Educação Financeira · Notícias

22/11/2013 · 16:33

Consumidor tem até amanhã para renegociar dívidas com descontos no Feirão Limpa Nome da Serasa Experian em São Paulo

Evento, que acontece no estacionamento do Mais Shopping, ao lado do Terminal Santo Amaro, termina neste sábado, às 18h

São Paulo, 22 de novembro de 2013 – Termina amanhã, sábado, 23, o Feirão Limpa Nome da Serasa Experian, em São Paulo. Realizado no estacionamento do Mais Shopping, ao lado do Terminal Santo Amaro (Av. Padre José Maria, s/n), das 8h às 18h, o evento permite aos consumidores renegociar suas pendências financeiras diretamente com as empresas participantes, que oferecem condições personalizadas e descontos especiais. Esta edição reúne um número recorde de instituições presentes no feirão: Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Santander, Santander Financiamentos, Caixa Econômica Federal, Banco Pan, HSBC, Losango, Eletropaulo, Pernambucanas, Recovery e Cred System.

O consumidor que tiver pendências com essas empresas poderá comparecer ao local até amanhã, das 8h às 18h, com o CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho) para fazer a renegociação. Todas as instituições participantes do Feirão Limpa Nome oferecem vantagens exclusivas a seus clientes para a negociação de pendências financeiras. Para isso, as empresas têm à disposição diferentes ferramentas de recuperação da Serasa Experian, o que lhes permitem uma análise detalhada da situação de cada consumidor.

Segundo a superintendente de serviços ao consumidor da Serasa Experian, Maria Zanforlin, este é um ótimo momento para o consumidor colocar a sua vida financeira em ordem e desfrutar do crédito neste período do ano, próximo às datas comemorativas como o Natal. “A oportunidade de o consumidor negociar uma dívida frente a frente com a empresa aumenta as chances de um acordo mais satisfatório para ambas as partes. Cada empresa vai oferecer uma proposta individualizada com o objetivo de facilitar a conversa e proporcionar um bom resultado ao final do acordo”.

O consumidor deve se preparar antes de partir para o acordo. O primeiro passo para uma renegociação bem sucedida é colocar na ponta do lápis todas as despesas fixas e as dívidas já assumidas ou previstas. Com esse planejamento, é possível saber quanto deve sobrar para pagar a nova dívida que será negociada com a empresa. “Na hora da negociação, o consumidor deve ouvir a proposta e se não estiver de acordo, é importante fazer uma contraproposta, até que ambos cheguem a uma alternativa realista. O importante é que depois de renegociada, a dívida caiba no bolso do cidadão”, diz Zanforlin.

No Feirão Limpa Nome, o consumidor conta com palestras gratuitas de educação financeira, especificamente sobre gestão de dívidas, ministradas por voluntários. Ainda no evento, o cidadão recebe folhetos com dicas e orientações para não se endividar além da capacidade de pagamento. Por meio do link www.serasaconsumidor.com.br/feiraolimpanome também é possível consultar outras informações sobre educação financeira.

Feirão é oportunidade para o consumidor abrir gratuitamente seu Cadastro Positivo

No Feirão Limpa Nome de São Paulo, os consumidores podem abrir seu Cadastro Positivo, por meio do qual autorizam a Serasa Experian a anotar o seu histórico de pagamentos. “De uma vez só, o cidadão tem a oportunidade de renegociar suas dívidas, regularizar sua situação financeira e, ao entrar para a lista de bons pagadores, começar a construir sua história positiva no mercado de crédito”, diz Zanforlin.

O Cadastro Positivo reúne informações sobre histórico de pagamento e compromissos de consumidores e empresas. Com ele, é possível medir a pontualidade de quitação das parcelas vencidas e avaliar o risco de superendividamento. À medida que as instituições financeiras, varejistas e demais empresas consigam identificar os bons pagadores, farão ofertas mais atraentes para eles. O cadastro e a permanência do cidadão na lista dos bons pagadores são feitos de forma totalmente gratuita.

O Feirão Limpa Nome é uma iniciativa do SerasaConsumidor, que oferece serviços exclusivamente aos consumidores. Essa nova frente tem o objetivo de equilibrar as relações de consumo, facilitar a negociação entre o cliente e o credor, educar financeiramente a população e oferecer serviços de informação para uma melhor tomada de decisão no momento da compra.

Consumidores de outras cidades podem aproveitar o Limpa Nome On-line

Cidadãos de outras cidades não precisam ficar de fora. Quem não puder comparecer ao feirão presencial da Serasa Experian, pode aproveitar a versão on-line do Limpa Nome para renegociar pendências financeiras e limpar o nome. A Serasa Experian oferece aos consumidores que buscam quitar dívidas o Limpa Nome On Line, serviço gratuito e aberto 24 horas e todos os dias do ano. Lançado no ano passado, o Limpa Nome On-line conta com a participação de cerca de 90 empresas de diferentes setores. A iniciativa pioneira permite que consumidores de todo o Brasil possam renegociar suas dívidas diretamente com os credores, sem sair de casa.

Milhares de brasileiros já acessaram o site serasaconsumidor.com.br e se cadastraram no Limpa Nome On-line, a fim de renegociar dívidas pendentes. Após o cadastro, caso esteja em débito com alguma das empresas, o cidadão pode proceder à negociação – ao entrar no site, será disponibilizada a relação de dívidas registradas na base de dados da Serasa referentes àquele CPF e com quais empresas, permitindo ao consumidor que escolha quais pendências deseja regularizar, negociando a forma e as condições de pagamento que melhor se encaixarem no orçamento.

A partir daí, basta escolher e clicar no nome de uma das empresas participantes para que o consumidor seja levado a uma página na qual são apresentadas as dívidas que ainda estão em aberto, bem como canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat). Em seguida, o consumidor deve entrar em contato diretamente com as empresas para negociar formas de pagamento ou possíveis descontos na dívida – em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria companhia. Todas as propostas, por sinal, são apresentadas pelas empresas credoras de forma individualizada.

Como o site é desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados do consumidor, quem não tiver internet em casa pode ainda usar qualquer computador ou lan house para entrar no site da Serasa Experian – o acesso ao site está disponível 24 horas por dia (algumas empresas disponibilizam canais de atendimento com horários específicos de funcionamento) e o cidadão não paga nada para acessar o Limpa Nome On-line ou negociar com as empresas.

Pesquisas da Serasa Experian indicam que a maioria dos devedores deseja recuperar o crédito, mas um dos principais obstáculos para isso é justamente o contato com a empresa credora – e, com o Limpa Nome On-line, a Serasa Experian facilita a comunicação entre quem quer pagar e quem quer receber, beneficiando moradores de Norte a Sul do Brasil.

Agenda

Feirão Limpa Nome – São Paulo – SP.

Data: de 19 a 23 de Novembro.

Horário: das 8h às 18h.

Local: Estacionamento do Mais Shopping, ao lado do Terminal Santo Amaro e próximo à estação Largo 13 do Metrô (Linha Lilás).

Endereço: Av. Padre José Maria, s/n – Santo Amaro – São Paulo – SP.

Imprescindível levar CPF e um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Trabalho)

Aos veículos interessados em cobrir o Feirão, por favor, solicitamos o credenciamento das equipes. As informações devem ser enviadas para Marcos Fidalgo, e-mail marcos.fidalgo@br.experian.com, ou pelo telefone 11 2847-9181.

Você também lê esta notícia em:

http://www.serasaexperian.com.br/release/noticias/noticia_arquivo_2013.htm