Você já recebeu um e-mail ou uma mensagem com oportunidade de ganhar um prêmio legal ou uma proposta fantástica? Além do risco de baixar um vírus no seu computador ou celular, você precisa tomar cuidado com as fraudes online.

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

A cada 17 segundos um brasileiro é vítima de tentativa de fraude! Para se ter uma ideia, o comércio eletrônico tem mais de R$ 3.600 tentativas de fraude por minuto.

Como funciona o Serasa Antifraude

O ex-hacker Daniel Nascimento utiliza seus conhecimentos em tecnologia para dar dicas sobre segurança digital. Confira como se proteger na internet.

Cuidado e prevenção para evitar fraudes online

Senha segura

A primeira dica do ex-hacker é manter senhas diferentes para cada serviço que você tenha. Não adianta ter uma “senha perfeita”, se você utilizar a mesma senha para todos os e-mails, redes sociais, serviços e aplicativos.

Caso um serviço seja atacado por um hacker, todos os seus dados ficarão vulneráveis, e você poderá ser vítima de uma fraude online.

Mensagens e e-mails

Não abra e-mails duvidosos ou mensagens de procedência estranha no celular nem no computador. Desconfie de mensagens com o assunto “atualize seu cadastro” ou “você ganhou um cartão com R$ 1.500 de crédito”.

Na dúvida, não abra a mensagem e entre em contato com o remetente, afirma Daniel Nascimento.

Lojas confiáveis

O comércio eletrônico é um outro ponto de atenção para os consumidores. É fundamental comprar apenas em lojas confiáveis. Elas precisam ter informações de contato e ser bem avaliadas por outros consumidores.

Nascimento sugere que, antes de fazer qualquer compra, você pesquise em sites de reclamações para saber a reputação da loja.

Internet banking

Também é preciso ter atenção ao acessar e sair do internet banking. A maioria das pessoas apenas fecha o navegador com o “x”. Sendo que o mais seguro seria clicar em “sair” quando termina de consultar o que precisa.

Segundo o ex-hacker, ao fechar o navegador sem fazer o logout, você cria uma janela de oportunidades para fraudadores.

Antivírus

Além do risco de cair em fraudes online, você precisa se prevenir para não cair em outros golpes. Por isso, a dica de Nascimento é manter o sistema operacional e o antivírus sempre atualizados.

BO é fundamental também para perda de documentos

Quem teve RG e CPF roubados tem o dobro de chances de ser vítima de fraude. Se você perdeu seus documentos ou foi vítima de assalto ou furto, faça o Boletim de Ocorrência e registre a perda também na Serasa Online.

Muita gente pula esse passo – acreditando que não vai recuperar os documentos – e só pede uma segunda via. O BO e o registro na Serasa são importantes para se proteger em caso de uso indevido dos documentos.

Outra recomendação importante, principalmente se você já tiver sido roubada ou perdido seus documentos, é checar constantemente o seu CPF. Pelo site da Serasa, você pode consultar gratuitamente e acompanhar se o seu CPF está sendo usado de forma indevida.

Se quiser ter mais tranquilidade, outra opção é usar o Serasa Antifraude – um serviço de monitoramento de CPF. A ferramenta emite alertas a cada vez que alguma consulta é feita com o documento. Esse acompanhamento em tempo real permite que você fique sabendo de imediato se acontecer alguma tentativa de fraude.

Assine o Antifraude

Proteja o seu nome com Serasa Antifraude!

CONHEÇA OS PLANOS

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora