A Black Friday brasileira cresceu e no último ano atingiu bons números. O que prova o quanto as pessoas passaram a aderir esse dia para conseguir realizar um sonho de consumo. Para aproveitar este ano, confira dicas que vão te ajudar a tomar a melhor decisão e não se prejudicar na hora das comprar.

Para começo de conversa, é importante você entender um pouco mais sobre a Black Friday.

SEU NOME PODE ESTAR NO LUGAR MAIS PERIGOSO DA INTERNET

Descubra grátis se seu e-mail vazou na Dark Web.

O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos e acontece na sexta-feira após o dia de Ação de Graças americano. Se tornou uma data especial, pois as grandes lojas dão descontos imperdíveis para os consumidores comprarem os presentes de Natal.

Aqui no Brasil é um pouco diferente. Nosso evento, acontece, principalmente, em e-commerces (lojas online). Em 2018, segundo o Promobit, os principais produtos com maiores descontos foram:

  • Livros – 77% de desconto
  • Eletrodomésticos – 51% de desconto
  • Computadores – 42% de desconto
  • Câmera e drones – 39% de descontos
  • Eletrônicos – 31% de desconto
  • Smartphones – 21% de desconto

Conheça 5 dicas para tomar a melhor decisão e não se prejudicar na hora das compra

Faça uma lista

Não é porque está em promoção que o “barato, não sai caro”. Se você sair comprando tudo que ver pela frente, pode acabar se enrolando e gastar mais do que precisa. Então, para não correr esse risco, faça uma lista e cumpra ela.
A Black Friday é um momento bom para comprar aquela coisa que você sempre tinha vontade, mas achava caro. Para aproveitar, liste tudo aquilo que você precisa, ou deseja, comprar, separe por prioridade para você, ou, que são para presentear nas festas de fim de ano.

Compare preço

Depois que você já sabe o que quer comprar, é importante comparar preço para levar a maior vantagem possível.
Existem alguns sites de comparação de preço como:

Compre em lojas confiáveis

Essa dica é para você não ter surpresas depois de fazer a compra. Se certifique que a loja é segura, conhecida e confira as avaliações das outras pessoas que já usaram o site. Com esses três passos, você já consegue evitar fraudes.

Fique atendo nas ofertas relâmpago

Essas ofertas são difíceis de pegar, é preciso ficar atento aos anúncios. Para isso, baixe os aplicativos das lojas e ative a notificação, vai ajudar a ficar ligado e não perder oportunidade.
Além de ficar ligado nas ofertas, fique ligado se o preço tem uma diferença significativa para não sair comprando “gato por lebre”.

Segue que é sucesso!
Black Friday Serasa Antifraude: Dicas para não cair em cilada
5 dicas para se proteger de um boleto falso
10 dicas para evitar fraudes nas compras online

Saiba seus direitos

Após a compra, a loja precisa enviar o seu produto, e ao recebê-lo, se certificar de que ele funciona bem e atende as expectativas. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso ao contrário, você pode questionar a loja e devolver o produto em até 7 dias.

Compartilhe o texto com os amigos para todo mundo saber como aproveitar a Black Friday. E se inscreva no canal do Serasa Ensina no Youtube. Temos sempre dicas para descomplicar sua vida financeira. 🙂

Consulte grátis o seu Serasa Score!

VEJA AGORA SUA PONTUAÇÃO.

Consulte grátis seu CPF e seu SCORE Comece agora uma nova vida financeira.

Consultar agora