Atualizar dados na Serasa

Atualize suas informações no SerasaConsumidor para facilitar a concessão de crédito em bancos, financeiras, seguradoras e administradoras de cartão.

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Preencha o Formulário de Atualização de cadastro na Serasa Experian, imprima-o com o código de barras, assine e reconheça firma em cartório.
Obs.: em caso de adesão ao Cadastro Positivo, as duas assinaturas devem ter firma reconhecida em cartório e a documentação anexa ao formulário deve conter autenticação.
Importante: lembre-se de informar o seu telefone celular e/ou e-mail para informarmos o status da sua solicitação.
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Anexe cópias do CPF e do Documento de Identificação legível e com foto
RG, CNH, Carteira de trabalho, Carteira de Identidade Profissional, Passaporte brasileiro, Carteira de identificação funcional, Documentos de identificação militares, RNE, CIE, Passaporte estrangeiro com tradução juramentada realizada no Brasil.
Atenção:
• Os documentos de identificação devem estar dentro do prazo de validade.
• Não serão aceitos quaisquer documentos diferentes dos documentos listados acima.
• Caso você possua dois documentos do mesmo órgão emissor, anexe o documento com data mais recente.
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Anexe, também, cópias dos seguintes documentos (somente se as informações de endereço e/ou renda estiverem informadas no formulário)
  • Comprovante de Residência completo emitido há no máximo 3 meses.
    Documentos aceitos em seu nome: conta de telefone fixo, TV por assinatura, internet fixa, água, luz, fatura de cartão de crédito bancário (exceto cartões de lojas, supermercados e/ou financeiras) ou contrato de locação (assinado e com reconhecimento de firma)
  • Atente-se:
    • Serão aceitos comprovantes de residência em nome dos pais, desde que estes constem no seu documento de identificação, e do cônjuge com a apresentação da certidão de casamento.
    • Caso não possua nenhum comprovante de residência em seu nome, você deverá apresentar uma declaração comprovando o local de residência, com firma reconhecida da assinatura do terceiro juntamente com uma cópia do comprovante de residência em nome do terceiro.
    • Não serão aceitas cartas de boas-vindas, habilitação de serviço, conta de telefone ou internet móvel, boletos (convênio médico, condomínio, cursos, IPTU, IPVA) ou quaisquer documentos diferentes dos documentos listados acima.
    • A cópia do comprovante de endereço deve ser completa e com o código de barras. Obs.: só não há necessidade de possuir código de barras quando é débito automático (obrigatoriamente descrito na fatura) ou quando constar o comprovante de pagamento anexo, sendo possível realizar a validação.
  • Comprovante de Renda emitido há no máximo 3 meses.
    São aceitos: holerite, exceto referente ao período de férias e adiantamento(deve conter o nome da empresa, período equivalente e valores); declaração do contador (DECORE); Declaração do Imposto de Renda completo e identificação da fonte pagadora referente ao exercício atual (não serão aceitas declarações de imposto de renda de exercícios anteriores); Extrato do INSS (com número do benefício) e Retirada de Rendimentos pelos sócios (Pró-Labore).
    Obs.: Caso a renda contenha variável ou comissionamento é necessário apresentar os três últimos comprovantes.
  • Atente-se:
    Não serão aceitas declarações de rendimentos/faturamento, extrato bancário ou quaisquer documentos diferentes dos documentos listados acima.
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Casos especiais.
  • Menores de 18 anos
    • No formulário deverão constar os dados do menor e a assinatura deverá ser do Responsável Legal com firma reconhecida em cartório.
    • No formulário deverá constar a observação que foi assinada pelo Responsável Legal.
    • É necessário enviar cópia do documento de identificação do menor, para mostrar o vínculo parental nos casos de pai e/ou mãe.
    • Em caso de Tutor, é preciso enviar uma cópia do Termo de Tutela.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação dos pais/tutores e do menor, além da cópia dos documentos do menor, conforme itens 2 e 3.
  • Portador de Necessidades Especiais (Decisão Apoiada)
    • No formulário deverão constar os dados do interessado e a assinatura deverá ser do interessado e dos apoiadores. As assinaturas devem conter firma reconhecida em cartório.
    • É preciso incluir cópia do Termo de Decisão Apoiada homologado pelo juiz, contendo os limites do apoio e o prazo de vigência, bem como a indicação das pessoas que prestarão o apoio.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação dos apoiadores e do interessado (apoiado), além da cópia dos documentos do interessado, conforme itens 2 e 3.
  • Atualização por Terceiro (Procurador)
    • No formulário deverão constar os dados do interessado e a assinatura deverá ser do Procurador com firma reconhecida em cartório.
    • Anexar a procuração/autorização (original ou cópia), com firma reconhecida em cartório e poderes específicos para atualizar dados cadastrais na base de dados da Serasa Experian.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação do Procurador e do interessado, além da cópia dos documentos do interessado, conforme itens 2 e 3
  • Pessoas incapazes de assinar o formulário FICAD
    Não alfabetizados
    • O interessado deverá ir ao Tabelião de Notas com o formulário FICAD em mãos para lavrar uma declaração pública com todas as informações que deseja atualizar.
    • A declaração pública deverá ser assinada por outra pessoa a seu pedido, na presença do agente delegado do Poder Público.
    • O Tabelião de Notas é responsável por cumprir todas as exigências da lei.
    • Deve constar na Declaração Pública: a assinatura das partes, do escrevente e do Tabelião ou de seu substituto. Se não puder ou não souber assinar, um terceiro pode assinar pelo interessado, neste caso, é necessário colher impressão digital, exclusivamente com a utilização de coletores de impressões digitais, não é permitido o uso de tinta para carimbo.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação do interessado, além da cópia dos documentos comprobatórios, conforme itens 2 e 3
  • Idosos e Portador de Necessidades Especiais (Curador)
    • No formulário deverão constar os dados do interessado e a assinatura deverá ser do curador com firma reconhecida em cartório.
    • No formulário deverá constar a observação que foi assinada pelo Curador e informar que o interessado é incapaz de assinar.
    • É preciso incluir uma cópia do Termo de Curatela, observados os limites do documento.
    Nota: Anexar a cópia dos documentos de identificação do curador e do interessado (curatelado), além da cópia dos documentos do interessado, conforme itens 2 e 3.
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Você tem duas opções para entregar os formulários:

Você pode enviar pelos correios para:

Serasa Experian - Avenida Doutor Heitor José Reali, nº 360
Distrito Industrial Miguel Abdelnur - São Carlos - SP
CEP: 13571-385

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ATENÇÃO:
Para os casos de entrega da documentação em uma de nossas agências não há a necessidade de reconhecimento de firma das assinaturas do formulário e/ou do cadastro positivo.
Importante:
Os dados cadastrais somente serão atualizados após a análise de todos os documentos enviados. Caso sejam identificadas inconsistências, será necessário enviar um novo formulário contendo a documentação comprobatória anexa para nova análise.