O que fazer ao ter documentos perdidos ou roubados?

Não se desespere. Você pode criar um alerta gratuito no SerasaConsumidor por e-mail ou pelo correio para reduzir o risco de fraudes em seu nome.
Ao fazer um alerta de CPF ou de outros documentos, a Serasa informa as empresas que consultam nossos produtos sobre a perda ou o roubo da sua documentação, para ajudar a evitar fraudes.

Assim, estas empresas poderão solicitar outros dados e documentos que comprovem a identidade de quem está usando seu documento indevidamente ou mesmo recusar o cheque no momento do pagamento.

Existem dois tipos de alertas, veja qual se adequa ao seu caso:

1

Alerta provisório.

Acho que perdi meu documento ou cheque, mas logo vou encontrá-lo!
  • A. Clique em "Quero me Cadastrar".
  • B. Preencha os seus dados e pronto! Você cadastra o alerta online com validade de 30 dias úteis para documentos e 3 dias úteis para cheques.
  • Assim, você ganha tempo para sustar os cheques no banco e dar entrada na 2ª via dos seus documentos
  • O alerta provisório pode ser reativado até 2 vezes no período de 3 meses.
    No caso do alerta de cheques, é necessário que o consumidor também procure sua agência bancária e suste o cheque. O banco informará automaticamente ao SerasaConsumidor, que alertará seus parceiros
Quero me cadastrar
2

Alerta Permanente*.

Tenho certeza que perdi meu documento ou fui roubado.
  • A. Baixe e preencha a declaração de inclusão.
  • B. Imprima o documento, assine e envie para atende.consumidor@br.experian.com.
  • Se preferir, você também pode mandar toda a documentação pelo Correio para o seguinte endereço:
  • Avenida Doutor Heitor José Reali, 360 - Distrito Industrial Miguel Abdelnur - São Carlos - SP CEP 13571-385
  • *O alerta permanente possui um prazo de 5 anos. Caso você ainda queira manter um alerta em seu documento após esse período, será necessário enviar uma nova declaração de inclusão.


Declaração de inclusão

Encontrei meu documento ou cheque, mas fiz o Alerta Permanente. O que devo fazer?

Que ótimo que encontrou! Para excluir o Alerta Permanente:
  • A. Clique em "declaração de cancelamento".
  • B. Imprima o documento, assine e envie para atende.consumidor@br.experian.com.
  • Se preferir, você também pode mandar toda a documentação pelo Correio para o seguinte endereço:
  • Avenida Doutor Heitor José Reali, 360 - Distrito Industrial Miguel Abdelnur - São Carlos - SP CEP 13571-385
Declaração de cancelamento

Quer saber quem consultou
seu nome?

Ative o Serasa AntiFraude e saiba quem pode ter
consultado seus dados a qualquer momento.

Quer saber quem consultou seu nome?

Ative o Serasa AntiFraude e saiba quem pode ter
consultado seus dados a qualquer momento.

Monitore agora seu CPF