Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
conseguir crédito

Empréstimo consignado, como funciona? Vale a pena?

Saiba quando você deve ou não adquirir um consignado

Como funciona o crédito consignado?

As parcelas são descontadas diretamente do salário ou da aposentadoria. Isso faz com que uma parte da renda fique comprometida antes mesmo do dinheiro chegar na conta do consumidor. Se não for bem pensado, isso pode dificultar o seu planejamento e aumentar os gastos com o pagamento de juros, podendo até mesmo levar ao superendividamento. Se você já está endividado, acesse o Limpa Nome para renegociar suas dívidas e limpar seu nome.

Segundo o Banco Central, hoje em dia mais de 20% da renda das famílias brasileiras é usada só para pagar as parcelas de suas dívidas – o que inclui os juros, um número que dobrou de tamanho nos últimos dez anos e continua crescendo

Quando vale a pena pegar empréstimo consignado?

Crédito pode ser um aliado ou um inimigo para o seu orçamento. Entenda quando vale a pena pegar empréstimo consignado ou quando  esse crédito pode fazer você apenas se enrolar ainda mais.

O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, por isso é uma mão na roda em várias situações. Quem trabalha com carteira assinada, é aposentado, pensionista do INSS ou funcionário público pode acessar o empréstimo com facilidade. Mas é preciso cautela na hora de contratar. Para usá-lo a seu favor, fique atento ao seu funcionamento e às situações em que ele pode ser seu aliado ou inimigo.

Veja também:
Como usar melhor o cartão de crédito
Confira as novas regras do cartão de crédito
Veja dicas para evitar uma dívida cara

Para conseguir sair das dívidas ou realizar seus sonhos, às vezes é preciso ter algum tipo de crédito na praça. Confira os prós e contras do empréstimo consignado para saber se este é o melhor caminho para você:

Vantagens do crédito consignado

Taxas de juros menores

Com taxas inferiores às das demais linhas de crédito do mercado, o consignado pode ser útil em uma situação emergencial, como a compra de um medicamento mais caro ou conserto de um vazamento de água em casa, por exemplo. Confira as taxas praticadas pelo mercado no site do Banco Central.

Facilidade para contratar

Como o banco tem a garantia de recebimento, há pouca burocracia para contratar e a liberação do dinheiro na conta é rápida. O ideal é que todas as suas dívidas não superem 20% do que você ganha – a não ser que você esteja financiando um imóvel: neste caso, o limite para suas dívidas é de 30%.

Prazos mais longos

As instituições financeiras costumam oferecer prazos de pagamentos mais longos no empréstimo consignado. Em alguns casos, os bancos oferecem até 120 meses para pagar.

Desvantagens do crédito consignado

Risco de perder o emprego

Se você trabalha em uma empresa privada, caso fique desempregado, terá de quitar o empréstimo de uma vez só ou trocar o consignado por outro empréstimo, que custa mais caro. Além disso, é comum o contrato de consignado prever o desconto de até 30% do valor que você irá receber na rescisão. Confira as regras atentamente com o banco antes de assinar o contrato.

Dívida de longo prazo

Imprevistos acontecem o tempo todo. Se um deles pegar você de surpresa e você ainda tiver o consignado descontado de seu salário por muitos meses, terá outra opção para resolver seu problema sem entrar em mais dívidas? Reflita antes de contratar.

Sem chance de adiar

O desconto será feito diretamente de seu pagamento, portanto, você não poderá adiar ou suspender o débito. Você também poderá encontrar mais dificuldade para renegociar o empréstimo, caso surja essa necessidade.

Agora que você já conhece os prós e contras, veja as situações em que vale ou não a pena usar o crédito consignado. E você já se endividou, aproveite nossas dicas sobre como negociar a dívida.

Quando vale a pena usar o crédito consignado?

– A parcela cabe no seu bolso, não comprometendo o pagamento de outras contas que você já tem.

– Você tem uma dívida cara, no cheque especial ou no rotativo do cartão de crédito, por exemplo. Como os juros são muito maiores nessas duas modalidades, é vantajoso usar o consignado para quitá-las, reduzindo assim o valor total que irá pagar de juros.

– Você vai começar um negócio ou pretende fazer uma pequena reforma em casa. Nessas situações, o consignado pode ser uma ótima alternativa, pois permite financiar os materiais em um prazo mais longo.

Quando não vale a pena usar o crédito consignado?

– Você contrata para pagar compras do dia-a-dia. Se você precisa recorrer a empréstimos para isso, o mais adequado é rever seu orçamento, cortar gastos ou aumentar sua renda.

– Usar o dinheiro do empréstimo consignado para fazer uma aplicação. Ainda que mais baixos, os juros do crédito consignado são muito superiores ao rendimento de qualquer aplicação oferecida pelas instituições financeiras.

– Alguém te pedir dinheiro emprestado. Se um familiar ou amigo pedir para contratar o empréstimo em seu nome, não aceite. Essa pessoa pode acabar se enrolando e quem irá pagar a dívida é você.

Se você é aposentado ou pensionista, confiras as regras definidas pelo INSS para o empréstimo consignado. Confira, também, o que o Procon tem a dizer sobre este assunto.

Continuar lendo
Imagem do autor

Jornalista, apaixonada por educação financeira e curiosa por todas as formas de comunicação <3

ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários