Dúvidas Frequentes

O SerasaConsumidor oferece, gratuitamente, em todos os canais de atendimento, um serviço de orientação sobre anotações negativas.
Para a sua segurança, a verificação de informações negativas está disponível somente nas agências Serasa Experian ou, por carta, na Central de Recebimento de Documentos. Saiba mais sobre os procedimentos.

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Ou veja as dúvidas relacionadas aos seguintes assuntos:

    Me Proteja

  1. 1 O que é o MeProteja?
  2. MeProteja é o serviço de acompanhamento instantâneo do CPF, desenvolvido pela Serasa Experian. Com ele, você tem a tranquilidade de saber sobre qualquer alteração que acontece no seu CPF, seja ela uma empresa aberta ou uma linha telefônica ativada em seu nome, ou se uma empresa consultou ou incluiu seu CPF em nossas bases.
  3. 2 Por que eu preciso do MeProteja?
  4. O MeProteja é ideal tanto para pessoas que querem acompanhar alterações no seu CPF ou proteger-se contra fraudes principalmente quando perdeu ou teve seus documentos ou cheques roubados ou furtados. Seus documentos, quando roubados ou perdidos, podem ser usados para a abertura de contas, solicitação de crédito ou empréstimos. Com o MeProteja, nós lhe enviaremos um e-mail e/ou uma mensagem de texto via celular (SMS) sempre que alguém consultar seu CPF. Caso haja dúvidas sobre o alerta emitido, nossa Central de Relacionamento para Clientes estará a sua disposição para lhe auxiliar no que for preciso.
  5. 3 Como funciona o MeProteja?
  6. Você recebe a cada 15 dias um e-mail contendo um relatório com as informações de seu CPF. Se existem anotações de: pendências financeiras, cheques sem fundos, protestos, se você tem participação societária em empresa, participação em falência e ainda informa os telefones fixos que constam em seu nome. E se houver alguma alteração fora dos dois e-mails regulares você receberá outro e-mail ou seja você acompanha seu CPF 24 horas por dia.
    O que você fica sabendo com o MeProteja:
    • Se o seu nome está limpo
    • Se uma dívida sua foi quitada
    • Quais telefones estão em seu nome na lista de telefonia pública, mesmo os telefones que alguém criou em seu nome (com ou sem a sua autorização)
    • Qual é sua participação em uma empresa, se você for sócio, ou se alguém abrir uma empresa em seu nome (com ou sem a sua autorização)
    • Ações judiciais e protestos em seu nome, mesmo aqueles que podem ter sido gerados em virtude do roubo e/ou perda de seus documentos
    • Se alguma empresa consultou sua situação (Exclusivo para o plano anual), incluindo consultas feitas em seu CPF sem o seu conhecimento, o que pode significar uma tentativa de fraude
    Você receberá um e-mail com seu relatório:
    • 24 horas corridas (pagemento com cartão de crédito);
    • 3 dias úteis (pagamento com boleto bancário).
    Depois disso, você começa a receber relatórios a cada 15 dias e também assim que houver alguma alteração em seu nome. Confira um exemplo do relatório.
  7. 4 Como posso contratar o serviço?
  8. Você pode contratar o serviço MeProteja pela Internet, 24 horas por dia, no endereço http://www.serasaconsumidor.com.br/meproteja, ou pelaCentral de Vendas, pelo telefone 0800-773-7728, em horário comercial.
  9. 5 Como funciona a Degustação MeProteja?
  10. Depois de aceitar a Degustação, você terá a oportunidade de utilizar o MeProteja pelos dias que foram oferecidos no e-mail que recebeu, sem nenhum custo. Após o período da oferta, será cobrado o valor mensal do plano MeProteja no Cartão de Crédito cadastrado pelo cliente.
  11. 6 No momento da confirmação de adesão à Degustação do MeProteja, recebi uma mensagem de texto pelo meu celular (SMS), informando que fui cobrado no valor de R$19,00. O que isso significa?
  12. Trata-se de uma cobrança realizada no seu cartão de crédito. Este valor será reembolsado logo após a conclusão do processo de confirmação da adesão à Degustação do MeProteja, visando liberar o serviço ao CPF cadastrado.
  13. 7 Ao término da Degustação, quanto será debitado em meu Cartão de Crédito?
  14. Após o período da Degustação, será cobrado o valor mensal do plano MeProteja no Cartão de Crédito cadastrado. Você pode cancelar o serviço a qualquer momento, por meio do Fale Conosco, ou pela Central de Relacionamento ao Cliente Serasa Consumidor.
  15. 8 Quais são os planos e qual a periodicidade dos relatórios?
  16. Há planos mensal, trimestral e anual. A periodicidade de recebimento do relatório é a cada 15 (quinze) dias, ou quando houver alguma alteração no seu CPF.
  17. 9 Em quanto tempo receberei as informações, após realizar a compra do serviço?
  18. Você receberá o primeiro relatório em até:
    • 24 horas corridas – pagamento com cartão de crédito
    • 3 dias úteis – pagamento com boleto bancário.
  19. 10 Como serão enviadas as informações?
  20. Você receberá um e-mail atualizado com os dados do seu CPF. A partir daí, você será notificado através de e-mail e SMS a cada consulta sobre o seu CPF.
  21. 11 Como é o relatório que eu recebo?
  22. Para visualizar um exemplo do relatório, clique aqui.
  23. 12 Quais são as coberturas do MeProteja?
  24. Resumo Você será o primeiro a saber da inclusão de uma anotação negativa em seu nome ou exclusão da mesma e poderá checar olhando seu relatório. Uma anotação negativa que você desconhece pode indicar que seu CPF está sendo utilizado por estelionatários. Conhecer este fato antecipadamente acelera a solução do problema. Além de avisos sobre inclusões de anotações, o MeProteja avisará você também por e-mail sempre que houver uma exclusão de anotação negativa.

    Pendências Financeiras Apresenta as pendências financeiras, ou seja, contas não paga que entraram na base de dados da Serasa Experian enviadas pelo credor. O cidadão com pendência bancária ou financeira, cuja característica é a de dívida existente e vencida, ao ter a ocorrência nos computadores da Serasa Experian será comunicado por carta, via correio, na qual será identificada a instituição ou empresa onde foi gerada a dívida.

    Cheque sem fundos Se o cidadão emitir um cheque sem fundos e este for devolvido duas vezes pelo Banco, a ocorrência passará a fazer parte do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), do Banco Central. O dado será repassado para a Serasa Experian, que o disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito, na maioria dos casos por meio de vendas a prazo.

    Protesto Se, por qualquer motivo, o cidadão deixar de pagar uma dívida assumida, a empresa poderá protestar o título em cartório. Este fato será comunicado pelo Cartório de Protestos à Serasa Experian, que armazenará a informação em seu Banco de Dados e a disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito.

    Ação Judicial Se o cidadão for réu em uma ação distribuída que se refere à execução de dívida ou de busca e apreensão de bens ou, ainda, se for pedida a falência de uma empresa na qual o cidadão tenha participação societária, a informação será repassada pelo Fórum ao Banco de Dados da Serasa Experian, que a disponibilizará às empresas e instituições que concedem crédito.

    Participação em falência Se uma pessoa tem participação em uma empresa e a mesma decreta falência, é emitida uma anotação em nome deste CPF. Falência é um processo de execução coletiva em que todos os bens do falido (empresa comercial decretada sem condições de pagar suas dívidas) são arrecadados para uma venda judicial forçada, com a distribuição proporcional entre os credores/fornecedores/funcionários/impostos.

    Participação societária Mostra alteração no percentual de participação, entrada ou saída de uma pessoa que é sócia de uma empresa. Esta informação é muito importante pois previne contra possíveis fraudes. Por ex: se um CPF não tem participação em empresa e aparece esta informação, alguém pode ter usado os documentos para abrir uma empresa e, com este relatório, é possível saber muito rápido e tomar providencias.

    Meus telefones em listas públicas Mostra os telefones fixos que uma pessoa é titular (tem em seu nome), que constam na lista de telefonia pública. Ser avisado sobre os telefones fixos indicados em seu cadastro previne a ocorrência de fraude pois grande parte das fraudes acontece porque um estelionatário instala um telefone fixo em seu nome e esta conta serve como comprovante de residência, que é solicitado para: financiamentos, compras de alto valor etc.
  25. 13 Como faço para renovar meu contrato MeProteja?
  26. Se a sua primeira compra foi efetuada com boleto, nós lhe enviaremos um e-mail cadastrado em sistema, contendo um link para gerar novo boleto. Caso a sua primeira compra tenha sido efetuada com cartão de crédito, a renovação será automática.
  27. 14 Consultaram meu CPF e recebi um aviso de consulta. Isso significa que fui vítima de fraude?
  28. Não. Existem diversos motivos pelos quais algumas empresas efetuam consultas ao seu CPF de forma legal. Entretanto, realmente podem ocorrer situações em que a intenção da consulta é a pratica de uma ação ilegal. Neste momento, o MeProteja lhe ajudará.
    Veja alguns motivos em que o seu CPF pode estar sendo consultado de forma legal:
    • Você está fazendo uma renovação de seguro de casa, carro, vida etc. A empresa seguradora pode verificar qual situação financeira;
    • Empresas que estão lhe fornecendo crédito e desejam saber qual a situação do seu CPF;
    • Empresas que estão lhe vendendo produtos de forma parcelada ou com pagamento de cheques e desejam saber seu histórico de pagamento;
    • Empresas que veem você como um possível futuro cliente (prospect) para determinados produtos ou serviços.
    Caso você desconheça alguma ação como as exemplificadas acima, que justifique uma consulta a seu CPF, isso pode indicar uma situação de risco e que deve ser tratado com mais cuidado por você, uma vez que alguém pode estar utilizando seu CPF para obter serviços sem sua autorização.
    Isso não significa que a empresa que está consultando o seu CPF é quem está tentando utilizá-lo de forma indevida. Esta empresa pode estar também sendo fraudada pelo uso indevido do seu CPF.
    Nestes casos, o mais indicado é entrar em contato com a empresa que consultou seu CPF e solicitar informações sobre o motivo desta consulta. Com uma simples consulta na internet você encontra telefone de contato, endereço e ramo dessas empresas.
    Caso você necessite de orientações adicionais, poderá também entrar em contrato com Central de Relacionamento para Clientes da Serasa Experian, pelo telefone 3003-6300. Lembrando sempre que detalhes sobre o motivo destas consultas, ou maiores detalhes sobre as empresas, somente são de conhecimento da própria empresa que efetuou estas consultas.
  29. 15 Não estou conseguindo comprar pela Internet. O que faço?
  30. Neste caso, entre em contato com nosso televendas, pelo telefone 0800-773-7728.
  31. 16 Posso comprar o MeProteja para outra pessoa ou parente?
  32. Não. Por razões de segurança, somente o titular do CPF pode comprar o serviço. Os dados são confidenciais e a Serasa Experian preza pela utilização adequada e legal dessas informações.
  33. 17 Por que não estou recebendo o relatório do MeProteja por e-mail?
  34. O não recebimento do relatório do MeProteja pode ser por algum dos seguintes motivos: e-mail incorreto Você pode ter digitado seu e-mail incorretamente no cadastro. Caso isto tenha ocorrido, entre em contato com nossa Central de Relacionamento para Clientes. caixa de e-mail lotada Sua caixa de e-mail está lotada, não permitindo o recebimento de nenhuma nova mensagem. Neste caso, procure limpar, ou seja, excluir e-mails antigos, liberando espaço de memória. filtro de spam: Todo e-mail que você recebe passa pelo filtro anti-spam do seu provedor (Gmail, Hotmail, Yahoo etc), com a finalidade de eliminar e-mails incômodos e inconvenientes. Dessa maneira, qualquer e-mail padronizado pode ir direto para a pasta de Lixo Eletrônico. Verifique se o seu relatório não está lá. Porém, fique atento: a maioria das pastas de Lixo Eletrônico mantém os e-mails por um prazo de 10 dias. Após este período, geralmente, a mensagem é excluída automaticamente. Para evitar que isto aconteça no futuro, coloque meproteja@serasaconsumidor.com.br na lista de endereços confiáveis (safe list).

    VocêConsulta Empresas

  1. 1 O que é o VocêConsulta Empresas?
  2. O VocêConsulta Empresas é um produto da Serasa Consumidor que o ajudará a verificar a situação da organização com a qual você quer fazer negócio. (empresas, fundações, ONGs, sindicatos, órgãos públicos, condomínios, grupos de consórcios de sociedade, clubes, fundos de investimentos, entre outros, que possuam CNPJ – Saiba Mais
  3. 2 Se eu quiser consultar uma empresa específica para fechar um negócio (imobiliária, corretoras, buffets, agências de turismo, clínicas, etc) poderei consultar o VocêConsulta Empresas?
  4. Sim. Esse produto é destinado à consulta de empresas, para decisões comerciais. Aliás, não apenas empresas, mas qualquer organização que tenha CNPJ, como um clube, por exemplo. Para a lista completa das organizações que necessitam de CNPJ, clique aqui
  5. 3 Posso consultar quantas organizações eu quiser?
  6. Sim. Aliás, o VocêConsulta Empresas ajuda você a fazer melhores negócios com organizações. Por isso, consulte quantas precisar.
  7. 4 Essa consulta serve para qualquer tipo de organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte?
  8. Sim. Com o VocêConsulta Empresas, você acessa informações sobre organizações, independente do ramo de atividade ou do tamanho.
  9. 5 O relatório responderá se devo, ou não, fazer negócios com a organização consultada?
  10. Com o VocêConsulta Empresas você tem acesso a informações que ajudam nessa decisão. Mas a decisão final é sua.
  11. 6 O relatório da consulta apresenta as informações de todas as filiais de uma empresa?
  12. Não. O VocêConsulta Empresas fornece somente as informações do CNPJ da matriz.
  13. 7 Qual é a quantidade máxima de consultas de empresas posso realizar por compra?
  14. Você poderá consultar até (cinco) organizações na página inicial do VocêConsulta Empresas.
  15. 8 Quais são as informações apresentadas no relatório do VocêConsulta Empresas?
  16. O relatório do VocêConsulta Empresas tem os seguintes campos:
    Informações Cadastrais:
    • Razão Social: nome da organização registrado na escritura;
    • Número e situação do CNPJ: cadastro nacional da organização, obrigatório para identificação junto à Receita Federal. A organização precisa ter o CNPJ ativo para poder exercer a sua atividade;
    • Nome Fantasia: é o nome pelo qual a organização é reconhecida;
    • Telefone, site da organização e endereço.
    Pendências Comerciais: dívidas vencidas e não pagas com lojas e outras organizações.
    Pendências Bancárias: dívidas vencidas e não pagas com bancos e instituições financeiras.
    Protestos de Títulos e Documentos: dívida não paga pela organização, que se torna oficial perante a lei quando é registrada em cartório.
    Ação Judicial: é o direito que as pessoas e organizações têm de pedir diante da lei, o que é devido a elas.
    Falência, Recuperação Judicial/Extrajudicial e Concordata:
    • Falência: quando a organização não consegue pagar as suas dívidas, inicia-se o processo de falência. A justiça confisca e vende todos os seus bens para distribuir o dinheiro entre as partes para quem ela deve;
    • Recuperação Judicial: é quando o Estado tenta ajudar a melhorar a situação de uma organização em dificuldades financeiras;
    • Recuperação extrajudicial: é o acordo do devedor e seus credores para tentar salvar uma organização em dificuldades financeiras, mantendo empregos e estimulando a atividade econômica;
    Dívidas Vencidas: É uma dívida que deveria ter sido paga (o prazo de pagamento já passou), mas não foi. No relatório são exibidas as últimas anotações.
    Participação em Falência: Indica que a organização consultada (ou um dos responsáveis) é, ou foi responsável por uma terceira organização com falência decretada. No relatório aparecem as últimas anotações.
    Cheque sem fundo: É o cheque que, no momento de ser descontado, não pode ser coberto, por falta de dinheiro na conta de quem o emitiu. Quando o mesmo cheque é devolvido duas vezes por falta de fundos, o nome do emissor é incluído no Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos (CCF), do Banco Central, que, então, comunica à Serasa Experian e a outros bancos de dados. No relatório aparecem as últimas anotações de cheques sem fundos emitidos pela organização consultada.
    Sócios e acionistas: Acionistas e sócios são proprietários de uma organização, ou de papéis que representam parte da organização (ações).
    Administradores: Os administradores são as pessoas que dirigem uma organização em nome do(s) proprietário(s) - sócios/acionistas.
    Clique aqui para ver um exemplo de relatório.
  17. 9 Quais são as formas de pagamento?
  18. Você poderá adquirir o VocêConsulta Empresas com o seu Cartão de crédito MasterCard® ou Visa®.
  19. 10 A aprovação da compra é automática? E se a minha compra não for aprovada?
  20. Ao fornecer seus dados de pagamento, você será informado se seu pedido foi aprovado ou não.
    Caso não tenha sido, você deverá entrar em contato com a sua operadora de cartão de crédito, ou efetuar uma nova compra, com outro cartão.
  21. 11 Após a confirmação do pagamento, em quanto tempo poderei consultar?
  22. Em até minutos você poderá ver o relatório na página Minha Conta > Minhas Consultas.
  23. 12 O site grava o número do cartão de crédito automaticamente? Os dados do cartão são armazenados? Preciso inserir o número do cartão novamente a cada compra?
  24. Por questões de segurança, os dados do cartão de crédito nunca são armazenados. Será necessário preencher essas informações a cada compra.
  25. 13 Receberei a nota fiscal de compra?
  26. Sim, você receberá a nota fiscal por e-mail, ou carta, ambos cadastrados neste sistema.
  27. 14 O meu cadastro no VocêConsulta Empresas é válido para o MeProteja, ou demais produtos da Serasa Experian?
  28. Não. Os dados cadastrais informados para compra do VocêConsulta Empresas só poderão ser utilizados nesse produto.
  29. 15 Fiz um cadastro com um e-mail e agora não me recordo qual é. O que devo fazer?
  30. Entre em contato com o Serasa Consumidor, através do telefone de contato, ou pelo Fale Conosco.
  31. 16 Esqueci a minha senha. Como faço para resgatá-la?
  32. Caso tenha esquecido a sua senha, acesse o link “Esqueceu sua senha?”, na página de cadastramento, ou clique aqui.
  33. 17 Por quanto tempo o relatório ficará disponível para a primeira consulta?
  34. O relatório ficará disponível em até minutos, após a finalização da compra do VocêConsulta Empresas, por até 6 meses após esta data. Por exemplo:
    Se você finalizou a compra em 21/3, o relatório ficará disponível para a primeira consulta até 27/3.
    • Caso você não o consulte durante o período máximo de seis meses, ele ficará indisponível;
    • Caso você efetue a primeira consulta ao relatório durante esse período, tal relatório ficará disponível em Minhas Consultas > Consultas Realizadas.
  35. 18 A cada acesso ao relatório, os dados serão atualizados?
  36. Não. Se você já tiver consultado o relatório anteriormente, serão exibidas as informações daquela consulta. Para consultar as informações atualizadas, será necessário comprar uma nova consulta.
  37. 19 Encontrei a informação “Indisponível”, no item “Consultas Realizadas”, em “Minhas Consultas”. O que quer dizer?
  38. Significa que acabou o seu prazo de 30 dias corridos para consultar o relatório. Caso haja necessidade de consultar a organização novamente, você deverá realizar uma nova compra.
  39. 20 Caso eu me esqueça de imprimir o relatório, existe uma maneira de consultá-lo novamente?
  40. Sim, caso você esteja dentro do prazo de 30 dias corridos após o primeiro acesso ao relatório. Para consultá-lo, entre com seu Login e Senha> Minha Conta > Minhas Consultas > Aba “Consultas Realizadas”.
  41. 21 Para cada nova consulta, terei que realizar uma nova compra?
  42. Sim. Caso queira, você terá 30 dias corridos, para consultar um relatório já adquirido em Minha Conta > Minhas Consultas sem nenhum custo adicional. Dentro desse período, os dados não serão atualizados. Para atualizar os dados da empresa já consultada, será necessário realizar uma nova compra. Caso queira consultar uma nova, será necessário efetuar uma nova compra.
  43. 22 Como poderei acompanhar o histórico das minhas consultas?
  44. Acessando com seu Login e sua Senha > Minha Conta > Minhas Consultas.
  45. 23 Preciso esperar os 30 dias corridos para consultar dados novos da mesma empresa?
  46. Não. Você poderá consultar os dados atualizados realizando uma nova compra com o mesmo CNPJ.
  47. 24 Em caso de dúvidas, esclarecimentos sobre o produto, dificuldades com o acesso ou com e-mail, como devo proceder?
  48. Entre em contato com o Serasa Consumidor, através do Fale Conosco, ou da Central de Atendimento.

    Limpa Nome Online

    Não foi encontrado nenhum resultado com seu termo de busca.
  1. 1 Quais dívidas podem ser vistas e negociadas pelo Limpa Nome?
  2. Apenas aquelas relacionadas às empresas participante. (NÃO entra protestos, cheques sem fundo, falências, etc...)
  3. 2 Qual é o percentual de desconto?
  4. A oferta é definida pelas empresas participantes.
  5. 3 Qual o papel da Serasa Experian na negociação?
  6. A negociação e o pagamento são feitas diretamente com o credor da dívida. A Serasa Experian apenas facilita este caminho.
  7. 4 Como fico sabendo se tenho dívida com alguma(s) das empresas participantes do Limpa Nome?
  8. Uma vez cadastrado no Serasa Consumidor, o consumidor receberá informações sobre as dívidas e ofertas dos participantes do Limpa Nome.
  9. 5 Posso consultar se estou negativado através do Limpa Nome?
  10. Não. O portal serve apenas para negociação e auxílio no pagamento da dívida. Se o consumidor precisar se consultar, existem os canais tradicionais de atendimento, além do Me Proteja.
  11. 6 Quem pode realizar a consulta no Limpa Nome?
  12. Qualquer pessoa, desde que faça o cadastro no Serasa Consumidor, autenticando-se, ou com o código da carta, ou com os dados de cadastro.
  13. 7 Mesmo que eu não tenha recebido a carta, posso pagar o débito via Limpa Nome Online?
  14. Sim. Agora o consumidor pode usar os benefícios do Limpa Nome Online, sem a necessidade de recebimento da carta comunicado da Serasa Experian.
  15. 8 Posso parcelar a dívida?
  16. A negociação acontece entre o consumidor e a empresa credora.
  17. 9 Posso consultar o serviço de qualquer computador e em qualquer horário?
  18. Sim. Só é necessário se cadastrar no portal do Serasa Consumidor para isso.

    Cadastro Positivo

  1. 1 Se eu deixar de pagar uma dívida, por quanto tempo ela constará em meu cadastro?
  2. O registro das informações sobre o não pagamento de dívidas segue o processo do Cadastro Negativo (Código de Defesa do Consumidor), não o da Lei do Cadastro Positivo.
    Assim, a informação sobre o não pagamento de uma dívida poderá permanecer no banco de dados da Serasa por até 5 anos contados da data de vencimento, caso não haja regularização da pendência antes desse prazo. Depois desse período, a informação não estará mais no seu relatório. Atenção: isso não significa que a dívida tenha sido resolvida, uma vez que o credor pode continuar a ter o direito de cobrá-la.
  3. 2 Minhas informações do Cadastro Positivo serão utilizadas para outras atividades?
  4. Não. Fique tranquilo, pois as informações do Cadastro Positivo são destinadas exclusivamente para análise de crédito e de negócios. Ao autorizar a abertura do seu cadastro, você não está permitindo o uso dos seus dados para outra atividade além de análise de crédito e de negócios.
  5. 3 O Cadastro Positivo é controlado por alguma lei?
  6. Sim. A Lei nº 12.414/11, o Decreto nº 7.829/12 e, para as instituições financeiras, a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 4.172/12. Ambas são legislações específicas para o Cadastro Positivo.
  7. 4 Quem administra o Cadastro Positivo? O Governo?
  8. Não. O Cadastro Positivo é administrado pela iniciativa privada, sem exclusividade. Os bancos de dados, como a Serasa Experian – que já operam as listas de inadimplências – são as empresas mais aptas e com ferramentas tecnológicas adequadas para trabalhar com o Cadastro Positivo.
  9. 5 O que muda com o Cadastro Positivo?
  10. Permite que as empresas, se quiserem, passem a considerar as contas pagas em dia quando forem avaliar uma compra a prazo, um empréstimo ou um financiamento. Isso pode ajudar quem não tem referências bancárias ou holerite, por exemplo, a ter acesso mais facilitado ao crédito. Também pode ajudar as pessoas a conseguirem condições comerciais mais adequadas ao seu bolso.
  11. 6 E se meus dados estiverem errados no Cadastro Positivo?
  12. O consumidor pode pedir a correção das informações do Cadastro Positivo para o banco de dados ou para a fonte. O processo de análise e correção da informação deve ocorrer em até sete dias. Note que esse processo é igual ao que já existe para os registros de inadimplência.
  13. 7 O que eu ganho com o Cadastro Positivo?
  14. Com o Cadastro Positivo, você poderá ser avaliado de maneira individual e mais completa. Isso pode diminuir a burocracia das consultas, tornando mais fácil conseguir crédito, e permitir a negociação de melhores condições comerciais.
  15. 8 Quais informações estarão no Cadastro Positivo?
  16. Constarão as informações dos seus contratos, como empréstimos pessoais, financiamentos e crediários, número do contrato, valor contratado, número de parcelas, valor de cada parcela, data de vencimento das parcelas e vigência do contrato, entre outros. Além disso, contas de consumo (água, gás, telefone fixo e luz) também poderão ser utilizadas como referência. Já os dados de telefonia celular não entram neste processo.
  17. 9 Quem fará uso das informações do Cadastro Positivo?
  18. O comércio, os bancos, as financeiras e as prestadoras de serviços em geral poderão ter acesso a informações mais precisas para definir condições comerciais e preços mais ajustados às necessidades e ao perfil de cada consumidor.
  19. 10 Como posso aproveitar melhor o Cadastro Positivo?
  20. 1. Defina objetivos para o seu dinheiro. Faça sempre um orçamento e a lista das suas dívidas;
    2. Não deixe que suas dívidas ultrapassem o equivalente a 20% de sua renda mensal; Exemplo: se você ganha R$ 1.000,00 por mês, é recomendável que suas prestações não ultrapassem o valor de R$ 200,00;
    3. Tente reduzir gastos desnecessários;
    4. Tenha sempre uma poupança reservada para as emergências;
    5. Na hora de comprar a crédito, seja claro e sincero ao fornecer suas informações;
    6. Tente sempre pagar o valor total das faturas do cartão de crédito. Se não for possível, pague ao menos o mínimo estipulado na fatura;
    7. Mantenha suas informações atualizadas nas empresas de serviço de proteção de crédito.
  21. 11 Posso solicitar a exclusão do Cadastro Positivo a qualquer tempo?
  22. Sim. Você poderá sair a qualquer momento; basta solicitar formalmente sua exclusão ao banco de dados ou à fonte (credor) onde você abriu o seu Cadastro Positivo. O cancelamento é simples, sem custo e é efetivado em, no máximo, 7 (sete) dias.

    Consumidor

  1. 1 Como posso regularizar pendências financeiras com empresas que fecharam?
  2. Você deve procurar a Junta Comercial da sua cidade e solicitar uma certidão de breve relato, para que se confirme o "encerramento das atividades" da empresa. Depois, efetue o depósito referente ao valor da dívida em juízo por meio de uma ação de consignação em pagamento, de acordo com o art. 890 do Código de Processo Civil. Solicite a emissão de um ofício ou mandado para que a Serasa Experian exclua a pendência do seu cadastro (CPF ou CNPJ). Se for um cheque sem fundos, você também pode procurar o Banco do Brasil para tentar regularizar a situação.
  3. 2 Como devo proceder para regularizar minhas dívidas quando não encontro a empresa para qual eu devo?
  4. Se for um cheque sem fundos, procure a orientação de um advogado ou do Juizado Especial Cível.
    Se for uma dívida, deposite o valor em juízo por meio de uma ação de consignação em pagamento, com o auxílio de um advogado.
    Se for um protesto, solicite o seu cancelamento por meio de um ofício judicial ao cartório e deposite o valor da dívida e dos juros em juízo.
  5. 3 Qual é o prazo para o meu nome sair do cadastro da Serasa Experian?
  6. O registro de uma dívida ou pendência financeira fica no banco de dados da Serasa Experian por cinco anos, de acordo com a Súmula 323 do Superior Tribunal de Justiça. Após esse período, a anotação é excluída automaticamente.
  7. 4 Quais são os dados informados na consulta ao CPF ou CNPJ?
  8. As informações disponibilizadas podem variar de acordo com o tipo de pendência existente, mas as que normalmente aparecem são: data da ocorrência, valor da dívida e nome da empresa credora.
  9. 5 Quem deve formalizar o pedido para realizar consulta do CPF por carta, no caso de uma pessoa falecida?
  10. O pedido deve ser formalizado por escrito pelo responsável (cônjuge, filho ou pais), detalhando:

    – Informações desejadas;
    – Endereço completo para resposta;
    – Nome completo, RG e CPF do solicitante e do falecido.
  11. 6 Quais documentos devem ser enviados à Serasa Experian para realizar a consulta do CPF por carta, nesses casos?
  12. – Cópia autenticada do CPF e RG do solicitante;
    – Cópia autenticada da Certidão de Óbito ou da Certidão do Responsável pelo Espólio designado por juiz (inventariante).
  13. 7 Por que me cadastrar?
  14. Para evitar fraudes envolvendo o seu nome e os seus documentos. Você se registra, gratuitamente, e a Serasa Experian avisa o mercado para você.
  15. 8 Em caso de perda ou roubo de cópias autenticadas de documentos, também posso me registrar na Serasa Experian?
  16. Sim. Porém, a informação será disponibilizada como perda ou roubo dos documentos originais.
  17. 9 Quem poderá assinar a formalização do registro de documentos roubados ou perdidos de um menor de idade?
  18. O documento de formalização do registro com os dados do menor de idade deve ser assinado pelo seu responsável legal com a seguinte justificativa: “A formalização foi assinada por (nome do responsável), porque o documento roubado pertence ao menor (nome)”. Não é necessário enviar a cópia da certidão de nascimento.
  19. 10 Qual a diferença entre furto, roubo e extravio?
  20. Furto é o crime que consiste na subtração de coisa alheia, sem ameaça ou violência. Roubo é o crime que consiste na subtração de coisa alheia, com ameaça ou violência praticada contra a vítima. Extravio é o desaparecimento, a perda ou o sumiço de bem ou objeto.

    Tabela de órgãos expedidores que devem ser informados no preenchimento da formalização do registro de perda ou roubo de documentos:

    Documento / Órgão Emissor
    RG* / Secretaria da Segurança Pública (SSP) + Estado Emissor
    CPF / Ministério da Fazenda (MF) ou Secretaria da Receita Federal (SRF)
    Carteira Nacional de Habilitação (CNH) / Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
    Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) / Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
    Título de Eleitor / Tribunal Regional Eleitoral (TRE)
    Identidade Funcional* / De acordo com o Órgão Emissor
  21. 11 Por que manter meus dados atualizados?
  22. Para conseguir um financiamento com mais facilidade em bancos, financeiras, administradoras de cartões de crédito e seguradoras, por exemplo.
  23. 12 Quais dados serão cadastrados e devem estar atualizados?
  24. São eles: RG, CPF, data de nascimento, nome da mãe, estado civil, escolaridade, endereço residencial, telefones, referências bancárias e de cartões de crédito e empresa onde trabalha.
  25. 13 É necessário enviar o meu comprovante de renda?
  26. Só será necessário o envio do comprovante de renda se você informar o valor do salário no formulário de cadastro.
  27. 14 Quais documentos são aceitos como comprovante de residência?
  28. Conta de telefone fixo, conta de água ou luz, correspondência bancária e fatura de cartão de crédito, por exemplo. Quem mora de aluguel e não possui nenhuma conta em seu nome deve apresentar o contrato de locação.
  29. 15 Eu não possuo comprovante de residência em meu nome. Como devo fazer?
  30. Você deve apresentar uma declaração, comprovando o local de residência, com firma reconhecida da assinatura do proprietário do imóvel, juntamente com uma cópia do comprovante de residência: conta de telefone fixo, conta de água ou luz, correspondência bancária ou fatura de cartão de crédito.
  31. 16 Eu consigo acompanhar o andamento da minha atualização cadastral?
  32. Sim. Você pode acompanhar a atualização cadastral e verificar o status do formulário. Basta clicar aqui.
  33. 17 Como posso saber se estou preparado para lidar com meu dinheiro?
  34. Você pode realizar alguns testes de conhecimento sobre o mundo financeiro. Entre aqui, responda cada teste e veja os resultados!
  35. 18 Tenho um carro flex, mas não sei qual combustível compensa mais na hora de abastecer. O que faço?
  36. É preciso calcular a proporção preço x desempenho. Veja nosso simulador para obter o resultado e também fazer o download de uma tabela que o ajudará.
  37. 19 Gostaria de comprar um produto, mas não sei em quanto tempo conseguirei a quantia necessária. Como me planejar?
  38. Você pode utilizar o simulador de sonhos, que calcula o tempo que levará para acumular o valor do produto que deseja. Assim, você terá ideia do quanto deve economizar para realizar a compra.
  39. 20 Alguns termos financeiros ainda me confundem. Existe algum tipo de dicionário para me ajudar?
  40. A Serasa Experian disponibiliza um glossário com os principais termos e abreviações do mundo financeiro para apoiá-lo. Acesse aqui.
  41. 21 O que é Jimbo?
  42. É um programa que o ajuda a controlar suas finanças, lembrando datas de pagamentos e organizando suas contas. Você pode fazer o download gratuito. Clique aqui.
  43. 22 No Jimbo, como alterar a data de fechamento e vencimento do cartão de crédito?
  44. Não é possível alterar a data de fechamento e vencimento de um cartão de crédito. Uma solução seria adicionar outro cartão igual com uma nova data de fechamento e vencimento, e inativar o cartão antigo.
  45. 23 No Jimbo, é possível excluir um cartão de crédito?
  46. Só é possível excluir os cartões que não possuem lançamentos. Uma opção é apenas tornar seu cartão inativo, assim ele não aparecerá quando você fizer novos lançamentos.
  47. 24 No Jimbo é possível lançar valores negativos no cartão de crédito?
  48. Não é possível efetuar lançamentos com valor zero ou negativo no Jimbo.
  49. 25 No Jimbo, é possível editar ou excluir lançamentos já existentes?
  50. Siga os passos para editar suas despesas pagas com cartão de crédito, ou qualquer outra despesa: abra o Jimbo > clique em Configurações no menu inferior >clique em Geral > na aba Geral verifique se estão marcadas as opções “Permitir edição de despesas pagas com cartão” e “Permitir edição de outras despesas pagas”. Para excluir ou editar uma despesa, basta clicar sobre a mesma no calendário, você poderá editá-la ou excluí-la. Fique atento! Caso a fatura do seu cartão já tenha sido informada como paga você não conseguirá excluir o lançamento do cartão de crédito, mesmo que o cartão esteja inativo.
  51. 26 No Jimbo, por que quando seleciono “pago” na fatura do cartão de crédito, o valor não é debitado do saldo?
  52. Os débitos são efetuados no momento em que se faz o lançamento, desde que este seja feito antes do dia de fechamento do cartão. A fatura é uma forma de lembrar e informar você sobre os gastos feitos com o cartão. Assim, quando você marcar a fatura como paga, na verdade esse débito já foi feito quando você fez o lançamento. Caso seu lançamento seja feito após a data de fechamento do cartão, o valor será debitado na fatura do mês seguinte.
  53. 27 Posso lançar estornos de cartão de crédito no jimbo?
  54. O Jimbo não tem a função de lançar estornos na fatura do cartão de crédito. Você tem a opção de editar seus lançamentos, e deste modo pode abater valores diretamente no lançamento.
  55. 28 Como faço para excluir compras parceladas no Jimbo?
  56. No caso de compras parceladas feitas no cartão de crédito, não é possível excluir as parcelas separadamente, apenas a compra inteira, já que o lançamento é feito diretamente na fatura do cartão de crédito. Com relação às compras parceladas que não são feitas no cartão de crédito, é possível excluir as parcelas individualmente, basta clicar sobre o lançamento e escolher qual parcela você deseja excluir.
  57. 29 No Jimbo, por que só posso escolher a data de fechamento e vencimento do cartão de crédito até o dia 28?
  58. Para as datas de fechamento e vencimento de cartão de crédito o Jimbo não calcula quando um ano será bissexto ou não, desta forma é possível escolher apenas até o dia 28. É uma garantia de que será escolhida uma data válida, no caso do mês de fevereiro de um ano bissexto.

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  1. 1 O meu cadastro no site é válido para acessar todos os produtos do Serasa Consumidor?
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