Todo ano é a mesma história: depois de todos os gastos de dezembro, as despesas do ano seguinte já começam a dar as caras. A compra de material escolar é apenas uma dessas despesas, mas pode comprometer uma grande parte do orçamento. Para evitar custos desnecessários na compra de material escolar, existem várias formas de salvar uma graninha que pode fazer toda diferença para pagar outros boletos. Pensando nisso, listamos algumas dicas pra essa época tão temida pelos pais.

Pesquise

A pesquisa é uma etapa básica pra conseguir fazer qualquer economia, com material escolar não é diferente. O custo pode variar bastante entre um local e outro e é essencial comparar os preços dos itens para garantir o menor orçamento.

Consulte grátis seu Score

Se antecipe

No início do ano, todas as papelarias e livrarias ficam lotadas justamente pela grande procura de material escolar. Aproveitando esse momento, as lojas tendem a cobrar um preço mais alto por produtos que seriam de outro valor em outras épocas do ano. O ideal é se antecipar para garantir preços menores.

Avalie

Nem sempre aquela lista enorme de materiais é de extrema necessidade no primeiro momento. Antes de gastar, é importante avaliar quais itens não podem faltar nas primeiras semanas. O restante do material pode ser comprado no período após o início das aulas, quando os preços voltarem a cair.

Reutilize

A estratégia de usar livros e materiais usados pode salvar bastante dinheiro. Tente fazer uma lista com as coisas que você já tem e pode ser reaproveitado. Outra forma de reutilizar materiais é participar de trocas de livros e materiais entre outros pais ou estudantes.

Compre em atacado

Uma ótima maneira de conseguir descontos é comprar em grandes quantidades. Se reunir com outros pais para fazer compras em grupo também pode render excelentes reduções na conta final

Vá sozinho

Planejamento é essencial na hora da economia, fazer sua lista e manter o foco durante as compras evita distrações. O ideal é não levar os pequenos para não ter que dividir a atenção e nem ceder aos pedidos de produtos “da moda” que além de fora da lista, podem ser bem mais caros.

Agora que você já aprendeu a salvar um bom dinheiro na compras de material escolar, compartilha esse conteúdo! Assim você pode ajudar mais alguém que precisa economizar uma grana nesse começo de ano.

Segue que é sucesso
10 maneiras de economizar no supermercado
5 dicas para se proteger de um boleto falso
10 dicas para evitar fraudes nas compras online

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora