Empréstimo Bolsa Família: entenda como funciona

O empréstimo Bolsa Família, modalidade de crédito consignado para os beneficiários do programa, terá novas regras em 2023.

pessoas aproveitando com bolsa familia


Autor: Fernanda Araujo

Atualizado em 28 de fevereiro de 2023

O empréstimo Bolsa Família é uma modalidade de crédito consignado liberada para os beneficiários do programa em setembro de 2022, mas suspensa no começo de 2023 para que novas regras fossem definidas. As condições atualizadas já foram divulgadas, mas a Caixa Econômica Federal ainda não liberou novos empréstimos. 

O Bolsa Família, programa social criado em 2003 pelo governo federal, hoje ajuda na renda de cerca de 22 milhões de famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. O programa foi chamado de Auxílio Brasil nos últimos anos, mas vai retomar o nome de Bolsa Família. 

O empréstimo Bolsa Família é de crédito consignado, ou seja, as parcelas são descontadas automaticamente do benefício. Apesar de novas ofertas de crédito estarem suspensas pela Caixa, os contratos já realizados seguem válidos, com o pagamento das prestações descontado mensalmente do benefício. 

A Caixa não é a única instituição financeira autorizada pelo governo a liberar os empréstimos, mas é a principal: 80% do crédito consignado para beneficiários do programa foi feito via Caixa. 

O que muda no empréstimo Bolsa Família

O crédito consignado passou por uma revisão dos juros e da porcentagem de comprometimento da renda. O objetivo das novas regras é evitar o endividamento das famílias. As mudanças foram divulgadas no Diário da União dia 9 de fevereiro de 2023. Confira quais são: 

Quais as condições para solicitar o empréstimo?

Em princípio, as regras para solicitar o empréstimo Bolsa Família continuarão as mesmas que as aplicadas em 2022. Veja as condições principais:  

Ser o responsável familiar do benefício. 

Ter recebido pelo menos 3 parcelas do benefício. 

Ter margem consignável disponível suficiente. 

Não ter pendência de comparecimento nas convocações do Ministério da Cidadania, nem data de finalização do benefício. 

 

Como funcionava o processo? 

Até 2022, quem solicitava o empréstimo pela Caixa passava pelas seguintes etapas: 

Solicitação feita pelo aplicativo Caixa Tem, lotéricas, correspondentes Caixa ou agências. 

Se o pedido fosse aprovado, o valor estaria disponível em até 48 horas úteis, depositado na mesma conta da Caixa em que o usuário recebe o benefício. 

O valor mensal do benefício ficava reduzido, já que as parcelas do empréstimo eram descontadas do auxílio nos meses seguintes. 

Diferença entre o empréstimo do Bolsa Família e o Programa Progredir

Para trabalhadores de baixa renda que desejam empreender, o governo mantém o Programa Progredir, com oferta de cursos gratuitos de qualificação profissional e também acesso ao microcrédito produtivo orientado.  

No Progredir, um financiamento é liberado exclusivamente para a atividade empreendedora, como a criação ou a manutenção de pequenos negócios. Diferentemente do empréstimo Bolsa Família, esse programa de microcrédito não permite que o dinheiro seja usado para gastos pessoais ou para pagar dívidas. 

Para ter acesso ao microcrédito é preciso estar inscrito no CadÚnico, o cadastro de programas sociais do país, e se cadastrar no site do Progredir. O programa atua como facilitador do financiamento, encaminhando o pedido de crédito às instituições financeiras parceiras, que irão avaliar o perfil do empreendedor. Atualmente, o valor máximo do microcrédito produtivo orientado é de R$21.000.  

Assista | Veja como se inscrever no Cadastro Único

Pesquise oportunidades de empréstimo

Para buscar quais oportunidades de empréstimo estão disponíveis para o seu perfil, sem vínculos com os programas sociais, acesse o Serasa Crédito. O serviço da Serasa pesquisa ofertas de cartão de crédito, empréstimo pessoal e empréstimo com antecipação do FGTS de forma online e gratuita.  

Com a plataforma, é possível buscar as melhores opções e compará-las sem sair de casa. Lembramos que não há garantias de que um empréstimo seja ofertado para seu CPF. A análise de crédito é feita 100% pelos nossos parceiros.  

Veja como fazer a pesquisa: 

1. Acesse o Serasa Crédito 

Acesse o site do Serasa Crédito ou o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store, e informe seu CPF e senha. Se você ainda não tem cadastro, pode fazer na hora. É rápido e gratuito. 

2. Complete seu perfil 

Ao concluir o login, clique em “atualizar perfil” e preencha com todos os dados solicitados. Isso ajudará você a encontrar as melhores alternativas de crédito. 

3. Faça uma simulação 

Escolha o tipo de crédito que você procura: cartão, empréstimo ou empréstimo FGTS. O Serasa Crédito buscará ofertas para seu perfil junto às instituições financeiras parceiras. 

4. Confira e compare opções 

Se optou pela opção “empréstimo”, simule o valor desejado e confira as opções disponíveis, caso haja ofertas. Para conhecer mais cada opção, basta clicar em "Detalhes da oferta". 

5. Finalize a contratação 

Após avaliar as opções disponíveis, se houver, é hora de escolher a oferta ideal. Clique em “Solicitar” e aguarde a análise. Em caso de aprovação de crédito, a contratação é finalizada de forma fácil e em poucos minutos. 

O acesso ao Serasa Crédito é gratuito. Assim, você pode buscar e comparar online as opções de crédito sempre que quiser, sem pagar nada por isso. 

Conheça mais dicas no SuperApp Serasa e, ainda, tenha em suas mãos diversos serviços!