Ter documentos clonados é a dor de cabeça de muita gente. Com a facilidade de encontrar dados pessoais expostos na internet, muitas pessoas procuram a justiça para solucionar casos como este. Afinal, imagina o estrago que pode ser feito com outra pessoa usando números do seu CPF, RG ou até passaporte. Para saber como se proteger, é importante entender o que é clonagem de documentos.

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

O que é documento clonado?

A clonagem de documentos é feita por meio da digitalização do mesmo. Depois de digitalizado, o documento sofre pequenas alterações com um programa de edição de imagem. Dessa forma, os fraudadores usam seus dados e incluem informações que são necessárias para que o golpe não seja comprovado.

Após isso, o criminoso usa seu documento como se fosse dele e aplica golpes ou faz aquisições em seu nome, no qual ele não pretende pagar. O que pode sujar seu nome no mercado.

Onde você pode ser clonado?

  • Na gráfica, ao tirar uma cópia do documento;
  • No aeroporto, pessoas podem se passar por funcionários e pedir para verificar seu documento;
  • Ao baixar um aplicativo no celular;
  • Ao realizar cadastros em sites falsos.

Basicamente, se você não cuidar bem do seu documento e estar sempre de olho caso precise entregá-lo a alguém, pode estar sujeito a sofrer uma fraude.

O que fazer se meu documento foi clonado?

A primeira coisa que você precisa saber ao perceber que seu documento foi fraudado é seguir os itens abaixo, assim você consegue provar que o documento não está sendo usado apenas por você.

  1. Vá até a delegacia mais próxima e faça um B.O. (boletim de ocorrência);
  2. Em suspeita ou confirmação de uso indevido do documento, junte comprovantes para provar que não era você a usar o documento em determinada situação;
  3. Faça um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Acesse Alerta de Documentos Serasa.

Saiba como se proteger

Para se proteger em espaços físicos a dica é: nunca saia de perto do seu documento. Mantenha os olhos atentos e suspeite caso peçam para tirar uma cópia longe de você.

Agora se você quer estar um passo à frente, e saber se seus documentos como RG, CPF e passaporte, vazaram na internet. O Serasa Antifraude ajuda você a monitorar seu CPF e Score 24h por dia, além de monitorar seus documentos na Dark Web. Assim, você pode tomar as devidas providências e evitar maiores dores de cabeça.

Segue que é sucesso!
Clonagem: saiba os perigos de ter seus dados clonados
Evite fraudes no cartão de crédito: saiba como se proteger
Aprenda a criar senha forte e proteger suas informações

Compartilhe esses textos com os amigos e ajude todo mundo a saber o que fazer caso tenha os documentos clonados. 🙂

Proteja o seu nome com Serasa Antifraude!

CONHEÇA OS PLANOS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora