Fraudes aumentam em feriados e Serasa orienta o comerciante

O feriado de Corpus Christi, na próxima quinta-feira, dia 23, é uma boa oportunidade para o comércio aproveitar e aumentar suas vendas. Mas o gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian, Celso Rodrigues, faz um alerta importante. “Em vésperas e durante os feriados, as chances do comércio sofrer com fraudes aumentam 25%. O fraudador prefere principalmente os pequenos negócios para aplicar golpes em períodos como esses”, afirma.

O principal risco é o de não receber o pagamento, aumentando a inadimplência nos estabelecimentos. A tentativa de fraude mais aplicada no comércio é o roubo de identidade, ou seja, quando a pessoa que está fazendo a compra se passa por titular  do documento apresentado. De acordo com Rodrigues, isso é um ato recorrente principalmente em épocas de muito movimento no varejo, como nos feriados, e se o comércio se isenta de ferramentas de prevenção à fraude, fica mais vulnerável a ser vítima do golpe.

“Se o comerciante conseguir identificar que aquele documento não é da mesma pessoa que se apresenta na loja, ou que os dados informados são inconsistentes, as chances de ele evitar prejuízos aumentam consideravelmente”, diz Rodrigues. A Serasa Experian possui o serviço de Alerta de Identidade. Na hora de uma transação, o empresário pode fazer uma consulta ao serviço e analisar o histórico daquele documento. Assim ele ajuda o comércio a reduzir a inadimplência causada por fraudes e protege a identidade do proprietário dos documentos apresentados.

Rodrigues destaca as principais dicas que podem evitar golpes. “Peça sempre dois documentos originais, verifique se as informações fornecidas pelo cliente são verdadeiras, confirme a relação de endereço e telefone e analise atenciosamente o comprovante de residência com o nome apresentado nos documentos”. O especialista da Serasa Experian recomenda que se ainda assim o comerciante não se sentir seguro com a venda, peça que uma parte ou todo o pagamento seja feito à vista.

O gerente de soluções antifraudes da Serasa Experian aponta algumas situações pós-venda que podem representar que a fraude já aconteceu: Se o cliente ligar reclamando que não realizou a compra do produto; se após a compra efetivada, não for paga nenhuma das parcelas; se o cliente procurado não for encontrado; caso encontre o consumidor, ele comprova que nunca esteve no estabelecimento.

Para mais informações sobre a solução de prevenção a fraudes da Serasa Experian acesse www.alertadeidentidade.com.br/

Serviço gratuito para cadastramento de documentos roubados ou perdidos

Muitas pessoas que perdem ou têm os documentos roubados deixam de tomar cuidados fundamentais. Além de procurar a polícia e registrar o Boletim de Ocorrência (B.O), é preciso informar a Serasa Experian sobre a perda, ou roubo, para bloquear os documentos, reduzindo o risco de ter seus dados usados por fraudadores.

A Serasa Experian oferece gratuitamente um serviço de cadastramento de informações sobre documentos e cheques roubados, extraviados, cancelados ou sustados.

No feriado de Corpus Christi, o cidadão pode fazer de maneira prática o registro gratuito dos documentos e/ou cheques pela internet no endereço www.serasaexperian.com.br. Essas informações ficarão disponíveis para os todos os clientes que consultam a base de dados da Serasa Experian, em todo o Brasil, e podem prevenir o uso indevido dos documentos por golpistas para fazer compras ou abrir conta bancária.

É possível cadastrar informações sobre roubo, extravio e clonagem de cheques e documentos como identidade, carteira de trabalho, CPF, carteira de habilitação e título de eleitor. No caso dos documentos, o consumidor faz o registro pelo site e tem dez dias para enviar um boletim de ocorrência e uma declaração formal. No caso dos cheques, as informações ficam disponíveis por três dias, tempo suficiente para avisar o banco e sustar os cheques.

Quem já teve os documentos roubados e fez Boletim de Ocorrência também pode registrar a informação na Serasa Experian evitando assim que seus documentos sejam usados em golpes futuros.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis.

Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

www.serasaexperian.com.br

Experian

A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 80 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian também apoia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2011 foi de US$ 4,2 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 41 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; na Califórnia, Estados Unidos, e em São Paulo, Brasil.

Para mais informações, visite http://www.experianplc.com

Serasa AntiFraude

Dica de amigo: monitore seu CPF e previna-se contra fraudes. É fácil, rápido e você pode acompanhar de qualquer lugar.

Saiba mais

Comentários

10 thoughts on “Fraudes aumentam em feriados e Serasa orienta o comerciante”

  1. Antonio Alves Cordeiro disse:

    Recebi email spam de comercio.atendi95@terra.com.br

    1. vinicius rodrigues disse:

      Oi Antônio, é importante que você não responda este tipo de e-mail e direcione-os para a caixa de Spam. Caso seja oferta de alguma empresa, entre em contato diretamente com os canais oficiais da empresa para se certificar de que é um e-mail válido. 🙂

  2. Ismar Moreira Dias disse:

    eu não sei porque eu não estou conseguindo ter crédito pra fazer um cartão de crédito eu não entendo porque eu não tenho dúvidas em lugar nenhum eu quero meu nome linpo

    1. Michelle Rachid disse:

      Oi Ismar, ao receber uma “negativa de crédito” é importante questionar a instituição para entender os motivos que levaram à isso, pois cada empresa elege os critérios que irá adotar em suas operações, sem qualquer interferência por parte da Serasa Experian.

  3. Informacoes disse:

    Em novembro perdi o rg e cpf da minha filha na rua . Nao consegui achar mais tirei documentos novos ..preciso fazer BO desse documento?

    1. Michelle Rachid disse:

      Oi Martha, toda vez que se perde algum documento é muito importante fazer o B.O e criar um alerta gratuito no SerasaConsumidor, por e-mail ou pelo correio, para reduzir o risco de fraudes. Existem dois tipos de alertas, veja qual se adequa ao seu caso em nosso site http://www.serasaconsumidor.com.br/servicos-roubo-perda-de-documentos !

  4. Jocenile Daumas disse:

    Bom dia. Tenho recebido relatório consultas no meu CPF, que não fiz. Como já houve caso na família de uma pessoa ter sido vítima dá confecção de um cartão crédito que ela não pediu, gostaria saber como averiguar e me proteger?

    1. vinicius rodrigues disse:

      Oi Joceline, existem alguns motivos do porquê as empresas podem consultar seu CPF: Compras; Aquisição de empréstimo; Seguro de carro ou residencial; Compra de imóvel; Antes de ofertar algum produto para você. Se você possui o nosso serviço AntiFraude, receberá o CNPJ da empresa que consultou, assim você consegue entrar em contato com a empresa e questionar o motivo da consulta. Caso desconfie de fraude, não esqueça de realizar um boletim de ocorrência. Caso tenha mais dúvidas, entre em contato com a gente através da nossa página no Facebook “SerasaConsumidor” ou Twitter @serasaexperian .

  5. catarina Correa disse:

    Oi tentei falar com vocês pelo Fale conosco não consegui acho que tá bugado, meu nome está aparecendo ai site de vocês como negativado, mas procurei pela internet no número do contrato ai determinado pela empresa e não consta o meu nome no contrato, assim fica complicado . Porque não consigo crédito em lugar nenhum, vou na empresa que colocou meu nome resolver essa pendenga. Mas faço um alerta pra vocês , prestarem mais atenção as empresas que estão colocando nosso nome ai na lista negra, tenho certeza que não estou devendo para essa empresa. Se estiver realmente com razão, como sei que estou, vou procurar meus direitos…

    1. vinicius rodrigues disse:

      Oi Catarina, a inclusão e a retirada da dívida em sistema é feita pela empresa credora, entre em contato com a empresa e solicite mais informações sobre essa pendência. Sobre a concessão de crédito, cada empresa tem suas regras para liberar crédito, a Serasa não interfere nesse processo. Caso você tenha mais dúvidas, nos chame por inbox na nossa página do Facebook “SerasaConsumidor” ou ligue 3003-6300 de segunda à sexta-feira das 08 às 20 horas.

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