Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
nome limpo

Qual o prazo para limpar o nome, após o pagamento da dívida?

Paguei a dívida, mas o meu nome ainda está na Serasa! O que fazer?

Ninguém quer ficar muito tempo com alguma restrição no nome. E por isso, o tempo entre o pagamento da dívida e a retirada do nome das listas de inadimplência parece uma eternidade. Mas você sabe qual é o prazo para as empresas retirarem as restrições do seu nome?

A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa.

A empresa também precisa entregar ao cliente um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada.

O prazo acabou e ainda estou com a restrição. E agora?

prazo para limpar o nome 1 - serasa ensinaSe esse é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa. Você vai avisar o que aconteceu e pedir a baixa do seu nome da lista de inadimplência.

Caso a empresa não dê baixa no seu nome, você pode buscar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação formal.

Quando começa a contar o prazo de 5 dias?

Essa é uma pergunta bastante comum. As pessoas se questionam se o banco ou financeira podem alegar que tiveram prazos internos para dar baixa no nome. E a resposta é: não! O prazo começa a contar a partir do pagamento da dívida.

O período para a baixa só pode ser maior se o pagamento for feito com cheque, boleto ou outra maneira que depende de confirmação.

Confira os direitos de quem tem dívidas e não aceite práticas abusivas

Você já consultou o seu nome?

Além do prazo para a baixa no seu nome, outra medida importante é consultar o seu nome. Assim, você vai ter certeza de que não existe outra dívida no seu CPF.

Consultar seu CPF no SerasaConsumidor é grátis e pode ser feito online.

Consulte grátis o seu nome

Continuar lendo
Imagem do autor
Editora do Serasa Ensina e apaixonada por Educação Financeira ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários