Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
cpf protegido

Como saber se estão usando o meu CPF?

Saiba o que pode acontecer em caso de fraude no seu nome

A cada 15 segundos uma tentativa de fraude acontece no Brasil. Uma boa maneira de evitar problemas é ter certeza que nenhum estelionatário está usando seu nome, mas você deve se perguntar “e como saber se estão usando o meu CPF?”, veja nossas dicas simples de o que você pode fazer para não entrar para essa estatística.

Lidar com cobranças de bancos e empresas, regularizar o nome negativado e ficar com a reputação limpa no mercado de crédito são situações que demandam esforço e paciência. Agora imagine gastar energia para isso por causa de uma dívida que não foi você quem fez. Essa é a realidade de quem tem o CPF fraudado. Por mais que muita gente pense que essa seja uma situação rara de acontecer, a estatística mostra o contrário. Segundo apurado pela Serasa, a cada 14,8 segundos um brasileiro é vítima de fraude.

Como saber se estão usando o meu CPF?

A forma mais eficaz de prevenir esse tipo de situação é consultando o seu CPF regularmente. Caso você não sabia como fazer, é só olhar o passo a passo que a gente fez sobre consultar o nome da Serasa, é fácil e grátis. Ao criar o hábito de checar o documento a cada semana, por exemplo, você pode se resguardar e entrar em contato com as empresas ou instituições financeiras antes de ter o nome negativado indevidamente.

Se quiser um acompanhamento mais constante, isso é possível por meio do serviço Antifraude. Com ele, você recebe alertas sempre que seu CPF for consultado para compras ou empréstimos, quando uma empresa é aberta com o seu CPF, quando seu nome estiver perto de ser negativado ou quando o nome for retirado do cadastro de inadimplência.

Proteja seu CPF

 

Não dê seu CPF para qualquer um

Além desses cuidados de monitoramento, vale a pena reforçar algumas dicas importantes para evitar fraudes. O CPF é um documento importante demais para ser divulgado em qualquer situação. Em muitos casos ele é solicitado sem que haja necessidade. Casos em que você não precisa fornecer o CPF:

Por fim, mas não menos importante, em caso de perda ou roubo de seus documentos, registre boletim de ocorrência e informe a Serasa para que você possa se resguardar em caso de uso fraudulento dos seus documentos.

Seu nome é seu maior bem!

Os cuidados que citamos acima são importantes não somente para evitar que seu nome fique sujo por causa de uma fraude. Manter o seu CPF limpo e seguro é fundamental para que o mercado veja você de uma forma positiva. Isso é importante para facilitar sua vida quando você precisar, por exemplo, tomar um empréstimo ou financiar um bem. Bons hábitos financeiros são determinantes para que você tenha uma boa pontuação de Score. No mercado, ele usado como uma espécie de termômetro para avaliar o quão bom pagador você é.

Ainda não sabe qual seu Score? Clique no botão abaixo e veja sua pontuação agora mesmo e de graça 🙂

Veja seu score

Veja também
Dicas para evitar fraudes nas compras online
Como funciona o Antifraude da Serasa

Continuar lendo
Imagem do autor
Editora do Serasa Ensina e apaixonada por Educação Financeira ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários