Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

Planejamento financeiro é ponto pra você

Dinheiro no bolso é bom demais. Também é verdade que ele foi feito para ser gasto, e ajuda a aproveitar a vida. Mas não adianta nada usar o dinheiro sem nenhum controle, se no final do mês você vai se culpar por ter gastado mais do que poderia. Pra impedir que isso aconteça, só existe uma solução: Planejamento Financeiro. Ou se preferir, “Botar tudo na ponta do lápis”.

Algumas pessoas pensam que planejamento financeiro é algo que te obriga a não gastar o seu dinheiro, quando na verdade é exatamente o contrário: planejar é gastar dinheiro sim, mas de maneira consciente e organizada. Desse jeito, você vai conseguir descobrir quais gastos na sua vida estão sendo excessivos, e quais hábitos de consumo você precisa mudar.

Planejamento financeiro é tranquilidade para o seu futuro

Um bom plano para o seu dinheiro ajuda você a gastar menos do que recebe, viver bem, e ainda guardar para realizar os seus projetos de vida.

Dicas para você começar seu planejamento finaceiro

Faça as contas!

Anote o quanto de dinheiro você ganha por mês. Apenas o que é garantido na sua renda. Depois, escreva todas as suas despesas fixas, que são aquelas que você sabe que vai ter, como aluguel, energia elétrica, parcelas do carro. Junto com elas, inclua as despesas variáveis: gastos com alimentação, emergências médicas, conserto do carro. Se parecer difícil, siga nosso passo a passo sobre como montar seu orçamento.

Aí, é só comparar. Se as suas despesas forem menores do que as receitas, ótimo. Reserve o que sobra para investir nos seus projetos. Mas se as despesas forem maiores do que o dinheiro que você ganha, comece de novo. Procure eliminar tudo aquilo que não for necessário, e buscar opções mais baratas no seu orçamento.

Dê preferência ao dinheiro vivo

Pague suas contas com dinheiro. Isso ajuda você a saber se está gastando mais do que o necessário.

Controle-se

Não compre por impulso. Se não planejou, evite comprar na hora que encontrar um produto em promoção. Pense melhor, pesquise, e se realmente for necessário, compre depois.

Pense no Futuro, Sempre!

Planejar as futuras despesas é o melhor jeito de alcançar suas metas. Faça uma lista do que você gostaria de realizar nos próximos seis meses. Ter metas é muito bom para você! Pesquise o valor necessário de acordo com o tempo que falta e calcule o quanto você precisa guardar todo mês até alcançar o valor total.

Cadastre-se para saber qual é o seu Score de Crédito

Basta entrar no site do Serasa Consumidor e incluir os seus dados. Você vai saber qual é a sua pontuação e também como melhorar seu Score. Com a organização da sua vida financeira, mais fácil poderá ser na hora de aprovar aquele tão sonhado financiamento.

São dicas fáceis de seguir. Mas dependem do seu comprometimento, e de uma nova mentalidade: O Respeito pelo seu dinheiro. Sem estresse, sem dívidas negativadas, com mais crédito no mercado, e claro, e muito mais perto de tudo aquilo que você sempre quis.

Saiba seu Score agora

Continuar lendo
Imagem do autor

Editora do Serasa Ensina e apaixonada por Educação Financeira

ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários