Com o mundo cada vez mais digital, acabamos por ter menos contato com o dinheiro, não é mesmo? Seja pela praticidade, pela segurança,, ou pelo avanço da tecnologia que fez do dinheiro também eletrônico. Saudade daquele tempo em que a carteira ficava estufada no começo do mês? Pois é, parece que esse tempo não volta mais.

Porém, essa fase da carteira cheia foi muito importante para as gerações passadas. Afinal, pelo fato de poder manusear o dinheiro, foi possível perceber como se esgota rápido se não ficar atento.

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

Contato com o dinheiro

Ao pensar neste assunto, um grupo de professores de uma escola de Palmas, capital do Tocantins, criou um projeto. A intenção é que os alunos do Ensino Fundamental I, pudessem de fato ter contato com o dinheiro. E por isso, criaram um projeto incrível que realmente transformou todo o ambiente escolar.

O projeto

Para solucionar vários problemas da escola, os professores utilizaram da educação financeira. Criaram um projeto onde cada atividade tinha um valor em dinheiro fictício. O dinheiro foi impresso na própria escola, e por segurança, também foi carimbado para evitar fraudes. Com esse dinheirinho, os alunos poderiam, mais tarde, usá-lo no evento que acontece duas vezes por ano na escola, e pagar suas comidas, bebidas, brinquedos, gibis e até ingressos para brincar em camas elásticas.

Os resultados

O principal ganho com o projeto, foi a mudança de comportamento dos alunos. A perda do dinheirinho pelos maus hábitos financeiros provocou uma mudança significativa e gerou consciência nos gastos. Além disso, todos os alunos começaram a ter mais disciplina com as obrigações escolares, como as tarefas de casa e participar mais em sala de aula.

Consulte grátis seu Score

Além de contribuir para melhoria do comportamento em classe, o contato com o dinheiro em célula foi importante para as crianças entenderem a importância de saber cuidar do seu dinheiro e o quanto essa organização contribui para elas alcançarem seus desejos. Esse contato gerou ao alunos o interesse pelo empreendedorismo e começaram a trazer brinquedos que não brincavam mais, para vendê-los aos colegas.

Segue que é sucesso!
Educação financeira e alimentos: aprendizado com PIZZA
Alunos de São Carlos vencem competição de jogo financeiro
Educação financeira na escola: Como gastar pouco dinheiro?

Viu só como é importante as crianças terem contato com o dinheiro? São muitos ganhos e muitos benefícios! Tem um projeto parecido? Conta pra gente aqui nos comentários, e quem sabe, chegamos até você! Valeu!

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora