Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

Crediário: o que é e como funciona?

Descubra se o crediário ainda é uma alternativa de financiamento para você.

Você já ouviu falar de crediário, certo? O famoso carnê foi muito usado como opção de parcelamento. Hoje perdeu sua força com a chegada do queridinho cartão de crédito. Mas será que ele ainda é uma boa alternativa para você?

O que é crediário?

O crediário é uma forma de financiamento de bens e serviços. Com a democratização do crédito no Brasil e assim, o aumento da possibilidade dos consumidores conseguirem um cartão de crédito, o crediário perdeu força.

As parcelas do crediário são fixas acrescidas de juros e correção monetária. Ou seja, o consumidor sai do estabelecimento sabendo exatamente quanto pagará e a data de vencimento de cada parcela. Pode ser disponibilizado parcelas de até 48 vezes. O que pode levar ao endividamento, já que o prazo é longo e você pode se esquecer do pagamento ou passar por emergências que levam a outros gastos.

Segue que é sucesso!
3 dicas infalíveis para não se endividar
Como organizar seu orçamento de forma estratégica
4 dicas sobre como evitar a inadimplência

Como funciona?

Para conseguir uma aprovação de crediário, você vai passar por uma análise de crédito. Ela pode ser feita por um banco, instituição financeira, ou direto na loja que você deseja comprar.

Um problema do crediário é a facilidade com que as pessoas se endividam. Com o número alto de parcelas é muito fácil se perder em meio aos boletos. Além disso, o valor dos juros acrescentados ser de quase 6%. Claro que não se comprar com os juros do rotativo do cartão de crédito.

As lojas atualmente pararam de liberar carnês, para oferecer cartões de crédito. Assim é mais fácil de administrar, além de ter parcelas menores e de possibilitar parcelas sem juros em suas compras.

Existe outra alternativa melhor?

Se você precisa comprar a prazo, é muito melhor buscar um cartão de crédito. O cartão pode ser mais fácil de controlar, mas mesmo assim, é bom comparar e escolher o melhor tipo de cartão de crédito para você. Saber o valor dos juros, taxa do CET (Custo Efetivo Total), benefícios, valor da anuidade.

Para comparar cartões de crédito e encontrar a melhor opção para você, existe o Serasa eCred. Ao acessar ao site aparecerá os cartões de créditos ideais para o seu perfil. Compras com cartão merecem cuidado e controle, mas é uma saída melhor para as compras a prazo do que um crediário.

Confira suas ofertas!

Curtiu a dica? Deixe nos comentários e aproveite as ofertas do Serasa eCred! 🙂

Continuar lendo
Imagem do autor
Estudante de Jornalismo, apaixonada por comunicação. <3 ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários