Como limpar o nome em 3 passos simples com a Serasa 

Há várias maneiras de regularizar as dívidas. Confira as dicas! 

Homem com uma conta e seu notebook vendo os passos para limpar o nome

Atualizado em: 31 de janeiro de 2023.

Muitos brasileiros estão com dívidas em atraso. Segundo levantamento da Serasa de novembro de 2022, foram registrados 778 mil novos inadimplentes nesse mês. De acordo com o indicador de inadimplência, são 69,83 milhões de brasileiros com o nome restrito. Assim, como limpar o nome e sair dessa situação?  

Neste post, listamos três passos para aplicar no dia a dia e deixar a inadimplência. Quer conferir cada um deles? Acompanhe o conteúdo: 

1º passo: consulte o CPF 

O primeiro passo é verificar qual é a dívida e se há outras. Sim, há pessoas negativadas que não sabem disso. Isso acontece principalmente quando se muda de endereço e eventualmente se esquece de avisar alguma empresa, como de telefonia. Aí o débito vai ficando sem a pessoa perceber na hora.  

Por isso é importante consultar a situação do CPF gratuitamente. No site ou app da Serasa é possível consultar as pendências no CPF. 

 

2º passo: acesse o Serasa Limpa Nome 

Siga o passo a passo:  

Se ainda não tiver cadastro, basta clicar em “cadastre-se grátis” e preencher os dados. 


3º passo: confira se há ofertas de renegociação

Confira suas dívidas e escolha a melhor opção de negociação: 

  • • No Serasa Limpa Nome, confira as dívidas e se há ofertas de renegociação. 
  • • Escolha como negociar. 
  • • Siga os passos de negociação. 
  • • Clique em "gerar boleto". 
  • • Agora é só realizar o pagamento e pronto! 


Prazo para retirar a dívida do CPF 

Pode levar até 5 dias úteis após o pagamento da dívida para que ela saia da base de inadimplentes da Serasa.

Por que limpar o nome? Veja os motivos

Ter controle da vida financeira é mais vantajoso do que se perder nas dívidas. Então, veja alguns benefícios reais para manter o nome limpo: 


Ter uma vida mais saudável  

Segundo a psicóloga Valéria Meirelles, uma pessoa endividada entra num ciclo de negatividade que começa com a confiança abalada. Em seguida, ela passa por isolamento social, perda de emprego, separação conjugal, e isso pode provocar outros transtornos psicológicos e comportamentais graves, como o desinteresse pela vida.   

Quem tem a vida financeira em ordem em geral tem mais tranquilidade, dorme melhor e adoece menos.  


Relações de qualidade  

Além disso, o descontrole financeiro é uma das principais causas de separação de casais. Por isso, ser transparente com a família em relação às dívidas pode ajudar a trazer mais harmonia em casa. De acordo com Valéria, é importante incluir toda a família como protagonista no uso do dinheiro e dos recursos, pois essa atitude incentiva a responsabilidade coletiva.  

“Gosto de considerar a família como uma tutora de resiliência, um núcleo capaz de produzir uma blindagem emocional na pessoa afetada pelo endividamento”, afirmou Valéria. Na Pesquisa sobre os Impactos do Endividamento no comportamento do brasileiro, os 51% dos respondentes confessaram sentir vergonha de si mesmo quando o assunto é endividamento.  


Produtividade no trabalho  

Estar em dia com as contas faz grande diferença em outras áreas da vida de muitos brasileiros, como o trabalho. Além de ter mais confiança em uma entrevista de emprego, por exemplo, é possível o brasileiro se concentrar melhor nas tarefas profissionais e não se preocupar com as dívidas.  

Por isso, saber como limpar o nome é importante. A pessoa terá mais tranquilidade para se dedicar às tarefas da empresa ou mais ânimo para gerenciar o próprio negócio. Com a vida financeira organizada, fica mais fácil planejar, não é mesmo?   


Construir um histórico positivo 

Além de prover uma análise de crédito mais justa, algumas instituições podem oferecer taxas de juros menores para quem tem o Cadastro Positivo funcionando. O mesmo acontece com quem deseja conseguir empréstimo pessoal ou financiamento para comprar automóvel ou a casa própria.  

No blog da Serasa há vários artigos com dicas para negociar dívidas e sair do sufoco.  

Leia também | Dicas de como negociar dívidas 

Como saber se tenho dívidas além do que posso pagar?

Existem sinais que aparecem antes do descontrole das contas e é importante reconhecê-los. Confira alguns desses sinais. 

  • • Comprou a prazo coisas que antes comprava à vista. 
  • • Passou a usar o cheque especial para cobrir despesas básicas. 
  • • Paga apenas o mínimo do cartão de crédito. 
  • • Resgata o dinheiro da poupança ou pede ajuda de um parente para pagar a parcela de empréstimos. 
  • • Deixa de pagar contas essenciais, como luz, água e gás. 

Assista | Como manter o orçamento saudável

Pagou as dívidas? Agora é hora de poupar mesmo!

Quando as contas saem do controle é preciso parar tudo. Sim, começar do zero sem se desesperar. Para isso, faça um planejamento detalhado de tudo que ganha e gasta. Em seguida, organize o orçamento da família de forma simples e veja quanto pode poupar por mês. 

Também é importante pensar em uma renda extra, fazer economia e juntar as moedinhas. Tudo nessa hora ajuda a reunir o valor necessário para quitar a dívida. Assim, terá clareza sobre o valor mensal com o qual poderá contar para pagar o que deve. Só assine um acordo que possa de fato cumprir. 

Se a empresa não aceitar a proposta, busque ajuda do setor de mediação ou conciliação em um órgão de defesa do consumidor ou de defensoria pública para renegociar o pagamento. O importante é não se desesperar e perseverar nesse processo.  

Lembre-se: se está com dívidas, acesse o Serasa Limpa Nome, cadastre-se e negocie as dívidas com as empresas participantes. 

“Nome sujo na praça” ou “nome sujo”: por que essas expressões são utilizadas?

A expressão “nome sujo na praça” origina-se de um hábito de antigos comerciantes que se reuniam em praças públicas para trocar informações sobre seus clientes, se pagavam certinho suas dívidas ou não.

Desde antigamente (a data ninguém sabe precisar ao certo), o termo "nome sujo", ou “nome sujo na praça”, ganhou popularidade entre os brasileiros. Até hoje é utilizado para se referir a pessoas negativadas e com o CPF em birôs de crédito, como a Serasa. Ainda que esteja presente em nossa cultura, a expressão é inadequada e nem um pouco amigável. O correto é dizer que, ao ter uma "dívida negativada", o consumidor tem uma dívida em seu nome inscrita no cadastro de inadimplentes. 

Também é importante observar que a negativação da dívida não surge da noite para o dia: a empresa credora solicita à Serasa ou a outros birôs de crédito a inclusão de dívida inadimplida no cadastro de inadimplentes. A Serasa envia um comunicado prévio ao consumidor, informando a existência da dívida, e aponta um prazo para regularização. Se isso não acontecer, aí sim o nome pode ser negativado.

O que significa a dívida caducar?

Depois que a dívida completa 5 anos, ela não pode mais ficar nos bancos de dados dos órgãos de proteção ao crédito. Porém, ela não deixa de existir. O banco, financeira ou loja em que o consumidor fez a dívida ainda pode fazer a cobrança, inclusive com juros. Além disso, essa empresa provavelmente negará outro pedido de crédito ao consumidor. 

Entenda mais sobre dívida caduca.

Mais sobre o Serasa Limpa Nome 

Pelo Serasa Limpa Nome, o consumidor pode ter até 90% para negociar dívidas, e o processo leva só três minutos, sem precisar sair de casa. É possível negociar pelo site, aplicativo (iOS e Android) e WhatsApp (11) 99575-2096.

Confira o passo a passo para negociar pelo site ou app: 


1. Confira suas dívidas negativadas e contas em atraso 

O primeiro passo é criar um cadastro gratuito no Serasa Limpa Nome. Ao informar os dados, um login de acesso será gerado para o consumidor consultar o CPF e verificar dívidas ou contas em atraso. 


2. Selecione os acordos disponíveis 

As empresas com as quais o consumidor mantém ou manteve relacionamento podem disponibilizar ofertas de acordo na plataforma. Para aceitar a oferta, basta clicar na tela do computador ou celular e confirmar. Um boleto será gerado para pagamento. 


3. Pague o boleto 

Após pagar o boleto, em alguns dias o consumidor receberá a confirmação por e-mail e no ambiente da plataforma. Todo esse procedimento é realizado de forma 100% segura e com o consentimento das empresas parceiras.