Abrir busca Fechar busca Botão de Menu
como entender melhor

10 mitos e verdades sobre dívidas

Confira as verdades sobre as dívidas e cuide da sua situação

Será que você entende tudo sobre dívidas? Esse texto é para acabar com os mitos e deixar claro algumas informações para garantir que você está craque sobre o assunto. Confira abaixo 10 mitos e verdades sobre dívidas.

1 – Herdar dívidas

Mito! Depois que o consumidor falecer, seu CPF sai da lista de inadimplência e não fica mais nas bases de proteção ao crédito.

DICA: é importante conferir o contrato das pendências que ficaram, pois se estiver no contrato que os filhos deverão quitar a dívida, aí sim não tem por onde correr.

2 – Transferência de dívida

Mito! A dívida pertence ao CPF, não é possível transferir para o nome de outra pessoa. Você não pode transferir a responsabilidade de sua pendências para outra pessoa.

3 – Tem prazo para meu nome sair da Serasa

Verdade! Dívidas com os bancos e cartões de crédito, caduca após 5 anos, então seu nome fica na Serasa apenas por esse período. Não se engane, você continua devendo para a empresa credora. Sua dívida não some do mapa, apenas deixam de ser visíveis para o mercado, outras empresas que te consultar não vão saber que você ainda está devendo em algum lugar.

Segue é sucesso
Dívida caduca
Rotativo do cartão
Trocar dívida cara por barata

4 – O Banco pode vender minha dívida

Verdade! É comum os bancos e outras empresas venderem dívidas para recuperadoras de crédito. Pois assim, eles garantem um retorno do dinheiro mais rápido e dentro das suas necessidades, além de transferir todos as responsabilidades de cobrança.

É bom entender que ,quando o banco vende sua dívida, a data de inclusão nos birôs de crédito não muda, tendo o mesmo prazo para caducar. Porém, o valor da dívida pode alterar por conta dos juros.

5 – Escolas e faculdades podem recusar minha rematrícula

Verdade! As instituições de ensino particulares podem impedir você de fazer a rematrícula se estiver devendo alguma mensalidade. No entanto, não podem impedir que assista as aulas.

6 – Com nome sujo nunca vou conseguir um trabalho

Mito! Ter o nome sujo pode dificultar, pois a empresa pode solicitar a consulta do seu CPF para mais informações. No entanto, não podem usar essa informação como justificativa para a não contratação. Por lei é considerado situação discriminatória.

Se você acreditar que isso aconteceu contigo, o difícil é provar juridicamente essa situação. Como provar que não selecionaram você por conta de seus débitos? É complicado para encontrar evidências, quase impossível.

7 – Um dia de atraso já negativa

Mito! Mito! Pode ficar tranquilo, existe um prazo mínimo para que a empresa negative de 15 dias após o atraso. Algumas credoras levam até mais tempo, de 30 a 60 dias para negativação.
Mesmo sem ter um prazo definido, ter suas contas em atraso impactam seu Score e isso pode prejudicar e muito sua vida financeira. Imprevistos acontecem, porém é importante que assim que possível regularize sua situação para evitar uma negativação.

8 – Tem como limpar o nome sem pagar a dívida

Mito! Você precisa regularizar a pendência para ela dar baixa. Existem casos de anotação indevida que acabam por excluir a pendência sem ser paga, já que o consumidor não contraiu aquela dívida.

9 – Ter dívida sem ter feito ela

Verdade! Existe um índice alto de fraudes em nosso país. Uma pessoa pode ter contraído uma dívida usando seu CPF e seu nome acabou sendo negativado. Além de que pode acontecer uma anotação indevida por parte do credor.

Em casos de fraude, acesse o serviço Serasa Antifraude e para proteger seu nome e cuidar para não passar por surpresas desagradáveis.

10 – O banco pode bloquear minha conta

Mito! O banco não pode simplesmente bloquear sua conta. Mas existem contratos e contratos, pode ser que no seu caso tenha uma cláusula onde você permite que o banco use o dinheiro da sua conta para abater uma dívida, então quanto seu pagamento cair, você não ver a cor do dinheiro por já ter sido usado pelo banco para quitar sua pendência.

Uma liberdade que banco tem é te impedir de abrir outra conta, ou adquirir outro cartão de crédito. Não podem bloquear seu cartão de crédito, você pode usar até o final do limite, mas tome cuidado para não chegar ao cheque especial, ou precisar parcelar a fatura e cair no rotativo do cartão.

BÔNUS: Toda dívida é ruim?

Mito! Somos consumidores de crédito, sempre teremos dívidas. O que isso quer dizer? Dívidas são prestações, parcelas do empréstimo ou financiamento, aquele carnê, tudo isso são dividas, a questão é não estar em atraso e não chegar a negativação, essas sim são dívidas ruins.

Existe uma diferenças entre os tipos de dívidas:

Dívidas por prestações: Está tudo bem, apenas quer dizer que você tem contas parceladas.

Dívidas em atraso: Sinal amarelo. Aqui é preciso cuidado, pois se você fica em atraso por muito tempo e acabar sendo negativado! Além de que dívidas em atraso são ruins para a sua relação com o mercado e cálculo da sua pontuação de crédito.

Dívidas negativadas: Sinal vermelho! Você precisa se reorganizar e procurar formas de quitar essa pendência para regularizar seu nome.

Curtiu nosso mitos e verdades sobre dívidas? Qual mito você achava que era verdade? Conte pra gente, é só deixar um comentário abaixo. Tem muita coisa que às vezes a gente não sabe e que podem te ajudar na hora de se relacionar com o mercado e lidar com suas pendências.

Continuar lendo
Imagem do autor
Estudante de Jornalismo, apaixonada por comunicação. <3 ver artigos

Não encontrou o que procurava?
Deixe abaixo sua sugestão de pauta:

Ver comentários