Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

Como tirar 2ª via do CPF: passo a passo

Confira todo o procedimento para solicitar a segunda via do seu documento

Perder documentos é sempre uma coisa complicada. Não só pelo motivo da perda, como roubo ou assalto, mas principalmente pela burocracia. Na maioria dos casos, é preciso ficar em filas, pegar senha e esperar. No entanto, para tirar a 2ª via do CPF não precisamos enfrentar esse transtorno. Todo o procedimento pode ser feito pela internet. E você consegue imprimir em casa! Não é uma maravilha?

Antes de mais nada, é preciso saber que existem dois tipos de processos para tirar a segunda via. Um para pessoas que não declaram Imposto de Renda e outro para as que declaram. Confira o passo a passo para fazer a solicitação em cada um dos casos.

Para quem não declara imposto de renda

Se você não declara Imposto de Renda, o procedimento é bem fácil:

  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Preencha corretamente com os seus dados (número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da sua mãe e número do seu título de eleitor);
  3. Na tela seguinte, você irá visualizar o comprovante e então é só fazer a impressão.

Para quem declara imposto de renda

Se você declara o Imposto de Renda, é possível emitir a segunda via do seu CPF pelo Portal eCAC, centro virtual de atendimento da Receita Federal. Para usar esse recurso, é preciso que você tenha o código de acesso, que é bem rápido de gerar.

  1. Acesse a página para gerar o código.
  2. Insira todos os dados necessários e os caracteres de confirmação, depois clique em “Avançar”;
  3. Informe os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações de imposto de renda realizadas e crie uma senha. Depois, é só clicar em “Gerar Código;
  4. Quando você gerar o código, você deve acessar a página do eCAC, digitar o número do seu CPF, o código de acesso e a senha que você acabou de criar;
  5. Na tela inicial do eCAC, basta clicar em “Cadastros” e em seguida, em “Comprovante de Inscrição no CPF”.

Pronto, assim de forma rápida, comprovante do CPF será gerado e você já pode imprimir.

Dica: por que andar com o CPF por aí?

Hoje em dia, você não precisa andar com o CPF e o RG na carteira. Quem mora em São Paulo, por exemplo, pode ir até um PoupaTempo e atualizar seu documento de identidade. Assim, no mesmo documento terá o número do seu CPF também. Andar só com RG é bem mais prático.

Agora que você já sabe como tirar sua 2ª via do CPF, deixe nos comentários se gostou da ajudinha ou se tem alguma dúvida.

Continuar lendo
Imagem do autor
Estudante de Jornalismo, apaixonada por comunicação. <3 ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários