Conhece alguém que já perdeu muito mais do que só a dignidade e o juízo no carnaval? É um clássico, não é? Em grandes eventos como o carnaval, o risco de perda ou roubo de documentos cresce bastante. É importante lembrar que, no Brasil, a cada 16 segundos acontece uma tentativa de fraude. Se o seu documento for perdido no meio da folia, a chance de ser vítima de alguma dessas fraudes também aumenta, então é preciso ficar atento. Para evitar que você passe raiva nessa época que deve ser só alegria, vamos te dar dicas valiosas de como proteger seus documentos no carnaval.

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

Antes de explicar o procedimento padrão para quem perdeu o documento e dar dicas de como evitar essa dor de cabeça, dá uma olhada neste bloco:

Bloco Quem Procura Acha, é um site gratuito do Serasa Consumidor, que possibilita o encontro de quem perdeu com quem encontrou algum documento durante as festas carnavalescas.

Passo a passo:

  1. Acesse o site;
  2. Dê as informações do documento que perdeu ou que encontrou;
  3. Caso as informações batam, um aviso aparecerá na tela informando que alguém está com o documento ou que alguém manifestou que perdeu o mesmo documento, indicando o “Opa, acharam!”;

Legal, não é? Se você precisar do site, leia todo o regulamento para tirar suas possíveis dúvidas. Agora vamos te ajudar a pular carnaval menos preocupado. Se liga nas dicas:

Cuidados para proteger seus documentos no carnaval

  • Leve apenas o necessário
  • Imagina só a cena: um calor daqueles, todo mundo correndo atrás do trio, se esbarrando cheio de suor e você lá carregando um montão de coisas em uma mochila ou bolsa enorme. Não dá, né? Na hora de se arrumar para o bloquinho, festa ou qualquer evento de carnaval, lembre-se: menos é mais. Leve com você apenas o extremamente necessário. Assim você fica leve e solto para curtir e elimina o risco de perder o que você deixar em casa. Se for para algum lugar que não solicita documento original, procure ir com uma cópia simples ou autenticada;

  • Guarde bem seus pertences
  • Depois de eliminar o que não precisa, escolha um local seguro para guardar um documento com foto e um dinheirinho. O ideal nesses casos é uma doleira, que você pode colocar por baixo da sua roupa ou uma pochete que fique o tempo todo colada ao seu corpo. Assim você vai ter mais controle das suas coisas e se proteger no carnaval.

  • Atenção nos seus documentos
  • Não perca de vista seus documentos de identificação quando solicitados. Do mesmo modo, não deixe que atendentes de lojas e outros estabelecimentos levem seus cartões bancários para longe de sua presença sob a desculpa de efetuar o pagamento;

  • Não leve seus cartões
  • Caso você tenha mais de um cartão, é melhor escolher só um para levar. Tome cuidado ao digitar a senha do cartão de débito/crédito na hora de realizar pagamentos, principalmente na presença de desconhecidos. Assim como com os documentos, o risco de perda ou roubo de cartões também cresce bastante no carnaval. Todo cuidado é pouco!

Se mesmo tomando todos esses cuidados, você ainda perder algum documento, não se desespere. Temos um passo a passo para te ajudar!

Em caso de perda de documentos:

  • Procure a delegacia mais próxima e faça o boletim de ocorrência – é importante fazer BO em caso de perda ou roubo de documento para dificultar a ação dos fraudadores que podem usar seu nome.
  • Cadastre um alerta gratuito na Serasa. Com o alerta, a Serasa pode informar para as empresas que consultam nossos produtos sobre a perda ou o roubo da sua documentação, o que ajuda a evitar fraudes. Confira o link abaixo:

Faça o alerta de documentos grátis

Veja o depoimento de quem já foi vítima de fraude!

Com essas dicas, você conseguirá aproveitar qualquer festa sem dor de cabeça! Outro cuidado que você pode ter é monitorar o seu CPF e seu Score, com o Serasa Antifraude. Assim, você vai ser avisado por e-mail e SMS sempre que alguma empresa consultar o seu nome. Além disso, você é notificado em caso de possível negativação.

Confira os planos do Serasa Antifraude

Agora que você sabe como curtir o carnaval protegido, é só se jogar! Não esqueça de se hidratar, usar roupas leves e abusar do glitter. Gostou das nossas dicas? Compartilha com seus amigos, seus grupos, sua família e com todo mundo que merece passar o carnaval com mais segurança!

Segue que é sucesso!
Como economizar dinheiro no Carnaval
Como ganhar dinheiro no Carnaval

Proteja o seu nome com Serasa Antifraude!

CONHEÇA OS PLANOS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora