Atualizar dados na Serasa

Atualize suas informações no SerasaConsumidor para facilitar a concessão de crédito em bancos, financeiras, seguradoras e administradoras de cartão.

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Preencha o Formulário de Atualização de cadastro na Serasa Experian, imprima-o com o código de barras, assine e reconheça firma em cartório (em caso de adesão ao Cadastro Positivo, as duas assinaturas devem ter firma reconhecida em cartório)
Importante: lembre-se de informar o seu telefone celular e/ou e-mail.
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Anexe cópias autenticadas do CPF e do Documento de Identificação legível e com foto
RG, Carteira de trabalho, Carteira profissional, Passaporte brasileiro, Carteira de identificação funcional, Documentos de identificação militares, RNE, CIE, Passaporte estrangeiro com tradução juramentada realizada no Brasil.
Atenção:
• Os documentos de identificação devem estar dentro do prazo de validade.
• Não serão aceitos quaisquer documentos diferentes dos documentos listados acima.
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Anexe, também, cópias autenticadas dos seguintes documentos (somente se estiverem informados no formulário)
  • Frente e verso do Comprovante de Residência emitido há no máximo 3 meses.
    Documentos aceitos em seu nome: conta de telefone fixo, TV por assinatura, internet fixa, água, luz, correspondência bancária (exceto comunicados, informativos e propagandas), fatura de cartão de crédito bancário (exceto cartões de lojas, supermercados e/ou financeiras) ou contrato de locação (assinado e com reconhecimento de firma)
  • Atenção:
    • Serão aceitos comprovantes de residência em nome dos pais, desde que estes constem no seu documento de identificação, e do cônjuge com a apresentação da certidão de casamento. Caso não possua nenhum comprovante de residência em seu nome, você deverá apresentar uma declaração comprovando o local de residência, com firma reconhecida da assinatura do terceiro juntamente com uma cópia do comprovante de residência autenticada em nome do terceiro.
    • Não serão aceitas cartas de boas-vindas, habilitação de serviço, conta de telefone ou internet móvel, boletos (convênio médico, condomínio, cursos, IPTU, IPVA) ou quaisquer documentos diferentes dos documentos listados acima.
  • Comprovante de Renda emitido há no máximo 3 meses.
    São aceitos: holerite, exceto referente ao período de férias (deve conter o nome da empresa, período equivalente e valores); declaração do contador (DECORE); Declaração do Imposto de Renda completo com recibo de entrega e identificação da fonte pagadora referente ao exercício atual (não serão aceitas declarações de imposto de renda de exercícios anteriores); Extrato do INSS (com número do benefício) e Retirada de Rendimentos pelos sócios (Pró-Labore).
  • Atente-se:
    Não serão aceitas declarações de rendimentos/faturamento, extrato bancário ou quaisquer documentos diferentes dos documentos listados
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Casos especiais.
  • Menores de 18 anos
    • No formulário deverão constar os dados do menor e a assinatura deverá ser do Responsável Legal com firma reconhecida em cartório.
    • No formulário deverá constar a observação que foi assinada pelo Responsável Legal.
    • É necessário enviar cópia do documento de identificação do menor, para mostrar o vínculo parental nos casos de pai e/ou mãe.
    • Em caso de Tutor, é preciso enviar uma cópia autenticada do Termo de Tutela.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação autenticados dos pais/tutores e do menor, além da cópia dos documentos do menor, conforme itens 2 e 3.
  • Portador de Necessidades Especiais (Decisão Apoiada)
    • No formulário deverão constar os dados do interessado e a assinatura deverá ser do interessado e dos apoiadores. As assinaturas devem conter firma reconhecida em cartório.
    • É preciso incluir cópia autenticada do Termo de Decisão Apoiada homologado pelo juiz, contendo os limites do apoio e o prazo de vigência, bem como a indicação das pessoas que prestarão o apoio.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação autenticados dos apoiadores e do interessado (apoiado), além da cópia dos documentos do interessado, conforme itens 2 e 3.
  • Atualização por Terceiro (Procurador)
    • No formulário deverão constar os dados do interessado e a assinatura deverá ser do Procurador com firma reconhecida em cartório.
    • Anexar a procuração/autorização (original ou cópia autenticada), com firma reconhecida em cartório e poderes específicos para atualizar dados cadastrais na base de dados da Serasa Experian.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação autenticados do Procurador e do interessado, além da cópia dos documentos do interessado, conforme itens 2 e 3
  • Pessoas incapazes de assinar o formulário FICAD
    Não alfabetizados
    • O interessado deverá ir ao Tabelião de Notas com o formulário FICAD em mãos para lavrar uma declaração pública com todas as informações que deseja atualizar.
    • A declaração pública deverá ser assinada por outra pessoa a seu pedido, na presença do agente delegado do Poder Público.
    • O Tabelião de Notas é responsável por cumprir todas as exigências da lei.
    • Deve constar na Declaração Pública: a assinatura das partes, do escrevente e do Tabelião ou de seu substituto. Se não puder ou não souber assinar, um terceiro pode assinar pelo interessado, neste caso, é necessário colher impressão digital, exclusivamente com a utilização de coletores de impressões digitais, não é permitido o uso de tinta para carimbo.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação autenticados do interessado, além da cópia dos documentos comprobatórios, conforme itens 2 e 3
  • Idosos e Portador de Necessidades Especiais (Curador)
    • No formulário deverão constar os dados do interessado e a assinatura deverá ser do curador com firma reconhecida em cartório.
    • No formulário deverá constar a observação que foi assinada pelo Curador e informar que o interessado é incapaz de assinar.
    • É preciso incluir uma cópia autenticada do Termo de Curatela, observados os limites do documento.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação autenticados do curador e do interessado (curatelado), além da cópia dos documentos do interessado, conforme itens 2 e 3.
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Você tem duas opções para entregar os formulários:

Você pode enviar pelos correios para:

Serasa Experian - Avenida Doutor Heitor José Reali, nº 360
Distrito Industrial Miguel Abdelnur - São Carlos - SP
CEP 13571-385

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ATENÇÃO:
Para os casos de entrega da documentação em uma de nossas agências não há a necessidade de reconhecimento de firma das assinaturas do formulário e/ou do cadastro positivo, nem a autenticação dos documentos.
O que deve ser autenticado sempre, mesmo que sejam entregues em uma das nossas agências, são: termo de tutela, termo de decisão apoiada e termo de curatela.
Importante:
É preciso atender a todos os requisitos informados nesta orientação.
Fique atento:
Os dados cadastrais somente serão atualizados após a análise de todos os documentos enviados. Caso sejam identificadas inconsistências, será necessário enviar um novo formulário contendo a documentação comprobatória anexa para nova análise.