduo, instituição, empresa etc., pertencente a um mesmo endereço eletrônico e que geralmente trata de tema específico.

Usuários: são os clientes e os visitantes (pessoas físicas ou jurídicas) dos nossos sites.

Dispositivos: são computadores, notebooks, tablets, smartphones e quaisquer outros aparelhos utilizados pelo usuário para acessar a internet.

Biometria facial: tecnologia de reconhecimento do rosto a partir da análise de foto, para identificar uma pessoa.

1. Política e Termos Gerais:

Este documento baseia-se em nosso compromisso com a transparência e o respeito ao usuário. O seu papel é garantir a proteção das suas informações, seus dados pessoais, cadastrais, de não pagamento de dívidas e positivos e oferecer privacidade e segurança na utilização dos seus sites.

Você aceita este documento ao se cadastrar e criar a sua conta em nosso site e/ou em nossos aplicativos para utilizar nossos produtos e serviços oferecidos de forma online.

2. O que é Cadastro Positivo:

O Cadastro Positivo é um banco de dados que contém o seu histórico de crédito com pagamentos assumidos, vencidos ou a vencer, conforme definido e regulamentado pelo Decreto nº 7.829/12, com o objetivo de aprimorar e modernizar o sistema de análise de crédito no Brasil.

A realização de cadastro e criação de sua conta para acessar os serviços disponíveis no SerasaConsumidor não inclui a autorização para a abertura do Cadastro Positivo, que somente é realizada com a sua autorização específica, pois essa é uma exigência da legislação vigente. Caso deseje mais informações sobre o Cadastro Positivo, acesse o site www.cadastropositivo.com.br.

A utilização das informações do Cadastro Positivo só pode ser feita para análise de risco de crédito ou para subsídio de processos que impliquem em risco financeiro, sempre com o objetivo de se estabelecer relacionamento comercial, conforme determina a legislação.

3. Privacidade, Tratamento e Armazenamento das Informações:

As informações cadastrais e pessoais que solicitamos a você ficarão armazenadas em nosso sistema para fins legais e comerciais, conforme esclarecido neste documento, sendo sua responsável a Serasa S/A, pessoa jurídica de direito privado, com sede na Alameda dos Quinimuras, 187, Planalto Paulista, CEP 04068-900, São Paulo, SP.

As informações de identificação de Dispositivos, de endereços IP e aquelas coletadas por meio de cookies em nossos sites e/ou aplicativos podem ser utilizadas para fins estatísticos e de melhoria da comunicação com o usuário, sempre de forma agregada e anônima. Você tem ciência e concorda que essas informações anonimizadas sejam coletadas e compartilhadas a empresas parceiras, dentre elas, a Google, cujas políticas de privacidade podem ser acessadas no site www.google.com/policies/privacy/partners/. A qualquer momento, é possível configurar o seu navegador de internet para rejeitar a coleta automática dessas informações.

As informações cadastrais e pessoais, recebidas e tratadas por nós, são armazenadas de acordo com padrões rígidos de confidencialidade e segurança e podem ser repassados a cliente ou parceiros, em atendimento à ordem de autoridade administrativa ou judicial ou por força de lei.

Você poderá, a qualquer tempo, revogar qualquer autorização concedida, corrigir ou atualizar os dados pessoais e cadastrais que nos tenha fornecido, utilizando canais disponíveis de contato, apresentados neste documento.

4. Autorização para o Uso das suas Informações:

Para acessar os serviços disponíveis de forma online, você tem ciência e concorda que realizemos um processo de validação dos dados fornecidos para fazer parte do cadastro mantido em nossos sites e ou aplicativos, pois isso é necessário para assegurar que a sua identidade seja confirmada e acesse de maneira segura os serviços oferecidos pela internet.

Caso não queira consultar seu CPF de forma online ou fornecer os dados solicitados para cadastro e uso conforme descrito neste documento, você tem ciência de que mantemos outros canais gratuitos de atendimento. Você pode comparecer pessoalmente ou representado por procurador nas nossas agências ou, ainda, por carta. Para saber mais, acesse: http://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/

No processo online de validação de dados, você nos autoriza a coletar, utilizar, armazenar e tratar as informações a seu respeito eventualmente disponíveis publicamente em sites da internet, bem como as informações referentes ao seu Dispositivo e uma foto de seu rosto e documento de identidade com foto, caso o processo exija e você aceite completar a fase de biometria facial, para a finalidade específica de validação dos seus dados e prevenção a fraudes.

Você responsabiliza-se pela exatidão e pela veracidade dos dados informados, tem ciência e concorda plenamente que eventuais divergências e/ou inconsistências desses dados poderão ocasionar a não validação da sua identidade, o que poderá impedir o acesso a todos ou a alguns dos serviços oferecidos por nós em nossos sites, como medida de segurança.

Você nos autoriza a coletar, utilizar e tratar os seus dados cadastrais, pessoais, do Dispositivo e as informações de histórico de crédito, inclusive as referentes a transações com instituições financeiras, nos termos da lei, fornecidos a nós ou captados por nós de quaisquer fontes, pelo prazo de 15 (quinze) anos, para atualização de nossa base de dados, como insumo para os nossos produtos e serviços, os quais poderão ser utilizados por nós e disponibilizados aos nossos clientes ou parceiros para as seguintes finalidades:

(i) subsidiar análises de risco de crédito, para a concessão de crédito, o seu acompanhamento e cobrança, para a realização de negócios e prevenção à fraude;

(ii) oferecer serviços/produtos e possibilitar nossas ações de marketing e/ou de nossos clientes e parceiros, bem como para fins de pesquisas de satisfação e para campanhas com ofertas promocionais das nossas soluções e/ou de nossos clientes e parceiros.

Você autoriza o armazenamento do seu score calculado a cada consulta sua no SerasaConsumidor e tem ciência de que esse armazenamento tem como finalidade única e específica possibilitar que você possa acompanhar o seu próprio histórico. Em nenhum momento esse histórico será compartilhado por nós com quaisquer terceiros.

Você autoriza o envio, para o e-mail fornecido em seu cadastro, de qualquer comunicado nosso, incluindo, mas não se limitando, à abertura de cadastro ou inclusão de informações de inadimplência (dívidas não pagas), em atendimento à legislação em vigor.

Você tem ciência de que, a qualquer tempo e por qualquer razão, poderá solicitar a revogação da autorização concedida nos termos deste documento, gratuitamente, mediante requerimento escrito entregue nas nossas agências (clique aqui para pesquisar as localidades) ou enviado ao endereço Avenida Doutor Heitor José Reali, nº 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, São Carlos/SP, CEP 13571-385. Neste momento, excluiremos todas as informações que você tenha fornecido diretamente a nós no SerasaConsumidor.

Você está ciente de que poderá ter livre acesso a esses dados a qualquer momento. Caso não estejam corretos ou se não corresponderem à verdade, você tem ciência de que poderá pedir a sua atualização, retificação, modificação, o seu cancelamento ou o registro de anotação complementar, gratuitamente, mediante requerimento escrito entregue nas nossas agências (clique aqui para pesquisar as localidades) ou enviado ao endereço Avenida Doutor Heitor José Reali, nº 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur, São Carlos/SP, CEP 13571-385, ou ainda acessando o menu https://www.serasaconsumidor.com.br/servicos/atualizacao_de_cadastro/.

Você tem ciência e concorda que a foto obtida durante o processo de validação e mantida em base de dados segura tem a finalidade única de contribuir com a suaidentificação e prevenção a fraudes. Essa foto não será cedida ou transferida a terceiros.

5. Envio de e-mails e SMS:

Você tem ciência e concorda que poderemos encaminhar-lhe informações sobre os nossos serviços por meios eletrônicos, como e-mail ou SMS.

Você reconhece e aceita que os seus dados cadastrais e pessoais podem ser utilizados por nós para manter um relacionamento comercial e institucional com você. Podemos enviar a você comunicações periódicas relacionadas às novidades dos sites, às informações de interesse específico dos usuários, para fins de marketing, pesquisas de satisfação e campanhas com ofertas promocionais das soluções oferecidas pela empresa.

Para deixar de receber nossas campanhas promocionais e solicitações para participação em pesquisas por meios eletrônicos, como e-mail ou SMS, você deve entrar em contato com a Central de Atendimento aos Clientes, cujos números telefônicos e horários de funcionamento encontram-se disponíveis no item 11 desta Política ou em: http://www.serasaexperian.com.br/auto-atendimento/. Outra opção é realizar o cancelamento de sua inscrição pelo link disponível nos nossos e-mails ou do SerasaConsumidor.

6. Compromisso Anti-spam e Anti-phishing:

Atuamos de acordo com as boas práticas do mercado digital. A comunicação é realizada somente para aqueles que solicitaram o recebimento de mensagens ou que já tiveram contato prévio conosco.

Desta maneira, recomendamos que, caso você receba um e-mail em nosso nome e suspeite de fraude, não abra os arquivos anexos ou clique em qualquer link ou botão. Você deverá enviar uma mensagem para abuse@br.experian.com para que possam ser tomadas as medidas possíveis no combate ao crime eletrônico.

Importante: somente serão aceitas mensagens referentes a fraudes, denúncias e informações sobre possíveis irregularidades ocorridas em nosso nome. Caso tenha alguma dúvida ou queira obter informações sobre outros assuntos, entre em contato com os canais de atendimento, descritos no item 11, abaixo.

7. Relacionamento com terceiros:

A Política de Privacidade adotada por nós é pertinente apenas ao uso dos dados para cumprimento da legislação e para finalidade comercial conforme descrita neste documento, sendo que o relacionamento com terceiros atende de forma completa a todos os requisitos definidos na lei vigente.

Ao contratar outras empresas para serviços de apoio, exigimos delas a mesma garantia de privacidade, confidencialidade e segurança assegurada nos termos deste documento.

Este documento se aplica aos nossos sites e/ou aplicativos, não sendo aplicáveis a qualquer outro website a eles associados ou de alguma forma relacionado por outras formas de divulgação e acesso. Para a sua segurança, quaisquer conteúdos que sejam considerados confidenciais (como alteração de dados) não são enviados por meio de links.

É possível que os nossos sites e/ou nossos aplicativos mantenham links com outros websites para auxiliar os usuários com determinada funcionalidade ou conteúdo. Entretanto, este documento limita-se aos produtos e serviços oferecidos em nossos sites e/ou em nossos aplicativos. Desse modo, não nos responsabilizamos por serviços, procedimentos e políticas específicos de websites de outras empresas. Para a sua segurança, você deve se informar sobre o termo de privacidade de cada website.

8. Segurança:

Garantimos a segurança durante o acesso aos nossos sites nas transações e na captação de informações por meio do processo de criptografia dos dados, utilizando o protocolo de segurança Secure Socket Layers (SSL) que comprova a autenticidade dos nossos sites, assim como garante a integridade e a confidencialidade dos dados durante a sua transmissão.

As nossas lojas virtuais podem ser acessadas por você com recursos próprios, mediante logons e senhas individuais, de uso pessoal, intransferível e de seu conhecimento.Você se responsabiliza pelo resguardo de suas senhas, não as repassando a terceiros.

9. Direitos Autorais:

Todos os textos, imagens, sons e/ou aplicativos exibidos nos nossos sites são protegidos por direitos autorais. Não é permitido modificar, reproduzir, armazenar, transmitir, copiar, distribuir ou utilizar esses recursos de quaisquer outras formas para fins comerciais sem o nosso consentimento prévio e formal, o qual nunca será presumido.

Tentativas de invasão aos nossos sites serão consideradas como dano, roubo ou qualquer outra tipificação penal que corresponda às consequências da invasão, segundo o que é previsto na legislação, em especial no Código Penal Brasileiro.

10. Alterações deste Documento:

Este documento está sujeito a alterações a qualquer momento. Toda e qualquer alteração visa a se adequar às eventuais modificações em nossos sites, sejam de mudanças para novas tecnologias ou sempre que for necessário. Quando isso acontecer, informaremos a sua alteração no seu próximo acesso aos nossos sites ou aplicativos.

Os nossos clientes comprometem-se a utilizar os serviços contratados em conformidade com a lei, com os respectivos regulamentos, com os princípios da moral, dos bons costumes e de acordo com a ordem pública.

11. Canais de Atendimento:

Os usuários clientes do SerasaConsumidor podem entrar em contato com a Central de Relacionamento ao Cliente SerasaConsumidor, pelo telefone 11 3003-6300, todos os dias, das 8h às 20h.

Os usuários visitantes podem falar com a Central de Atendimento ao Consumidor, pelo telefone 11 3373-7272, todos os dias, das 8h às 20h.

Os usuários também podem solicitar informações ou fazer reclamações via internet, acessando o canal Fale Conosco nos nossos sites ou do SerasaConsumidor.

Possuímos canais de atendimento e de ouvidoria gratuitos e exclusivos para os assuntos relacionados ao Cadastro Positivo. Lá, o consumidor poderá obter informações, oferecer sugestões e reclamações. O consumidor também pode entrar em contato gratuitamente por meio do telefone 0800-776-6606.

As empresas podem utilizar a nossa Central de Atendimento, pelo telefone 11 3003-7372, todos os dias, das 8h às 20h.