Muitos já devem ter ouvido falar de “recuperação de crédito”. E acredito que ao ouvir o termo, muitos visualizaram um grande ponto de interrogação. Mas calma, hoje você vai entender melhor sobre o que é isso e como funciona.

O processo de recuperação de crédito é feito por empresas especializadas em conseguir o pagamento de dívidas. Elas podem ser contratadas, por exemplo, por instituições financeiras para fazer a cobrança da pendência.

As recuperadoras de crédito também costumam compram dívidas de bancos ou financeiras. Assim, as contas não pagas passam a ser cobradas por essas empresas. E depois de negociar o pagamento, seu nome fica limpo, e você pode voltar ao mercado de crédito.

Como funciona a compra das dívidas?

Quando você tem uma dívida velha, e que pode até chegar ao ponto de caducar, muitas vezes o banco prefere vender a dívida para recuperadoras. E deixam de ter que fazer todo o processo de cobrança e recuperação.

No momento em que a dívida passa para recuperadora, não muda o valor inicial da dívida dentro dos bancos de dados de inadimplentes, mas muda a possibilidade de negociação. A recuperação de crédito tem como objetivo não só quitar a dívida, mas te ajudar a limpar seu nome e voltar a conseguir crédito. Para isso existe o momento de negociação do valor.

Qual a diferença entre cobrança e recuperação de crédito?

De forma genérica é a abordagem que a empresa tem com você e o tipo de dívida a ser negociado. Em ambos os casos, as empresas entra em contato por mensagem, e-mail ou por ligações.

Quando é uma cobrança de pagamento, a empresa tem como objetivo apenas fazer com que você pague aquela pendência, que pode estar negativada ou não. Você vai ouvir várias ofertas, mas pode ser que nenhuma caiba no seu bolso, e a empresa não vai conseguir o pagamento.

Agora, em caso de recuperação, as empresas têm a preocupação de oferecer alternativas que possam ser uma oportunidade para você negociar o valor e quitar sua dívida. Nesses casos, o tipo de dívida é negativada, eles não trabalham com caso de contas em atraso.

Algumas pessoas odeiam o contato das recuperadoras de crédito, enxergam como um incômodo. No entanto, é um bom momento para você conseguir negociar suas pendências de uma forma que te favoreça.

Como agir quando uma recuperadora entrar em contato?

  • Se não puder conversar ao atender a ligação. Informe o melhor horário para entrar em contato, de preferência quando estiver em casa;
  • Escute a proposta feita para você e valide com seu orçamento;
  • Negocie de verdade! Diga se a proposta está ao seu agrado ou se existem pontos que precisam melhorar;
  • Inclua no seu planejamento o novo acordo e garanta que você vai conseguir cumprir. Se você aceitou a negociação, é preciso manter o combinado até o final;
  • Caso algum imprevisto aconteça e você não consiga cumprir o acordo, entre em contato com a recuperadora.

E aí, entendeu como funciona recuperação de crédito? 🙂
Clique abaixo e conheça nosso canal no Youtube!

Confira nosso canal

Faça a faxina nas suas contas!

NEGOCIE GRÁTIS SUAS DÍVIDAS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora