Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
nome limpo

Dívida caduca: entenda como funciona

Entenda como funciona dívidas prescritas de instituições financeiras

Muitos de nós já ouvimos falar sobre dívida caduca, não é? Acredito que poucos entendem o que realmente significa. Mas não se preocupe que esse texto veio para sanar suas dúvidas.

Às vezes, a crise é tamanha que podemos nos perder em meio às contas e pendências, acabando por deixar algo passar. Algumas pessoas acreditam que não precisam se preocupar em quitar seus débitos. Essas pessoas acham que as dívidas vão caducar no futuro e deixar de existir. Mas a realidade mostra que não é bem assim.

O que significa dívida caduca?

Dívidas caducas são aquelas que têm mais de 5 anos. Após esse prazo, elas deixam de ficar disponíveis nos birôs de crédito, como a Serasa. Ou seja deixam de ser aparentes para o mercado de crédito.

A regra é clara!
Todas as dívidas têm um prazo determinado para prescrever. Após os 5 anos, as dívidas não podem aparecer nos serviços de proteção ao crédito, como a Serasa.

Então a dívida prescrita deixa de existir?

Na verdade não, e é aí que muitos se enganam. A dívida apenas deixa de ser visível para as outras empresas. Mas com o credor (empresa para a qual você está devendo), a pendência continua em aberto.

Meu nome sai da Serasa, não é?

Sim, após 5 anos a dívida caduca e deixa de existir na base de dados da Serasa.

O que acontece com o Score?

Já que a pendência sai do banco de dados da Serasa, ela para de impactar na sua pontuação.

Preciso pagar a dívida prescrita?

Sim, pois para empresa ou banco, você ainda tem a pendência em aberto. Isso estremece sua relação com a instituição, atrapalhando seu relacionamento futuro.

Como regularizar?

Você precisa negociar diretamente com o banco ou instituição. E também pode pedir uma revisão do contrato para conseguir um bom acordo. Ninguém deixa passar uma oportunidade de desconto, não é verdade?

Agora que as dívidas prescritas não são mais um mistério, você pode se organizar para ter sua situação regularizada, não só na Serasa, mas nas instituições. Qualquer dúvida ou sugestões, é só deixar nos comentários. Se gostou do texto, confira os demais, aqui você aprende como lidar com sua vida financeira de forma prática. 🙂

Confira seus débitos em aberto

Continuar lendo
Imagem do autor

Estudante de Jornalismo, apaixonada por comunicação. <3

ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários