Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

4 dicas para evitar a inadimplência

Organização e planejamento precisam fazer parte do seu dia a dia

Você está endividado, mas quer regularizar a sua situação e quitar suas dívidas o mais rápido possível? Veja dicas práticas sobre como evitar a inadimplência. Afinal, tão importante quanto chegar a um bom acordo durante uma negociação de dívida, é se organizar para sair da lista de inadimplentes e nunca mais voltar. Confira abaixo 4 dicas que vão te ajudar neste desafio.

1. Entenda com o que você está comprometido

Sem medo de encarar suas dívidas, faça uma lista de todas as contas e parcelas atrasadas, com os respectivos valores. Coloque no topo da lista aquelas que você precisa quitar primeiro, porque são essenciais (contas de água e luz, por exemplo) ou porque custam mais (cartão de crédito e cheque especial).

Organize suas finanças para saber quanto você terá disponível, em cada mês, para pagar os atrasados, considerando as demais despesas que você já possui. Aproveite a entrada do 13º salário ou reserve algum dinheiro extra que vá entrar exclusivamente para pagar as dívidas.

2. Como negociar com um credor

Você não precisa aceitar a primeira proposta que a empresa fizer. Para facilitar, leve uma lista de perguntas que pode fazer para não deixar passar nada. Algumas delas: Qual o percentual de desconto sobre o total da minha dívida? Se pagar à vista, posso ter um desconto maior? Se parcelar, quanto vou pagar de juros e qual o valor total que irei pagar? Veja todas as nossas dicas para negociar dívidas antes de fazer negócio.

Defina um objetivo, o valor que poderá dispor e faça contrapostas. Leve documentos que comprovem e mostrem ao credor sua real situação financeira. Avalie se o valor negociado cabe no seu bolso e não assuma compromissos que não possa bancar.

Se ainda ficarem dúvidas, peça que a proposta de negociação seja feita por escrito. Vá para casa, converse com a família e volte depois para bater o martelo e assinar o contrato de renegociação. Em muitos casos isso pode ser feito em negociações online com as empresas através do Limpa Nome Online. Confira!

3. O que fazer para evitar a inadimplência

Ao fechar o acordo, não conte com dinheiro incerto, que pode ou não entrar. Tenha sempre um plano B. O importante é cumprir os prazos de pagamentos até o final. Quando quitar ou pagar a primeira parcela da renegociação da dívida, seu nome deverá ser retirado da lista de inadimplentes em até cinco dias. Dá para consultar gratuitamente se suas dívidas já saíram da Serasa 🙂

Para garantir que não tenha mais dívidas negativadas em seu nome, aposte no planejamento financeiro, equilibre seus ganhos e gastos mensais. Faça uma planilha com as receitas e despesas e envolva toda a família nesse controle e no esforço para economizar.

Pense duas vezes antes de assumir novas dívidas. Avalie se precisa mesmo comprar e se for realmente uma necessidade, lembre-se da experiência e aprenda com ela. Procure fazer diferente dali em diante, poupando para comprar à vista ou de forma planejada, para não se enrolar novamente.

4. Como diria o ET bilu: busque conhecimento

Acompanhe as notícias do Serasa Ensina para saber mais sobre organização financeira, use todos os serviços gratuitos do Serasa Consumidor para você, deixe suas dúvidas aí nos comentários  e conte com a gente para seguir nessa jornada!

Consulte seu CPF grátis

Continuar lendo
Imagem do autor
Editora do Serasa Ensina e apaixonada por Educação Financeira ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários