Dizem que ter um carro é como ter um filho por conta dos gastos e das preocupações que ele gera. Se você já possui um carro, mas está pensando em adotar novos meios de transporte mais baratos ou se você está pensando se vale a pena ter um carro, experimente a calculadora Quanto Custa meu Carro?

Esta é uma ferramenta muito útil e que vai te ajudar a descobrir quanto gasta com este veículo por dia. Pode ser o começo para você entender se quer mesmo ter um carro ou se, na verdade, o que você quer é ir e vir com mais facilidade.

Você quer ter um carro ou mais mobilidade?

Ir de um lugar para outro nas cidades está cada vez mais complicado. O número de veículos vem aumentando, enquanto o espaço para eles circularem continua sendo praticamente o mesmo. Um estudo feito pelo Observatório das Metrópoles, divulgado em 2015, mostra que em pouco mais de uma década (de 2001 a 2014) a frota brasileira saltou de 32 milhões de automóveis para 57 milhões. Esse número representa quase 30% da população brasileira.

Mas será que as pessoas que têm um veículo próprio chegam mais rápido a seus destinos? O Desafio Intermodal, um teste que compara a eficiência de diversos meios de transporte na cidade de São Paulo, mostra que não. Na edição 2016 do evento, quem chegou na frente, de novo, foi a bicicleta. É a oitava vez que ela faz o percurso em menor tempo, desde quando o Desafio foi iniciado, em 2006.

A atividade faz parte da celebração do Dia Mundial Sem Carro, comemorado em todo o mundo em 22 de setembro. O organizador, o Instituto CicloBr, convoca pessoas que costumam usar diferentes meio de locomoção para avaliar qual é o jeito mais rápido, que polui menos e mais econômico de fazer um trajeto na cidade. Este ano, o trecho percorrido foi de 10 quilômetros, saindo da Praça General Gentil Falcão, no Brooklin, com destino à sede da Prefeitura de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, região central da cidade.

Veja em quanto tempo o percurso foi feito, de acordo com cada meio de transporte:

  • Bicicleta: 18 minutos
  • Motocicleta: 30 minutos
  • Skate: 45 minutos
  • Patins: 46 minutos
  • A pé (correndo): 48 minutos
  • Trem + metrô: 55 minutos
  • Ônibus + caminhada: 1 hora e 5 minutos
  • Carro: 1 hora e 49 minutos

Além de ser o lanterninha, o carro ainda emite mais poluentes e pesa mais no bolso. Confira a nossa calculadora Quanto Custa meu Carro? para saber o quanto você pode gastar com este veículo. E você, já descobriu novos jeitos de chegar aos seus destinos?

Quando o carro próprio é vantajoso?

Há algumas situações em que ter um carro próprio ainda é vantajoso. O importante é que você avalie se é, de fato, o seu caso ou se você está perdendo dinheiro.

Longos trajetos

Se você mora longe do trabalho ou se precisa fazer grandes deslocamentos com frequência, como visitar os familiares em cidades próximas ou em outros bairros, ter um carro particular pode ser mais interessante. Ainda assim, a sugestão é colocar todos os gastos na ponta do lápis.

Estacionamento gratuito

Outra situação que pode diminuir os gastos de ter um carro é contar com estacionamento gratuito. É comum em grandes cidades que o preço para deixar o carro parado durante o dia de trabalho sai por mais de R$ 300 por mês. Então, quem tem estacionamento gratuito tem um alívio nos custos.

Opções para quem quer mobilidade

Se você fez as contas e percebeu que o carro não é vantagem, mas está em busca de alternativas para ter mobilidade e conforto ao mesmo tempo, confira algumas sugestões:

Aplicativos: atualmente, há vários aplicativos de transporte urbano. A concorrência faz o preço ser competitivo e, com frequência, eles oferecem promoções. Você pode checar o valor médio do seu percurso mais comum e comparar com o seu gasto se fosse com um carro próprio.

Carona: essa é outra alternativa que pode ser interessante tanto para o dono do carro, como o passageiro. Se você é vizinho de alguém do trabalho, pode combinar uma carona. E mesmo que haja uma contrapartida financeira, pode ser mais barato do que os aplicativos ou do que cada um ir com o próprio carro.

Alugar um carro: se você só tem a necessidade de usar o carro de vez em quando, para viagens de fim de semana, por exemplo, talvez o aluguel seja melhor.

Com essas informações, você pode avaliar se no seu caso vale a pena ter um carro. Temos também 10 dicas para controlar as finanças.

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora