Como proteger seus documentos no Carnaval

Em eventos com muita gente reunida como o Carnaval, há riscos de distrações e assaltos que provocam transtornos. Saiba o que fazer em caso de perda ou roubo de documentos.

rapaz mexendo no celular


Autor: Clara Aguiar

Atualizado em 10 de fevereiro de 2023

Conhece alguém que já perdeu muito mais que a dignidade e o juízo no Carnaval? É um clássico, não é? Em grandes eventos como o Carnaval, o risco de perda ou roubo de documentos cresce bastante.  

Se seu documento for perdido no meio da folia, a chance de você ser vítima de alguma dessas fraudes também aumenta, então é preciso tomar cuidado. Para evitar passar raiva nessa época que deve ser só de alegria, vamos dar dicas de como proteger seus documentos no Carnaval. 

Antes de explicar o procedimento padrão para quem perdeu o documento e dar dicas de como evitar essa dor de cabeça, dá uma olhada neste bloco: Bloco Quem Procura Acha: a Serasa oferece o serviço de registro provisório de perda ou extravio de documento. É um site gratuito da Serasa, que possibilita o registro da perda para que o seu CPF fique protegido mesmo quando algum documento seja desviado durante as festas carnavalescas. 

Caso você tenha encontrando um documento perdido, também é possível fazer o registro pelo site.

Assista I Celular ou documentos perdidos: o que fazer

Veja como fazer o alerta provisório para a Serasa no passo a passo:

  • Acesse o site.

  • Preencha seu nome, CPF e RG.  

  • Cadastre as informações do documento que perdeu como RG, CPF, título de eleitor ou CNH, outros. 

  • Pronto! As informações ficam salvas por 30 dias ou até que você encontre e descadastre. 

Legal, não é? Se você precisar do site, já sabe onde registrar a perda do documento. Mas a nossa torcida é que não aconteça. Por isso, vamos ajudar você a pular Carnaval sem preocupação.  

Cuidados para proteger seus documentos no Carnaval


  • Leve apenas o necessário. 

Imagina só a cena: um calor daqueles, todo mundo correndo atrás do trio, se esbarrando cheio de suor e você lá carregando um montão de coisas em uma mochila ou bolsa enorme. Não dá, né? Na hora de se arrumar para o bloquinho, festa ou qualquer evento de carnaval, lembre-se: menos é mais. Leve com você apenas o extremamente necessário. Assim você fica mais leve para curtir e elimina o risco de perder o que deixar em casa. Se for a algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada. 


  • Guarde bem seus pertences. 

Depois de deixar em casa o que não precisa, escolha um local seguro para guardar um documento com foto e um pouco de dinheiro vivo. O ideal nesses casos é uma doleira, que pode ser colocada por baixo da roupa, ou uma pochete que fique o tempo todo colada ao corpo.  


  • Atenção com os documentos 

Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados. Do mesmo modo, não deixe que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a justificativa de efetuar o pagamento. 


  • Não leve mais de um cartão. 

Caso você tenha mais de um cartão, é melhor escolher só um para levar. Tome cuidado ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos. Assim como com os documentos, o risco de perda ou roubo de cartões também cresce bastante no Carnaval. Todo cuidado é pouco! Se mesmo tomando todos esses cuidados você ainda perder algum documento, não se desespere. Temos um passo a passo para ajudar! 

Saiba o que fazer em caso de perda de documentos:

É importante fazer o boletim de ocorrência em caso de perda ou roubo de documento para dificultar a ação dos fraudadores que possam usar seu nome. O governo federal criou uma página para agregar os canais de delegacias virtuais em alguns Estados. O serviço da Delegacia Virtual do Ministério da Justiça e Segurança Pública está disponível para o registro das ocorrências apenas dos Estados que aderiram ao programa. 

Até dezembro de 2022, o portal integrava o serviço para os seguintes Estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima, Sergipe e Tocantins. Para os demais Estados, o cidadão deve acessar o site do governo estadual e procurar por registro de boletim de ocorrência. 

Leia também I Como abrir um BO online 

Alerta de documentos

Cadastre um alerta gratuito na Serasa. Com o alerta, a Serasa pode informar às empresas que consultam nossos produtos sobre a perda ou roubo da documentação, o que ajuda a evitar fraudes. O alerta provisório tem 30 dias de validade, depois é preciso registrar o alerta permanente.  

Com essas dicas, você conseguirá aproveitar qualquer festa sem dor de cabeça! Gostou das dicas? Compartilhe com os amigos, grupos, familiares e todo mundo que merece passar o Carnaval com mais segurança! 

Monitore o CPF e o CNPJ

Outra dica importante para o período de feriados como o de Carnaval é contar com um serviço de monitoramento de CPF. Assim como você pode perder documentos na rua ou na festa, um hacker pode roubar suas informações pessoais e você nem desconfiar. Por isso, é importante estar atento para não fornecer informações sem conhecer a finalidade e evitar preencher cadastros no impulso. 

Para tomar a dianteira e correr menos riscos, existe uma ferramenta completa que pode evitar fraudes, monitorar seus dados e prevenir problemas relacionados a golpes. O Serasa Premium é a solução mais segura e completa para cuidar dos seus dados, da sua identidade e do seu crédito: ele oferece monitoramento dark web, CPF, CNPJ e Score, avisando tudo que acontece com seus dados 24 horas por dia. 

Você pode fazer isso com a consulta gratuita na Serasa com regularidade ou ainda com a assinatura do Serasa Premium, que permite o monitoramento completo. Só o assinante tem atendimento exclusivo na Serasa e controla se seu Serasa Score pode ou não ser consultado pelo mercado. O Premium também avisa sempre que: 

• seu CPF e CNPJ for consultado;  

• seu Serasa Score variar;  

• seus dados vazarem na Dark Web.  

Conheça o Serasa Premium e realize o monitoramento do CPF e CNPJ