Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como economizar dinheiro

IPVA: à vista ou parcelado?

Saiba qual das opções é mais vantajosa para você

Quem tem carro já sabe, janeiro é o mês do IPVA. E não tem para onde correr, o pagamento é obrigatório. A dúvida é pagar o IPVA à vista ou parcelado?

O que é IPVA?

O IPVA é um imposto estadual cobrado anualmente de quem tem um veículo – carro, moto, etc. Ele não incide sobre transportes que não circulam em terra, como barcos e lanchas, por exemplo.

Uma curiosidade é que, ao contrário do que muita gente pensa, o IPVA não tem relação com a situação das ruas e estradas. O valor arrecadado pelos estados não necessariamente é usado na melhoria do asfalto ou da sinalização.

Qual é o valor do imposto?

O valor a ser cobrado no IPVA e o desconto oferecido varia em cada Estado. Muitos governos costumam dar descontos de até 3% no pagamento do IPVA à vista. Assim, para o motorista que tem o dinheiro disponível, é uma oportunidade para pagar um valor menor no imposto.

Devo pagar à vista ou parcelado?

Fique de olho no desconto
A decisão de pagar o IPVA à vista ou parcelado vai depender de vários fatores. Para escolher o que é melhor para você, verifique primeiro o desconto oferecido no seu estado.

Se você tiver o dinheiro na mão e não for pesar no seu orçamento, é uma boa aproveitar o desconto. Isso porque, em geral, ele é maior do que o rendimento das aplicações financeiras. Outro benefício é não correr o risco de se esquecer do pagamento e ter que pagar multa e juros pelo atraso.

Consulte as condições de parcelamento
Se você escolher o parcelado, verifique as condições de pagamento. A quantidade de parcelas pode mudar de um estado para o outro. Veja também o valor das parcelas e as datas de vencimento para não se esquecer ou atrasar.

Cuide do orçamento
Independente de escolher pagar o IPVA à vista ou parcelado, tenha certeza de que o valor não vai atrapalhar o seu orçamento. Procure não entrar no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito para quitar o imposto, porque os juros são muito maiores.

Se precisar de um empréstimo para lidar com as contas do início do ano, encontre no Serasa eCred as melhores ofertas para você.

Simule e compare empréstimos.

Como pagar?

Para pagar o IPVA, basta se dirigir a uma agência bancária credenciada com o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).

Outra opção é efetuar o pagamento nos terminais de autoatendimento, os guichês de caixa, pela internet ou débito agendado, ou outros canais oferecidos pela instituição bancária para fazer o pagamento. O imposto também pode ser pago em casas lotéricas.

É possível fazer a consulta do valor do imposto deste ano no site www.valoripva2018.fazenda.sp.gov.br, digitando o número do Renavam e placa do veículo.

Se você está em busca de alternativas para manter as contas no azul este ano, confira as dicas do Serasa Ensina!

Continuar lendo
Imagem do autor

Editora do Serasa Ensina e apaixonada por Educação Financeira

ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários