Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

Conta salário: é possível abrir pela internet?

Confira quem pode ter uma dessas contas e o que você precisa fazer

Você já ouviu falar em conta salário? Se ainda não, esse texto é para você. Vamos explicar o que é, para quem serve e se é possível abrir uma conta salário pela internet.

Primeiro, é importante saber que a conta salário é aberta a pedido do empregador. Ou seja, é o patrão que faz a solicitação ao banco. E essa conta serve, como o nome diz, apenas para receber o salário. Não é possível receber pagamento de outras fontes que não seja a empresa em que você trabalha.

Veja qual é a melhor conta bancária para o seu bolso!

Quem pode abrir uma conta salário?

Qualquer trabalhador pode abrir uma conta salário, desde que a empresa tenha um convênio com o banco.

Como faz?

O patrão é o responsável pela identificação dos funcionários para o banco. Mas será preciso ir à agência para preencher eventuais formulários. Algumas empresas podem incluir o formulário na documentação que o funcionário precisa preencher na contratação e, assim, evitar a ida ao banco.

No entanto, não é possível para o trabalhador abrir a conta salário pela internet. Já que é o patrão que faz a solicitação, e muitas vezes é preciso ir à agência bancária.

Tenho que pagar alguma tarifa ou anuidade?

Não! O banco não pode cobrar nada para abrir e manter a conta salário, mesmo que não haja movimentação. Além disso, ele não pode cobrar por:

Também é possível fazer, sem qualquer cobrança, o pedido de transferência automática do salário para uma conta-corrente normal. Neste caso, o valor transferido é o total. E o banco tem 5 dias úteis a partir do pedido para fazer o cadastro da portabilidade.

Se eu tiver um empréstimo com o banco, ele pode descontar da conta salário?

O banco só pode fazer algum desconto de empréstimos, financiamentos e outros créditos na conta salário se o trabalhador autorizar. A autorização precisa ser assinada, não serve ser só de boca.

Além disso, mesmo quem tem alguma dívida no nome pode abrir uma conta salário. Isso porque o consumidor não terá acesso a cartão de crédito nem cheque especial. Mas o banco pode se negar a abrir uma conta-corrente por causa da restrição.

Agora que você já sabe como funciona a conta salário, entenda também o que é a conta poupança!

Continuar lendo
Imagem do autor

Jornalista, apaixonada por educação financeira e curiosa por todas as formas de comunicação <3

ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários