Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como economizar dinheiro

Dicas para economizar combustível

Aprenda a não desperdiçar combustível nem seu dinheiro

Com a greve dos caminhoneiros, sentimos na pele o quanto gasolina, diesel e etanol são fundamentais para a nossa vida. Por isso, é essencial saber economizar combustível. Os preços estão cada vez mais altos e está muito caro encher o tanque. Com ou sem crise, economizar sempre é um bom negócio, então confira abaixo algumas dicas.

O gasto exagerado de combustível pode acontecer por vários fatores, como:

É possível economizar 30% de combustível só mudando sua forma de dirigir. Você sabia disso?

A começar pelo veículo

Primeiro passo é manter a manutenção preventiva do seu automóvel em dia:

Esses são alguns pontos significativos para economizar combustível e, consequentemente, de dinheiro.

Outro detalhe que pode parecer mínimo, mas faz diferença é a calibragem dos pneus. Saiba que não vale encher mais do que o permitido por fábrica! Isso só faz com que eles se desgastem mais rápido. Neste caso, você deixa de gastar de um lado, para gastar de outro. O ideal é calibrá-los a cada 15 dias.

Quando for abastecer preze pelo combustível de qualidade. A dica é utilizar postos que apresentam selo da ANP (Agência Nacional de Petróleo). Lembre-se de que às vezes o barato pode sair caro.

Segue que é sucesso
Será que vale a pena ter um carro?

Dirigir melhor para gastar menos

Ligar o carro

Esse é um momento fundamental para economizar, já que é quando mais se exige do motor. Na hora de sair com o carro, nada de dar aquela arrancada. Isso só quer dizer que você vai gastar mais combustível para apenas começar a andar.

Manter velocidade constante

A oscilação de velocidade exige não só do motor, mas do freio e também da embreagem. O que acaba consumindo mais combustível. Então, encontrar uma velocidade favorável próximo ao limite permitido é importante. Se você andar sempre colado no carro da frente ou acima do limite de velocidade, pode gastar mais. Essa dica é essencial nas cidades em que os valores mudam a cada esquina.

Frear o mínimo possível

O ideal é não frear bruscamente. Quando estiver preste a parar no semáforo por exemplo, comece a desacelerar antes para que você nem precise frear e não ficar muito tempo parado. Mas para isso, você precisa treinar sua visão, estar atento e não andar sempre no limite.

Nada de ficar parado com o motor ligado

Sabe aquela paradinha rápida? Então, não fique com o motor ligado. Por mais que gaste na hora de ligar o carro, mantê-lo ligado por mais de 10 segundos consome a mesma quantidade do que dar partida no veículo.

Ligar ou não, o ar-condicionado

O ar-condicionado aumenta em até 20% do consumo, no entanto, dependendo da situação é melhor utilizá-lo. Quando você estiver em velocidade igual ou superior a 80km/h é interessante ligar o ar-condicionado. Pois nesta velocidade e com as janelas abertas, o carro gasta mais pelo esforço em relação a resistência do ar.

Quanto mais peso, mais esforço

É óbvio, quanto mais pesado o veículo, mais será exigido para que ele consiga ficar em movimento. Logo, vai consumir mais. Portanto, é essencial só carregar aquilo que for necessário e não manter pesos extras.

Para fechar com chave de ouro nossas dicas, aí vai a mais revolucionária:não use seu veículo se não for realmente necessário. Parece bobo, porém é sério. Quantos pequenos percursos fazemos diariamente que seria possível deixar o carro em casa e ir a pé, por exemplo?

Além de economizar combustível e dinheiro, é mais saudável. Por conta da praticidade dos veículos, muitas vezes esquecemos que pode ser dispensável seu uso.

Curtiram as dicas? É só conferir sempre o nosso site para aprender mais dicas amigas do seu bolso. Qualquer dúvida, é só deixar nos comentários.

Continuar lendo
Imagem do autor

Estudante de Jornalismo, apaixonada por comunicação. <3

ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários