Sabe quando você financia um veículo e ele mesmo é dado como garantia para o banco ou financeira? Pois é, enquanto você não termina de pagar o empréstimo, ele é um carro alienado. Isso significa que o banco pode retomar o bem caso você deixe de pagar as parcelas combinadas.

Em geral, quando o consumidor fica inadimplente as parcelas, ele prefere repassar o carro para outra pessoa. E assim, quitar a dívida ou, pelo menos, reduzir o valor devido para a financeira.

  • A dívida precisa ser quitada antes de repassar o carro para alguém;
  • Se o objetivo for transferir a dívida, comprador e vendedor deverão ir ao banco que financiou o carro. Lá, o gerente vai analisar o crédito do novo proprietário para aprovar ou não o negócio.

Os consumidores precisam ter muita atenção ao fazer esse tipo de negócio. Para ter mais segurança sobre o negócio, você pode consultar o nome do comprador ou vendedor do carro. Assim, você tem mais informações sobre a saúde financeira da pessoa com quem está negociando.

Outra dica é não confiar em contratos de gaveta, porque eles não têm validade. Ou seja, se o comprador deixar de pagar o financiamento, a cobrança vai ser feita no seu nome.

Quais são os riscos de se comprar um carro alienado?

Só porque o carro é alienado não significa que é um risco para quem compra nem para quem vende. Mas você precisa ficar atento para que seja feito um contrato com a financeira ou o banco.

Não se esqueça de passar o veículo para o nome do novo comprador. Isso é importante para evitar que o seu nome fique negativado por causa do negócio.

Isso também vale para as eventuais multas. O comprador tem que tomar muito cuidado para não receber as multas de “presente”. Para não ter essa dor de cabeça, você pode consultar antes da compra se o carro tem alguma multa. É só fazer a pesquisa no site do Detran do seu Estado.

Agora que você sabe o que é um carro alienado, que tal checar se vale a pena ter um veículo próprio? Acesse já e veja quanto custa o seu carro.

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora